Ementa do Curso e roteiro das atividades...

EMENTA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROF. REGENTES DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

Curso: Capacitação para Professores Regentes de Laboratório    CH: 80 horas

 

Turma: Segunda-Feira - Manhã                                                       Ano/Semestre: 2022.2

Professore-Multiplicadores: Audimar Denilton Silveira de Oliveira


Ementa: 

Compreender as questões relativas à aprendizagem mediada por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Promover conhecimentos gerais de microinformática e compreensão do funcionamento dos Sistemas computacionais. Desenvolver práticas de manutenção de sistemas computacionais. Oportunizar o uso da Lousa Interativa de forma prática. E Apresentar as Trilhas Tecnológicas (Resumo das atividades formativas desenvolvidas no NTE).

Objetivos:

Avaliar a importância das TDIC no contexto da sociedade. Discutir a importância da formação continuada do professor para uso dos recursos tecnológicos (processo de letramento digital). Conhecer os conceitos básicos relacionados à microinformática. Conhecer algumas ferramentas digitais usadas na mediação do processo de ensino e aprendizagem, entre elas os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

Conteúdos:

Conteúdos

◘     Conceituais

- Visão histórica das TIC e sua relação com a Educação;

- O conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece com o uso das TIC;

- O PPP levando em consideração as diferentes tecnologias disponíveis na escola;

- Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC;

- Impacto das TIC em diferentes contextos educacionais.


◘    Procedimentais

- Utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA em plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao curso;

- Uso e domínio de algumas ferramentas digitais usadas na mediação da educação; 

- Realização de atividades práticas de manutenção de computadores, além de orientações práticas sobre o uso do laboratório de informática da Escola.


◘    Atitudinais

- Interação e colaboração dos alunos em sala de aula, nos laboratórios de Informática e nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Metodologia:

Centrada no diálogo e em atividades colaborativas desenvolvidas visando a construção do conhecimento através dos processos básicos de leitura, uso prático do laboratório de informática e uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, especialmente construído para o curso, sob a orientação e a ação mediadora dos professores multiplicadores.

Avaliação:

Os estudantes serão avaliados a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula e com a mediação de TDIC, pelo interesse que demonstrar nas discussões realizadas e participação efetiva nos debates organizados nos grupos de estudo. Adotam-se os critérios gerais de avaliação da instituição.

ATIVIDADES PROPOSTAS.


Caro(a) Cursista,

Para ter acesso ao ambiente do curso, você utiliza um "Usuário" e uma "Senha". Logado no sistema, você tem acesso a outros dados de seu perfil de usuário que podem ser alterados sempre que necessário, como por exemplo, seu email ou sua imagem de perfil, importante para facilitar sua identificação pelos colegas. Portanto, faça uma verificação de seus dados e altere ou acrescente informações importantes em seu perfil.

DATA DA ENTREGA: ATÉ 12/12....



Caro(a) cursista, para iniciar nossas interações no curso, acesse o fórum e faça sua apresentação pessoal, incluindo suas trajetórias pessoal e profissional, bem como seus interesses e expectativas quanto à formação que ora se inicia.

Utilize o Fórum “Apresentação” para postar sua contribuição. Participe!

DATA DA PUBLICAÇÃO: Até 12/12


Na Home page dessa Sala destacamos um texto que estabelece uma relação entre as TDIC a educação. Em nossa Biblioteca Comunitária, além desse texto, relacionamos um referencial teórico que consideramos relevante na discussão dessa temática. Gostaria de convidá-los a acessar e ler alguns desses textos, e fazer algumas considerações sobre a proposta dessa disciplina na matriz curricular do curso que hora vocês iniciam. Publique essas considerações no  fórum "Refletindo sobre o curso" - 05 pontos.

DATA DA PUBLICAÇÃO: Até 12/12


A atividade 4 - “Diário de Bordo” - 05 pontos vem sendo utilizada como instrumento de avaliação, registro de uma trajetória, construção da memória do processo de aprendizagem em constante revisão, compartilhamento do cotidiano, conquistas e desafios.

Considerando as informações recebidas e as trocas realizadas até o momento, acesse a Tarefa “Diário de Bordo” para registrar de suas primeiras impressões sobre essa vivência, que poderá ser analisada e comentada pelos professores/tutores.

Clique no botão abaixo "Iniciar ou editar minha entrada no Diário" e faça um registro livre de suas vivências (dificuldades e superações). Depois de fazer este registro inicial "Obrigatório", você pode e deve continuar editando seu diário com os registros de sua trajetória no curso.

DATA DA AVALIAÇÃO: Até 12/12, mas ficará disponível indefinidamente.


A Atividade 5 - Glossário - 05 pontos. desenvolver um Glossário com conceitos associados às Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. Para tanto, a leitura dos textos apresentados em nosso Referencial Teórico, disponível em nossa Biblioteca Comunitária, deverá ser realizada.

A atividade consiste em escolher três palavras associadas às TIC, e elaborar o seu conceito, ou suas características, ou sua aplicação na prática docente.

DATA DA PUBLICAÇÃO: Até 12/12


 A Atividade 6 - Comentando as Netiquetas - Atividade Obrigatória visa promover um debate sobre as regras de etiqueta na internet, que se constituem em um conjunto de orientações que devem nortear todas as interações na rede. Destaque e comente pelo menos uma das Regras de Netiquetas listadas. Sua participação é importante e estará sendo avaliada. Use o texto NETIQUETA - Disponível em nosso Referencial Teórico, para sua fundamentação e argumentação 

DATA DA ENTREGA: Até 12/12


Atividade 7 - Discussão sobre os vídeos - Os Vídeos sugeridos para a realização desta tarefa, apresentam aspectos relevantes para a uma reflexão sobre a temática das TIC no contexto da Educação, o que depende de políticas para promoção do letramento digital dos "atores" envolvidos. 

Depois de assisti-los acesse a Tarefa - Discussão sobre o Vídeo - Atividade 9 - Obrigatória, Clique no botão: "Adicionar Tarefa", na caixa de texto que se abre copie e cole sua produção e depois clique em "Salvar mudanças".

DATA DA ENTREGA: Até 12/12


Atividade 8 - Questionário sobre conhecimentos gerais de informática - O referido questionário busca verificar e avaliar o aprendizado dos conhecimentos introdutórios de informática. Este componente do curso é muito importante no processo de letramento digital do professor. 

DATA DA ENTREGA: Até 12/12

Atividade 9 - Questionário sobre conhecimentos de Microinformática - O referido questionário busca verificar e avaliar o aprendizado dos conhecimentos sobre microinformática. Este componente do curso é muito importante no processo de letramento digital do professor.

DATA DA ENTREGA: Até 12/12

Atividade 10 - Avaliação das atividades práticas da formação - Esta atividade avaliativa refere-se à participação de vocês em todas as atividades do Curso. As rubricas, ou critérios usados para esta avaliação, serão conhecidas e apresentadas quando de cada atividade sugerida. Algumas já podem ser antecipadas:

  • Atenção nas aulas e iniciativa na execução das atividades práticas propostas.
  • Clareza e objetividade na descrição dos procedimentos para preparação do material a ser usado na formatação dos módulos processadores e instalação do Sistema Operacional e aplicativos diversos.

Outros critérios serão apresentados em tempo oportuno. 

DATA DA ENTREGA: Até 12/12

Prof. Denilton Silveira de Oliveira