Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre o Curso - 05 pontos

Número de respostas: 22

Na Home page dessa Sala destacamos um texto que estabelece uma relação entre as  TDIC a educação. Em nossa Biblioteca Comunitária, além desse texto, apresentamos um referencial teórico que consideramos relevante na discussão dessa temática.

Com base nessas publicações, entre outras coisas, diga como você está vendo esta disciplina, até o presente momento. Publique essas considerações neste fórum "Refletindo sobre o curso", clicando em Responder no botão abaixo.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Sidneide Maria Campos -
O primeiro dia de formação dos professores regentes, considero relevante as informações compartilhadas sobre as conexões disponíveis nas unidades escolares da rede municipal de Natal:
1. Conexão OI - Parceria entre o MEC e a operadora de telefonia OI (Tempo indeterminado)
2. Conexão NET/Claro - Parceria entre a SME e a empresa NET/Claro (Tempo indeterminado)
3. Rede Gigametrópole - Parceria PMN e a UFRN - Administrativo - SME - Setor de Informática ( Tempo indeterminado)
4. Educação Conectada - Programa do Governo Federal para todo o Brasil (Verba anual)
Mesmo com a precariedade de investimento nos recursos tecnológicos nas escolas municipais, precisamos ter conhecimento de direitos e deveres para aquisição e uso dos mesmos de maneira exitosa.
Em resposta à Sidneide Maria Campos

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Sidneide e demais Colegas!

Aproveito esta publicação para compartilhar a apresentação da feita por Mailson. Ao mesmo tempo lembrar aos colegas sobre nossa tarefa de casa de identificar a existência dessas conexões na escola. Como não enviamos antes (erro nosso), caso vocês não tenham feito esta verificação, peço que façam e nos reportem problemas em relação a isto.

Segue link: https://docs.google.com/presentation/d/1oMqGZU4TG7fGoeAah50X3md3cVPsIyqT5iiCg4ht61c/edit?usp=sharing

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por KATIA CAMARA -
Esse curso para Regentes de Laboratórios de Informática está sendo muito interessante e inovador. Ao mesmo tempo está despertando em mim o interesse de fazer leituras referentes aos diversos objetivos e finalidades da existência e uso de Laboratórios de Informática nas Escolas tanto mundiais, brasileiras, incluindo as do nosso estado do RN e do Município de Natal. Apesar de algumas críticas contrárias, segundo a literatura sobre o tema INFORMÁTICA NA ESCOLA, a qual estou tendo acesso, percebo que meu trabalho como Regente de Laboratório está indo no caminho certo. Porém, pretendo me aperfeiçoar bem mais com a finalidade de contribuir com a aprendizagem dos alunos da escola onde trabalho, zelando sempre para que os discentes tenham acesso às tecnologias e tudo de positivo que elas possam oferecer para a ascensão pessoal e intelectual dos mesmos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, turma!

Pensando em nosso curso como um espaço para conhecermos a legislação sobre uso das tecnologias na educação, inclusão digital e formação continuada de professores para uso de recursos tecnológicos, quero compartilhar o Projeto de Lei 4513. Este projeto de lei institui a Política Nacional de Educação Digital e insere dispositivos no art. 4º da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional.

Segue o link do projeto, já aprovado na Câmara e em tramitação, em caráter de urgência para aprovação no Senado: https://drive.google.com/file/d/1zQIty0EJJzdteUWsZN3O2xTXlYk0D_os/view?usp=sharing.

Um forte abraço.

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por ROSANIA GARCIA DANTAS DE MEDEIROS -
O investimento em TIC na educação é o que há de mais urgente na implementação de uma aprendizagem significativa, inclusiva nos dias atuais, a escola tem que acompanhar o avanço da sociedade, a conectividade é uma realidade presente na vida também dos nossos alunos, embora de uma minoria , e na sociedade como um todo. Esse projeto de que lei institui a Política Nacional de Educação Digital em TIC que visa " garantir
investimentos necessários em infraestrutura de tecnologia digital para as
instituições de ensino público do Brasil, com base em padrões de excelência
em educação digital, de modo a viabilizar o desempenho digital de
conectividade, capital humano, uso de serviços de Internet, integração de
tecnologia digital, serviços públicos digitais e TIC de P&D" , são muito bem vindos , é urgente a inclusão digital , pois nossos alunos tem sede da educação digital, só assim poderemos avançar e tornar a escola mais atrativa , avanços significativos teremos com a educação conectada . Apesar da precariedade das nossas escolas, em termos de infraestrutura , o pouco que temos de TIC , são muito atrativos para a comunidade escolar.
Essa formação será muito importante nesse contexto de inovações .
Em resposta à ROSANIA GARCIA DANTAS DE MEDEIROS

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Antonia Maria de Jesus Neta -
Bom, com relação a apresentação da existência das conectividades nas escolas, pelo professor Mailson; na escola onde trabalho existem as conexões citadas; porém nem todas funcionam diariamente, e com a qualidade ideal. Embora no laboratório de informática, ultimamente não tenha faltado. Depois de muitas visitas dos técnicos da SME.
A respeito do Projeto de Lei 4513, instituindo a Política Nacional de Educação Digital em tramitação, no Senado para aprovação; observa-se a abrangência do Projeto. Contudo, para que possa ser efetivamente implantado após à aprovação, é necessário que chegue até às comunidades carentes e distantes. Pela lentidão e recuo nos investimentos para a Ciência e Educação, vamos ter que esperar um pouco, para que estes avanços aconteçam realmente, infelizmente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por MARIA DE FÁTIMA FÉLIX DE ARAÚJO -
Esse curso para regentes de laboratório será de suma importância não somente como aprendizagens das tics para o nosso dia a dia com os alunos, mas como ponte de conversa, discursão e incentivo para que a inclusão digital seja um passo rápido para ajudar a sociedade a se apoderar de forma mais justa desse momento tecnológico da sociedade a qual forçosamente vai interagindo.
O primeiro dia de aula já foi de grande importância as informações passadas sobre o uso, os trabalhos técnicos nas escolas e todo o processo que foi feito para que se tenha um laboratório, internet de qualidade e meios discutidos para se alcançar melhorias!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por DEDIANE CRISTINA DE SA MORORO -
ESTE CURSO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O MEU DESEMPENHO NO CONTEXTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. A MINHA EXPECTATIVA É QUE EU POSSA COM ESTE CURSO DESENVOLVER MAIS AUTONOMIA PARA CONDUÇÃO DO TRABALHO NO LABORATÓRIO JUNTO COM AS TURMAS, POIS MESMO COM O SUCATEAMENTO DESSA SALA, FAZEMOS UM USO CONSTANTE COM OS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I, COM ESTÍMULOS À ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DE USO DE JOGOS EDUCATIVOS, DIGITAÇÃO E LEITURAS DE TEXTOS EXISTENTES NA INTERNET NO ÂMBITO DA ALFABETIZAÇÃO.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Colega!

Conheci o SELFIE e gostaria de comentar com vocês. SELFIE é uma ferramenta online gratuita para ajudar as escolas a avaliar como usam as tecnologias digitais para uma aprendizagem inovadora e eficaz. Com o SELFIE, as escolas podem tirar uma foto de onde estão no uso das tecnologias digitais, levando em consideração as opiniões de professores, alunos e líderes escolares.

Este processo de autoavaliação pode ajudar a iniciar um diálogo dentro da escola sobre áreas potenciais de melhoria. SELFIE também permite que uma escola monitore seu progresso ao longo do tempo. Por meio de uma série de perguntas para professores, diretores escolares e alunos, o SELFIE mede a forma como as tecnologias digitais são usadas para ensinar e aprender em sua escola.

As perguntas dirigidas aos diretores centram-se principalmente nas estratégias e práticas ao nível da escola relacionadas com a utilização das tecnologias digitais. As perguntas para os professores são principalmente para capturar as práticas de ensino e para os alunos suas experiências e práticas de aprendizagem relacionadas ao uso de tecnologias digitais. As escolas podem personalizar a ferramenta adicionando perguntas que se adequem ao seu contexto.

Fiz um grupo dentro deste ambiente para experimentar esta ferramenta. Acesse o link abaixo e crie uma conta para acessar sua página. Através dela você terá acesso ao questionário para identificar seu perfil em relação ao uso das tecnologias. Em um próximo momento, acharia interessante vocês montarem um grupo neste ambiente para enviar este convite aos diretores, professores e alunos da sua escola para obter um perfil completo da sua escola em relação ao uso das TDICs.

Segue o link: https://educators-go-digital.jrc.ec.europa.eu/dce/group/participant?s=fKzNABZ

Um forte abraço. 

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por MARCIA DIAS DA SILVA -
O curso e muito interessante, inovador e esta despertando em mim a vontade de aprender cada vez mais. A cada aula aprende- se coisas diferentes, tira-se duvidas , assim o meu desempenho no laboratorio de informatica torna-se cada vez melhor. Quando temos confiança e certeza no que estamos fazendo, o nosso trabalho torna-se mais eficaz. No primeiro dia de aula, pra mim foi super interessante pois descobrimos sobre as conexoes existentes ou que pelo menos deveriam existir na escola, numeros de contratos para solicitacao de reparo localizacao de molder, valores das verbas etc... Enfim, a cada aula aprendemos um pouco mais sobre a informatica e sua aplicabilidade. Minha expectativa e de aprender muito a cada aula e aplicar esse aprendizado no laboratorio de informatica com os alunos.
Em resposta à MARCIA DIAS DA SILVA

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Audimar Duarte de Moura -
Que bom Marcia, espero que este curso possa lhe permitir novas experiências com os recursos tecnológicos existentes na sua escola.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por MARIA DAS GRAÇAS COELHO -
Na atual conjuntura mundial, onde a terra tornou-se uma aldeia, é imprescindível estarmos nos atualizando sobre tecnologias. Em se tratando do ambiente escolar , área de nossa atuação, urge nos debruçarmos sobre essas tecnologias inovadoras, tentando minimizar a falta de acessibilidade dos nossos alunos. Usando as ferramentas tecnológicas em favor de uma aprendizagem atrativa e dinâmica, proporcionamos o mínimo que nosso alunado precisa. Esse curso vem de encontro aos nossos anseios como professores de rede pública buscando encontrar saídas para nossas dificuldades, tanto de orem pessoal, quanto de ordem profissional. Vamos juntos construir ideias inovadoras!!
Em resposta à MARIA DAS GRAÇAS COELHO

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Audimar Duarte de Moura -
Maria das Graças, contamos com a participação de todos os colegas do curso para juntos construirmos ideias inovadoras.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por MAGNEIDE BEZERRA GALVÃO DE LIMA -
Esse curso para regentes de laboratório será de suma importância para mim, pois estou sendo readaptada há poucos meses, sinto muitas dificuldades com as mídias, porem estou com um grande desejo de aprender e de repassar para os alunos. Sei que a inclusão digital nos dias atuais e importante para todos nós.
O primeiro dia de aula foi bem interessante, a minha expectativa é que com esse curso eu possa ter mais autonomia e condições para desenvolver um trabalho digno na escola.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por JOÃO MARCELO MARIANO COSTA -
Essa disciplina é de fundamental importância para Educadores, especialmente para os regentes de laboratório, ser o mediador entre as inovações tecnológicas, para que o aluno possa se apropriar das tecnologias digitais. O mundo é uma grande rede entender os processos e conseguir atuar nesse mundo digital é essencial para viver no mundo de hoje e não estar excluído dos meios de produção, comunicação, informação e etc.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Silvana Denise Alves Ferreira -
Este curso de formação será muito importante para nós professores readaptados porque chegamos no Laboratório de Informática, muitas vezes; sem conhecimento sobre as novas tecnologias e precisamos de aprimoramento constante, tais como: treinamentos em determinadas aplicações e plataformas de ensino. Portanto através destas novas ferramentas, o professor vai auxiliar os alunos em busca de um melhor aprendizado. Espero que possamos colocar em pratica todo aprendizado adquirido porque a maioria dos nossos laboratoriais estão sucateados.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por KATTY JOYCE CÂMARA BEZERRA -
Bom dia!
O texto que trata das TDIC e a educação é bem interessante, pois nos esclarece sobre o uso das novas tecnologias digitais e como podemos utilizá-la nas aulas para torna-las mais dinâmicas, atuais e interessantes para o aluno.
No que se refere a disciplina para regentes de laboratório de informática, acredito ser de extrema importância para nós alunos, pois estamos aprendendo muitos conteúdos teórico e prático como o letramento digital e  no que diz respeito aos materiais utilizados no laboratório, como podemos utilizá-los e conservá-los também, bem como estamos aprendendo sobre a utilização da lousa, de forma resumida( por isso que já peço aqui um curso específico para a lousa aos nossos queridos professores) e também como utilizar todos os recursos da lousa para utilizarmos nas nossas aulas e também como podemos passar esse conhecimento para os professores pedagogos e de disciplina específicas para que eles passem a utilizar mais a lousa em suas aulas e menos papel e o lápis ou que possam usar os dois recursos dependendo da necessidade dos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Forum - Refletindo sobre a disciplina - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Colega!

É bom estar com você até este momento nesta jornada formativa.

Estamos caminhando para as aulas finais do curso. A próxima aula acontecerá apenas no dia 28/11/22, já que temos mais um feriado na próxima segunda-feira, dia 21/11/222. Depois ainda teremos mais duas aulas nos dias 5 e 12/12/22. Nestes três últimos encontros queremos tratar dos assuntos referentes à manutenção dos computadores: formatação, configurações, etc.

Alguns colegas estão no limite de faltas. Portanto, pedimos que não faltem nestes últimos encontros. Sabemos que tivemos várias interrupções em nosso percurso, e que algumas atividades previstas acabaram se prolongando mais do que o esperado. Foi o cado das trilhas do conhecimento ao abordarmos a robótica educacional.

Por tudo isso, queremos conhecer sua opinião em relação a esta formação. Estamos preparando uma avaliação e pediremos que você a responda até o último dia de aula. Sua opinião nos ajudará a fezermos correções de rumo para futuras formações.

Um forte abraço, e até dia 28.