Fórum para solução de dúvidas

Número de respostas: 3

Ola, Colega!!!

Seja bem-vindo ao Módulo IV do Curso FOCORE. Agora iniciamos as aulas de planejamento das oficinas que iremos aplicar com os alunos nas escolas, sem perder de vista os pressupostos conceituais que nos conduzirão rumo aos objetivos esperados com o uso da robótica na educação. Ou seja, não podemos perder de vista a necessidade de relacionarmos teoria e prática, sempre buscando articular diferentes áreas do conhecimentos (interdisciplinaridade), vendo o erro como fator de crescimento e compreendo a Robótica Educacional como um recurso pedagógico mediador do processo de ensino-aprendizagem.

Este fórum está aqui para permitir a interação que nos ajude a articular os conteúdos curriculares das disciplinas, que ministramos como professores, com o que aprendemos na formação em robótica. Essa articulação, que deve partir de nossos objetivos de aula em relação aos conteúdos que serão ministrados, nos conduzirá no planejamento das aulas (oficinas) que desenvolveremos com os alunos na escola. Lembramos que a robótica é apenas um meio não é um fim. A ideia é que as atividades com robótica sejam recursos que motivem o aprendizado dos conteúdos.

Clique em responder para iniciar essa interação...

Em resposta à Primeiro post

Aula Matemática/Robótica

por THIAGO ANTONIO LIMA DA SILVA -

Olá!

 

Durante as unidades de preparação sempre imaginei o momento de aplicação de uma aula na qual eu desse liberdade para os alunos, permitindo que os mesmos desenvolvessem seus próprios dotes e conhecimentos na robótica.

 

Como trabalho numa escola que é conhecida pelo alto desempenho de alunos em competições esportivas, mas infelizmente com baixo rendimento científico, tomei como ideia a criação de alguma atividade que utilizasse esse espírito competitivo aflorado, auxiliando no desenvolvimento da Matemática. Com esse intuito, aplicarei duas atividades, sendo uma em uma turma de sétimo ano e outra em uma turma de nono ano. Na turma de sétimo ano, farei uma competição de corrida, que permite a montagem de robôs, na qual os alunos recebem as peças de acordo com o desempenho de cada equipe. Cada pergunta sobre a temática atual é respondida de forma correta, o aluno recebe as peças por desempenho. Já para a aula no Nono ano, os alunos farão uma corrida de robôs, previamente programados, na qual os alunos farão com que o robô avance de acordo com suas respostas digitadas. 

 

Seguem os planejamentos com descrição de cada aula.

Em resposta à Primeiro post

AULA_MATEMATICA_E_M_PROF_JOSEFA_BOTELHO

por THIAGO ANTONIO LIMA DA SILVA -

Aula aplicada na turma de 9º Ano da E.M Professora Josefa Botelho.

Resolvei dividir minha aula em duas etapas, depois de muito pensar no processo da descoberta, tomando como referência nosso curso, percebendo que aguçar a curiosidade é fundamental. Essa é a primeira parte do trabalho, que consistiu numa dinâmica de montagens e descobertas. A segunda etapa acontecerá em breve, tendo como mote principal a corrida entre os carrinhos montados. Vamos analisar as etapas de produção e fazer nossas colocações e avaliações.