Campo de Textos:
Arquivos digitais:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Campo de Textos:

Referencial teórico - Leitura orientada.

 

 

QR-Code

PROJETO DE LEI Nº: 4513/2020.

Institui a Política Nacional de Educação Digital e insere dispositivos no art. 4º da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

CRIANÇAS, FAMÍLIAS E TECNOLOGIAS. QUE DESAFIOS? QUE CAMINHOS?

A “digitalização” da infância e o ritmo acelerado, sem precedentes, do desenvolvimento tecnológico, colocam novos desafios aos vários inter- venientes na proteção dos direitos das crianças, nomeadamente aos pais e à escola.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

LEITURA DIGITAL NA INFÂNCIA - HABILIDADES E CONTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO

A leitura digital é realizada por crianças desde muito pequenas, por meio de dispositivos portáteis e multifuncionais, como tablets e smatphones, pertencentes cada vez mais às próprias crianças, e não aos pais.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

PENSAMENTO COMPUTACIONAL: TRANSFORMANDO IDEIAS EM JOGOS DIGITAIS USANDO O SCRATCH

A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação à rotina das escolas se faz hoje necessária, uma vez que possuem potencial para transformar o processo de ensino e aprendizagem e podem contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades nos jovens estudantes como, por exemplo, o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

INCLUSÃO DIGITAL E OS PRINCIPAIS DESAFIOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

A inclusão digital no Brasil, ainda se mostra limitada. Esta pesquisa sugere que isso ocorre, sobretudo em decorrência de problemas na qualidade da educação. Sem uma formação escolar consistente, os usos das TIC voltam-se sobretudo ao consumo e ao entretenimento.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

HÁBITOS DIGITAIS ESTÃO "ATROFIANDO" NOSSA HABILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO?

A neurocientista cognitiva americana Maryanne Wolf costuma ser abordada, em suas palestras e aulas, por pessoas que se queixam de não conseguir mais se concentrar em textos longos ou "mergulhar" na leitura tão profundamente quanto conseguiam antes. "As pessoas estão percebendo que algo está mudando em si mesmas, que é seu poder de leitura. E há um motivo para isso", diz Wolf..

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

A COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO BASEADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre comunicação e educação, principalmente a educação realizada por intermédio do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

LITERATURA E INCLUSÃO ATRAVÉS DO HAND TALK

A inclusão é um tema cada vez mais discutido, especialmente na área de educação. Num mundo pautado pela criação constante de informação e uma maior disseminação de conhecimento o desafio é permitir que pessoas com deficiência possam ter acesso a tudo isso.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

NETIQUETA - ÉTICA E ETIQUETA NO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL: questionamentos e uma proposta para ensino de filosofia

A sociedade da informação fomentou o surgimento de novas ferramentas edu- cacionais baseadas em blogs, revistas eletrônicas e no ensino EAD. Para regular as rela- ções surgiu a netiqueta, normas não oficiais de comportamento cordial.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

ALGUMAS POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO DA LOUSA DIGITAL POR PROFESSORES EM SALA DE AULA

O uso de novos recursos digitais como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula, ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a lousa digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

MUDANDO A EDUCAÇÃO COM METODOLOGIAS ATIVAS

As escolas que nos mostram novos caminhos estão mudando o modelo disciplinar por modelos mais centrados em aprender ativamente com problemas, desafios relevantes, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos; projetos pessoais e projetos de grupo.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

No Brasil, no cenário marcado pela diversidade e pela desigualdade. Uso da tecnologia de ponta é para poucos pontos as escolas e os professores utilizam os artefatos tecnológicos de que dispõe.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: A contribuição dos AVA e AVP para a preservação ambiental.

Aspectos acerca da inovação tecnológica no ensino superior, enfocando a contribuição da Área Virtual do Aluno (AVA) e Área Virtual do Professor (AVP) para a conservação ambiental. Na atualidade, muito se argui sobre tecnologia e sua contribuição para a defesa do meio ambiente e o que isso tem de verdade e de mito na realidade. .

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

Diferentes recursos tecnológicos e suas aplicações pedagógicas. In: Tecnologias na educação: Conceitos e práticas.

Discute o uso da tecnologia na educação para o local que mais interessa: a escola. Apresenta argumentos para os professores que, por algum motivo, ainda não fazem uso das tecnologias de ponta. De forma breve, rebate-se asserções de que a tecnologia está disponível a todos e que é obrigação do professor usá-la. Destaca-se também a teoria ​Four in Balance que pode contribuir para o desenvolvimento de projetos e programas de implantação de uso de tecnologias digitais na escola.

Para continuar lendo...

 

 

 

 

QR-Code

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR.

Trata da influência das tecnologias no processo ensino aprendizagem dos alunos, levando em consideração também o crescimento do uso da internet e suas tecnologias de informações na sala de aula e no processo pedagógico da escola. Ressaltando também as transformações geradas com a chegada da tecnologia de comunicação no campo educacional.

Para continuar lendo...

 
Arquivos digitais:

 

Última Modificação - 6 ago. 2022 

- Denilton Silveira de Oliveira - 25 jul. 2022


Campo de Textos:

Acesse toda Playlist de vídeos da Univest sobre Letramento Digital. É importante que você entenda o que efetivamente isso significa em toda sua extensão.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLQO7G8WRgKJaUGo6PP6p32uW3Ghfl2rtN

Arquivos digitais:

 

Última Modificação - 25 jul. 2022 

- Denilton Silveira de Oliveira - 25 jul. 2022


Campo de Textos:

Este arquivo é um PDF produzido pelo professor pesquisador e conferencista José Moran. "Como ensinar ativamente estudantes com acesso desigual". 

Arquivos digitais: Documento PDF Ensinar_acesso_desigual_Moran.pdf

 

Última Modificação - 7 ago. 2022 

Escolhi esta foto porque foi tirada no Cemure- Natal,  Durante um Curso, em 2019. - Antonia Maria de Jesus Neta - 7 ago. 2022


Campo de Textos:

IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS

Arquivos digitais: Documento do Word 2007 IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS.docx

 

Última Modificação - 9 ago. 2022 

FOTO DE PERFIL - KATIA CAMARA - 9 ago. 2022


Campo de Textos:

Estou disponibilizando um livro em pdf de um curso que fiz durante a pandemia pela UFC.

Boa leitura!!

Ass. Graça Coelho

Arquivos digitais: Documento PDF LIVRO ENSINO HIBRIDO - LILIAN BACICH e OUTROS.pdf

 

Última Modificação - 20 ago. 2022 

- MARIA DAS GRAÇAS COELHO - 20 ago. 2022