Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

Número de respostas: 14

Ola, Colega!!!

Seja bem-vindo ao Módulo III do Curso FOCORE. Agora iniciaremos as aulas práticas de programação, mas não podemos perder de vista os objetivos conceituais que nos conduzirão até o objetivo final. Ou seja, não podemos perder de vista a necessidade de relacionarmos teoria e prática, sempre buscando articular diferentes áreas do conhecimentos (interdisciplinaridade), vendo o erro como fator de crescimento e compreendo a Robótica Educacional como um recurso pedagógico mediador do processo de ensino-aprendizagem.

Este fórum está aqui para permitir uma interação que nos ajude a ir fazendo essa articulação de ideias, agora com os novos conhecimentos que as aulas desse módulo nos trarão. Acredito muito nessa ferramenta. 

Clique em responder para iniciar essa interação...

117 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Professora Carla, segue a programação das notas musicais pelos sensores de toque do EV3. Confira aí se está correto.piscando

19 palavras

Em resposta à Harisson Dantas de Araujo Silva

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Harisson e demais colegas...

Primeiro, parabéns pela produção da programação. Esse exercício é realmente fundamental.

Hoje ultrapassamos a metade de nossa formação. São 11 encontros de 21 totais. Penso ser um ponto de inflexão, que nasce de uma reflexão crítica do processo de formação desenvolvidos até aqui, e de nossa participação (envolvimento) nele.

  • Como você vê nossa formação até o momento?
  • Os módulos I e II deram conta do que foi neles proposto como objetivos?
  • E o módulo III, até o momento, está atendendo satisfatoriamente a sua ambiciosa proposta?
  • Quanto a você, sua participação, sua dedicação, como estão? 

Essas reflexões são bem-vindas aqui. Gostaria de convidá-los a fazê-la nesse momento. Queria que você aproveitasse a avaliação dessa semana para isso.

Nesse processo, como uma forma de auto-preservação, temos a tendência de nos poupar, lançando sobre terceiros responsabilidades que são, muitas vezes, nossa.

De nossa parte, queremos estar abertos a receber críticas, seguindo aqui o caminho de nossa proposta que pensa o erro como elemento de construção e não de desconstrução ou de destruição. Isso serve para cada um de nós, "aqui" e "ali-lá-onde-quer-que-seja"...

Quanto ao mais estamos felizes por chegarmos onde já chegamos. Se pensarmos como iniciamos essa formação, são muitas os ganhos alcançados. Procuramos trazer até aqui, conhecimentos abrangentes sobre a temática da Robótica Educacional.

Embora estejamos centrados no LEGO, o Arduino teve um espaço importante, escancarando uma porta para o aprofundamento de conhecimentos sobre ele. 

O fato é que temos, ainda, um bom caminho a percorrer e a pergunta que deixamos é: Como vamos percorrê-lo?

Um forte abraço.

261 palavras

Em resposta à Harisson Dantas de Araujo Silva

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Eis aqui o meu robô tocador de notas musicais. Considerando apenas os itens constantes no lego EV3, usei os dois sensores de toque, os botões do bloco principal e o sensor de cor para reproduzir a escala de dó maior (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó) cada nota em um botão. Descartei o uso de combinações de botões pois achei muito impreciso a mecânica, mesmo combinando botões com sensores. Mas funcionou e aparece o nome da nota na tela quando é tocada. Segue abaixo o link do video e a programação vai em anexo.

 

100 palavras

Em resposta à Harisson Dantas de Araujo Silva

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Harisson!

Parabéns pelo exercício... Gostei muito. Gostei tanto que resolvi fazer um comentário em vídeo sobre sua produção, que estou publicando aqui para vocês:

 

34 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Obrigado Denilton, realmente eu tentei deixar a programação fácil e a mecânica funcional. 

Muito legal a programação das professoras usando os cálculos, quero aprender isso.

Vamos em frente.

28 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Olá pessoal, boa noite!

 

Encontrei um link que apresenta passo-a-passo os recursos que aprendemos na aula anterior e na de hoje, quais sejam:

Blocos de Ação - Som,

Blocos de fluxo - Espera e

Blocos de Dados - Texto

 

Nesse link cada página explora bem a funcionalidade dos blocos de programação EV3.

 

Achei muito legal porque vamos conhecendo e nos apropriando dos comandos de interação comunicativa.

 

A dificuldade está em elaborar o roteiro de programação com base nesses blocos por mim ainda desconhecidos.

 

Na minha opinião, é importante reservar um tempo de estudo online para acompanhar a aula presencial.

 

Por isso, estou compartilhando com a turma o passo-a-passo, a seguir, dos recursos de programação do Mindstorms. 

 

Bloco do Som,

Bloco de Espera

Bloco de Texto

 

O estudo desses blocos  vai facilitar bastante a nossa autonomia na programação.

Abraços

Karen

136 palavras

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Muito legal. Obrigado pela dica.

5 palavras

Em resposta à Harisson Dantas de Araujo Silva

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Karen, Harisson e demais colegas...

Muito legal as dicas, esperamos que não apenas alguns, mas todos possam estar realmente acompanhando e aproveitando todo esse arsenal de conhecimento que estamos compartilhando por meio desse canal. Aproveitando a oportunidade, especialmente depois de uma reunião com a coordenação do curso que tivemos, venho colocar algumas coisas que são fundamentais para que possamos alcançar nossos objetivos. 

1. Horário das aulas: Cada encontro está sendo mais difícil começarmos e concluirmos nossas aulas no horário previsto. 

2. Divisão de responsabilidades: Cada um de nós temos um papel definido nesse processo e precisamos cumprir esse papel como previamente definido.

Embora o primeiro ponto esteja incluído no segundo (que abrange tudo o mais), o destacamos por sua relevância. Tem sido comum a queixa por excesso de conteúdo e falta de tempo para aprofundamento. Mas isso é resultado, primordialmente, do encurtamento do tempo de aula causado por atrasos na chegada e saídas antes dos horários previstos.

Como responsáveis, fazemos um grande esforço para chegarmos ao CEMURE às 12:40 horas. Deixamos tudo pronto para recebê-los e iniciarmos a aula no horário, mas isso não tem ocorrido. Nos programamos, criteriosamente, para cumprir, com tranquilidade, um planejamento de aula, mas quando termina o intervalo, muitos já estão prontos para ir embora e os que ficam não contribuem para o andamento da aula (muita conversa paralela, gerando muita desatenção e incômodo até para professores muito experientes, imagine para jovens professores...).

Em relação ao segundo item, a despeito de sua abrangência, precisamos destacar algumas coisas:

  • Divisão de responsabilidade pressupõe compartilhamento de bônus e ônus, Todos nós temos objetivos com esse processo, tanto a equipe de formadores, quanto o grupo de professores cursistas. Conquanto esses objetivos possam ser diferentes em alguns aspectos, eles têm, ou precisam ter, um ponto de convergência, que é a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Reconhecimento de nosso trabalho, novas oportunidades acadêmicas e profissionais, etc, são consequência desse objetivo convergente. Se ele não acontecer, não terá sido válido nosso esforço, porque não alcançaremos os demais objetivos.
  • Promover a melhoria da qualidade da educação por meio do uso de uma ferramenta de mediação como a Robótica Educacional exige competências específicas que começam no domínio efetivo dessa ferramenta.
  • Quando iniciamos essa formação, especialmente por sua especificidade, sabíamos que seria necessário um esforço maior para acompanhá-la. Pessoal, não se aprende algo tão específico sem uma dedicação real. Precisamos ter consciência disso.
  • Por outro lado, temos uma equipe de Professores Formadores que são voluntários entre nós. A maioria deles com suas carreiras bem encaminhadas. Eles não precisariam estar aqui, mas estão. Será que isso não mereceria de nós uma maior consideração?

Cabe ressaltar que essa reflexão não é uma cobrança, pura e simples, é uma chamada à necessária inflexão no rumo dessa formação, em um momento crucial do processo. Digo isso porque ainda dá tempo. Nesse sentido, seria bom que os que entenderam, definitivamente, que o esforço é grande demais e não vale mais à pena continuar, se colocassem.

Desde o início vimos mostrando que estávamos abertos a todo tipo de críticas, entendendo o erro como construtivo. Isso ainda está valendo. Precisamos de sua ajuda. Suas críticas foram e são muito bem-vindas. Mas é necessário também uma tomada de posição pessoal em relação a tudo isso.

Esperamos contar com vocês para isso.

Um forte abraço.

OBS: Não se esqueçam das atividades extra-classe...  

559 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Renato Rodrigues Cunha Lima Filho -

Ainda sobre o projeto do piano de três teclas eu esbocei um FLUXOGRAMA, usando diagrama de blocos. Para isso e com a intensão de orientações futuras, no 1º momento iniciei a atividade lembrando do número de elementos do conjunto das partes de um conjunto. Considerando um conjunto A = {S1, S2, S3}, ou seja, um conjunto com 3 elementos distintos (três teclas).

No segundo momento, utilizando o resultado do número de elementos do conjunto das partes do conjunto A, ou seja, n (P(A)) = 8, escrevi a tabela verdade para reflexão, mas a seguir escrevi como fica o código binário (computacional) na tabela associado-a a tabela verdade para que se perceba a transição de um modelo para outro.

No terceiro momento montei a tabela verdade para o Projeto Apresentado de acordo com a sequência em que as entradas digitais (SENSORES) aparecem no canto direito inferior do nosso MINDSTORMS com as referidas notas musicais, suas cifras e as oitavas informadas pelo sistema.

Finalmente o FLUXOGRAMA usando alguns blocos básicos como INÍCIO, DECISÃO e SAÍDA. Como toda a estrutura está em LOOP a fim de que se possa tocar a próxima nota esbocei setas de fluxo indicando retorno ao início para representar que, independente da nota tocada, o processo é contínuo.

 

208 palavras

Em resposta à Renato Rodrigues Cunha Lima Filho

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Denilton Silveira de Oliveira -
Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá!!!

Conforme prometido na postagem de hoje pela manhã, estou enviando, agora, o vídeo tutorial explicando a navegação em nossa Sala Ambiente.

37 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo III

por Denilton Silveira de Oliveira -

Sim,

No vídeo tutorial eu tentei anexar um arquivo e não consegui porque ele excedia o tamanho limite de upload definido nas configurações do php.ini do servidor. Eu fiz os ajustes no servidor nas configurações do PHP porque o limite estava realmente muito pequeno. Agora ele permite arquivos um pouco maiores. Caso alguém tenha tentado fazer upload de arquivo e não tenha conseguido, agora pode tentar novamente que vai dar certo.

Pela manhã eu havia tentado anexar a minha dissertação. Vou fazê-lo novamente agora. Era apenas para demonstrar como fazia esse envio, mas agora estou fazendo para confirmar que está corretamente configurado.

Um forte abraço.

 

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