Olá, Karen, Harisson e demais colegas...
Muito legal as dicas, esperamos que não apenas alguns, mas todos possam estar realmente acompanhando e aproveitando todo esse arsenal de conhecimento que estamos compartilhando por meio desse canal. Aproveitando a oportunidade, especialmente depois de uma reunião com a coordenação do curso que tivemos, venho colocar algumas coisas que são fundamentais para que possamos alcançar nossos objetivos.
1. Horário das aulas: Cada encontro está sendo mais difícil começarmos e concluirmos nossas aulas no horário previsto.
2. Divisão de responsabilidades: Cada um de nós temos um papel definido nesse processo e precisamos cumprir esse papel como previamente definido.
Embora o primeiro ponto esteja incluído no segundo (que abrange tudo o mais), o destacamos por sua relevância. Tem sido comum a queixa por excesso de conteúdo e falta de tempo para aprofundamento. Mas isso é resultado, primordialmente, do encurtamento do tempo de aula causado por atrasos na chegada e saídas antes dos horários previstos.
Como responsáveis, fazemos um grande esforço para chegarmos ao CEMURE às 12:40 horas. Deixamos tudo pronto para recebê-los e iniciarmos a aula no horário, mas isso não tem ocorrido. Nos programamos, criteriosamente, para cumprir, com tranquilidade, um planejamento de aula, mas quando termina o intervalo, muitos já estão prontos para ir embora e os que ficam não contribuem para o andamento da aula (muita conversa paralela, gerando muita desatenção e incômodo até para professores muito experientes, imagine para jovens professores...).
Em relação ao segundo item, a despeito de sua abrangência, precisamos destacar algumas coisas:
- Divisão de responsabilidade pressupõe compartilhamento de bônus e ônus, Todos nós temos objetivos com esse processo, tanto a equipe de formadores, quanto o grupo de professores cursistas. Conquanto esses objetivos possam ser diferentes em alguns aspectos, eles têm, ou precisam ter, um ponto de convergência, que é a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Reconhecimento de nosso trabalho, novas oportunidades acadêmicas e profissionais, etc, são consequência desse objetivo convergente. Se ele não acontecer, não terá sido válido nosso esforço, porque não alcançaremos os demais objetivos.
- Promover a melhoria da qualidade da educação por meio do uso de uma ferramenta de mediação como a Robótica Educacional exige competências específicas que começam no domínio efetivo dessa ferramenta.
- Quando iniciamos essa formação, especialmente por sua especificidade, sabíamos que seria necessário um esforço maior para acompanhá-la. Pessoal, não se aprende algo tão específico sem uma dedicação real. Precisamos ter consciência disso.
- Por outro lado, temos uma equipe de Professores Formadores que são voluntários entre nós. A maioria deles com suas carreiras bem encaminhadas. Eles não precisariam estar aqui, mas estão. Será que isso não mereceria de nós uma maior consideração?
Cabe ressaltar que essa reflexão não é uma cobrança, pura e simples, é uma chamada à necessária inflexão no rumo dessa formação, em um momento crucial do processo. Digo isso porque ainda dá tempo. Nesse sentido, seria bom que os que entenderam, definitivamente, que o esforço é grande demais e não vale mais à pena continuar, se colocassem.
Desde o início vimos mostrando que estávamos abertos a todo tipo de críticas, entendendo o erro como construtivo. Isso ainda está valendo. Precisamos de sua ajuda. Suas críticas foram e são muito bem-vindas. Mas é necessário também uma tomada de posição pessoal em relação a tudo isso.
Esperamos contar com vocês para isso.
Um forte abraço.
OBS: Não se esqueçam das atividades extra-classe...