Atividade 02 - Sala do Café - Entre e sinta-se à-vontade - 04 Pontos - Até 5 de abril

Apresentação Pessoal

Apresentação Pessoal

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Número de respostas: 17

Olá professores e colegas, alunos do curso Recursos Educacionais Digitais (RED), sejam todos bem-vindos!

Sou Karen Santos, pedagoga e professora desse curso e inicio a minha fala, ou melhor, minha escrita de apresentação, definindo-me como uma pessoa que gosta muito de compartilhar, de aprender e sempre estou buscando inovar minhas práticas a partir das pesquisas e da experiência de docência na área da tecnologia educacional sobretudo a relacionada a cultura digital. 

A paixão pelas tecnologias surgiu com um convite para participar de uma especialização em tecnologia educacional na UFPB e atuar professora multiplicadora  do Núcleo de Tecnologia Educacional do RN. Hoje faço parte do NTE/NATAL, órgão ligado ao Departamento de Ensino Fundamental da SME, situado no CEMURE, há mais de 20 anos. 

Durante toda essa  jornada de práticas formativas voltadas ao uso pedagógico das tecnologias, me tornei mestre em educação com ênfase nas tecnologias pela UFRGS e, nesse contínuo formativo, prossegui tornando-me  doutora em linguagem, um estudo sobre letramento digital do professor pela UFRN.

E de lá pra cá, de cá pra lá continuo unindo o útil e o agradável de minhas práticas formativas, pesquisando, ensinando e aprendendo coisas que me fazem bem, principalmente o estar junto com vocês compartilhando e construindo conhecimento.

Convido vocês  a beber dessa fonte formativa para se permitir ousar na docência  que nas palavras de Paulo Freire antes de se pensar técnicas e métodos de ensino o professor deverá saber que a pedra fundamental da vida humana é a curiosidade que permite “fazer perguntas, conhecer, mais perguntas, atuar, re-conhecer”.

Sintam-se todos acolhidos nessa comunidade de aprendizagem!

Desejo a vocês colegas professores bons estudos e boas práticas!

 Grande abraços!

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por JOCIANE MARIA BEZERRA CAMPOS -
Olá professora e colegas!
Meu nome é Jociane.
É muito bom está participando de mais um curso pelo NTE. Sou pedagoga licenciada pela UNP e especialista em Educação Infantil pelo IFESP e pós-graduanda em Mídias na Educação pela UERN. Sou professora da rede municipal no Cmei Carmen Fernandes Pedroza e também sou professora de Sala de Recursos Multifuncionais na E.E. Maria Luiza Alves Costa na rede estadual. Gosto muito de buscar formação na minha área de trabalho, hoje mais de que nunca venho buscando conhecimento na área da informática. O que me instigou o investimento formativo na informática foi o trabalho na SRM com os alunos com necessidades educacionais especiais, precisei buscar por meio das tecnologias assistivas digitais uma forma de incentivar, estimular, facilitar e criar novas metodologias para melhorar as aprendizagens dos alunos com dificuldades de aprender de forma convencional, daí fui pesquisando e fazendo cursos básicos para melhorar os meus conhecimentos e minha prática pedagógica e consequentemente auxiliar esses alunos nas suas aprendizagens. Acabei me envolvendo cada vez mais e me apaixonando por esse mundo digital. Vejo que ainda tenho muito a aprender, tudo ainda é
novo para nós que não fazemos parte dos nativos digitais rsrsrs mas com esforço e perseverança chegaremos lá.
Um abraço a todos!!!
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por LUANA DE LIMA PATRICIO -
Bom dia
Meu nome é Luana de Lima Patricio sou pedagoga pela UFRN especialista em Educação Infantil pela UFRN e ttrabalho na rede como educadora infantil desde 2009 e pretendo com este curso aprimorar as técnicas de trabalho com ferramentas digitais nesta prática online que estamos vivendo devido a pandemia e para me qualificar mais nesta prática.
Atenciosamente e feliz em participar deste curso , luana patricio
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por MACIANA VARELA CAVALCANTI -
Olá!
Meu nome é Maciana. Sou Pedagoda, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais, Psicomotricista Clínica e Institucional. Sou professora temporária no maravilhoso CMEI PROF. MARIA DO SOCORRO LIMA no bairro das Quintas a 1 ano. Também Sou professora efetiva na cidade de Goininha. Gosto muito de tecnologias e espero que com esse curso aprimore habilidades que já venho desenvolvendo a tempos e hoje julgo mais necessárias e essenciais do que nunca. Espero que todos estejam bem, fiquem com Deus!
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por ROSELI SABRINA DOS SANTOS -
Meu Nome é Roseli Sabrina, todos me conhecem por Sabrina. Sou formada em pedagogia pela UFRN e especialista em Educação Infantil. Pelo município de Natal sou Educadora Infantil, atualmente gestora pedagógica do CMEI Professora Carla Aparecida Albernaz Bandeira.
Me identifico muito na área de tecnologias e traze-la para o âmbito pedagógico, hoje é uma missão. Participar desse curso trará para minha atuação recursos indispensáveis que melhorará meu trabalho e com certeza socializarei a aprendizagem com a equipe que faço parte.
O campo digital é sempre encantador e misterioso. Nunca sabemos o suficiente e sempre haverá a necessidade de atualização. Então... let's go! Melhor expectativa!
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por KATIENNE MIRANDA BORJA -
Boa noite a todos e todas. meu nome é katienne, sou Educadora Infantil e atualmente estou em sala de aula com turmas de níveis quatro. Estou com bastante expectativa em relação ao curso, pois desde o ano passado que interajo com meus alunos por meio de videos caseiros feitos por mim, mas sinto que falta muita coisa para eu melhorar. Tenho muitas dúvidas, agora então muito mais do que antes com esse novo formato de "aula híbrida", principalmente por se tratarem de crianças pequenas. Tenho certeza de que o curso irá ampliar meus horizontes com os RED/REA e eu estarei melhorando cada vez mais a minha prática a partir do momento em que eu conhecer esses recursos educacionais.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por MARIA DA CONCEIÇÃO DA CUNHA BARROS -
Olá sou Conceição Barros, trabalho como professora do 1º ano na rede publica de Natal. Sou formada em pedagogia pela UFRN, fiz especialização em Tecnologia Educacional pela PUC, e Português e Matemática numa perspectiva transdisciplinar pela IFRN. Hoje a tecnologia é indispensável, facilitando nossas ações no cotidiano. Com a pandemia procuramos repensar uma nova forma de educar usando novas estratégias pedagógicas aliadas a tecnologia. No curso espero que venha a somar em novas estratégias para nossa prática educativa.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por Maria Aniceta da Silva -
Olá pessoal,
Sou Aniceta Silva, pedagoga, especialista em Gestão do Processo Educativo-UFRN, estou exercendo o cargo de coordenadora no CMEI Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade da esperança.
Me sinto muito satisfeita com a escolha deste curso. Já na primeira aula aprendi muita coisa e me despertou muita curiosidade. E a culpa de tudo isso é da professora Karen, que se preocupa muito em querer que todos acompanhem cada passo do curso.
Quando me sinto assim, me motiva bastante querer seguir adiante e aprender mais ainda.
Meu hobby preferido é a leitura. Sempre estou lendo um livro, seja físico ou através do kindle, que considero também um ótimo investimento para quem é viciado(a) na leitura.
Hoje, o professor precisa, necessariamente, das ferramentas digitais, para estar atuando e acompanhar com eficiência e eficácia a sua função.
Por isso eu aceito o convite, da professora Karen, em beber dessa fonte formativa.
Desejo a todos nós, que estejamos sempre nesse ato contínuo: estudar, pesquisar e ensinar e que dele não queiramos sair, porque é dessa condição que depende a qualidade do ensino aprendizagem.
Abraços!
Em resposta à Maria Aniceta da Silva

Re: Apresentação Pessoal

por MARIA APARECIDA BRITO DA SILVA -
Boa noite
Meu nome é Maria Aparecida, sou pedagoga e especialista em Educação infantil e anos iniciais. Sou professora do Cmei Rosalba Dias de Barros, diante do momento em que estamos vivendo espero nesse curso aprimorar meus conhecimentos sobre as tecnologias digitais que estão sendo fundamental importância nessa nova forma de ensinar.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por Maria da Conceição Santana Marinho -
Boa noite!
Me chamo Conceição mas tds me conhecem por Ceiça. Sou formada em pedagogia, especialista em Libras, Ed. Infantil e Anos Iniciais e Psicomotricidade Clínica e Institucional. Trabalho como Educadora Infantil no CMEI Pe. Sabino Gentille há 09a ( meu segundo lar) e decidi participar deste curso para me atualizar diante do novo cenário educacional ao qual nos encontrarmos.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por JAILDE MARIA DE OLIVEIRA BARBOSA -
Olá pessoal, espero que todos (as) estejam bem juntamente com seus familiares!
Sou Jailde Maria, tenho graduação em Pedagogia e pós graduação em Docência na Educação Infantil. Sou educadora infantil, me identifico muito com minha profissão, me sinto bem no meio das crianças, e busco sempre que tenho condições (físicas e mentais) aprimorar minha bagagem pedagógica para fazer meu trabalho cada vez melhor, pois minhas crianças merecem uma educação de qualidade.
Resolvi fazer este curso, por necessidade tanto profissional como pessoal, ainda mais agora que temos que ter conhecimentos referentes as áreas digitais pra podermos dá aulas mais construtivas e produtivas para nosso alunado. Então nesse sentido me sinto semi analfabeta digital, não consigo dominar totalmente os meios virtuais que estamos precisando (nesta temporada) para atender as práticas pedagógicas de acordo com a real situação que estamos vivenciando. Por um lado vem a preocupação com as classes sociais nas quais atendemos, pois nem todas as crianças poderão utilizar meios digitais para adquirir o ensino/aprendizagem, assim algumas ficarão excluídas quando tudo estiver sendo resolvido através das redes digitais, então precisaremos parar pra refletir sobre essa situação que está a nos envolver drasticamente .
Existem muitas injustiças por não construírem políticas públicas direcionadas aos mais prejudicados nestes períodos conflituosos, que quem tem menos financeiramente sofre mais...
Espero que algum dia a justiça seja feita, e os menos favorecidos tenham direitos iguais.
Haja vista, o curso é um desafio para que eu possa compreender esse mundo virtual e utilizar dentro da educação da infância: RED (Recursos Educacionais Digitais).
*Desde já, espero poder repeti-lo!
Sintam-se abraçados!
P.s.: acho que me empolguei ... risos!
Em resposta à JAILDE MARIA DE OLIVEIRA BARBOSA

Re: Apresentação Pessoal

por Maria Conceição Brito da Costa -
Boa noite!
Sou a professora Maria da Conceição Brito da Costa leciono em turma de 1 ano na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa a 23 anos em Massaranduba Município de Ceará Mirim. Sou pedagoga pela UFRN, especializada em pisco pedagogia pela Maurício de Nassau. Minha expectativa neste curso é ampliar os meus conhecimentos com a nova tecnologia e desempenhar um bom trabalho com meus alunos que de forma remota.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por ANGELA MARIA GOMES DA SILVA SOARES -
Boa tarde meu nome é Angela Maria sou pedagoga e especialista em educação infantil, pretendo com este curso adquirir novos conhecimentos e com essas ferramentas digitais repensar uma forma de interação entre professor e aluno usando novas estratégias pedagógicas aliadas a tecnologia, sei que ainda tenho muito a aprender com as novas tecnologias, um ótimo curso para todos.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por IVANEIDE FRANCISCA SANTOS DA SILVA -
Oi,meu nome é Ivaneide, trabalho no Município do Natal, como educadora Infantil, sou pedagoga e especialista em educação infantil.Pretendo com este curso aprimorar novos conhecimentos.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por PAULA FRANCINETE SANTOS DA SILVA -
Boa Tarde! Sou Paula Francinete sou Pedagoga e Psicopedagoga e Especialista na Educação Infantil e Anos Iniciais. Pretendo com este curso aprimorar os meus conhecimentos com as tecnologias digitais.
Em resposta à PAULA FRANCINETE SANTOS DA SILVA

Re: Apresentação Pessoal

por Adriana Lima da Silva Teixeira -
Boa noite colegas! Sou Adriana, pedagoga e Especialista em Ed Infantil. Tenho dificuldades com a tecnologia, mas meu filho me ajuda bastante, sempre me estimula e me instiga a aprender coisas novas. Estou muito animada para colocar em prática o conteúdo deste curso e também compartilhar experiências com as colegas.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por LUANA NEVES DOS SANTOS LUIZ -
Olá Professora Karen e colegas cursistas! Meu nome é Luana Neves e estou muito feliz pela oportunidade de poder participar deste curso pois estou sempre em busca de melhorar minha prática, ainda mais nesse tempo que estamos vivenciando em que o professor está tendo que se reinventar. Sou professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, atualmente lotada na Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, que tem uma equipe fantástica. Trabalho também na rede Estadual de Ensino na coordenação pedagógica. Sou formada em Pedagogia e Psicopedagogia clínica e Institucional.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Apresentação Pessoal

por LOIDE MARIA DA COSTA SILVA -
Oi pessoal, boa noite !
Sou Loide Maria, educadora infantil do quadro efetivo Prefeitura de Mossoró/ RN, formada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia. Pra mim é um grande prazer participar deste curso no intuito de aprimorar os conhecimentos em técnicas de informática e ferramentas digitais e com a da troca de experiências poder ministrar minhas aulas remotas com êxito, visto que o nosso público alvo (nossas crianças ) necessitam ser bem assistidas em tempos de pandemia. Contanto é de fundamental importância nos preparar para os próximos desafios do novo modelo de ensino/aprendizagem no âmbito educacional.
Agradeço a todos...Principalmente a Professora Karen Cristina pela receptividade/acolhida,
Desejo a vocês, colegas cursistas sucesso e bons estudos!
Abraços!