Quadro de avisos

Andamento do curso.

Andamento do curso.

por Denilton Silveira de Oliveira -
Número de respostas: 0

Olá, Colega!!!

Ao ler e transcrever as avaliações para o formulário eletrônico, senti a necessidade de fazer uma breve reflexão.

Fazendo uma analogia com o que estamos aprendendo, nossa vida é construída com "peças de Lego" e os "engenheiros" dessa edificação, somos nós mesmos (Jesus nos ensina isso - Mateus 4: 24-28). As peças de Lego são nossas "escolhas". Cada escolha que fazemos é uma peça de Lego que vamos introduzindo nesse conjunto que somos nós. Essas escolhas fazemos a partir de princípios e valores que assimilamos, os quais nos apontam prioridades. Vamos realizando o que previamente definimos como prioridade a partir dos princípios e valores assimilados.

Como profissionais da educação, preocupados em fazer o melhor possível nosso trabalho, sentimos a necessidade de nos qualificar. Isso passa, necessariamente, por processos sucessivos de formação continuada, o que, no contexto em que vivemos, demanda muitos esforços e, sempre, algumas renúncias. Ao decidir fazer o curso FOCORE, estou certo que a motivação maior foi esse desejo. 

No processo, avaliamos se o esforço e a renúncia requeridos, serão compensados pelos benefícios agregados pela formação em curso. Se sim, mantemos o foco e nos esforçamos para tirar o melhor proveito possível. Se não, relaxamos ou desistimos. 

O que percebo, com sua avaliação, e a dos colegas, e com sua participação e envolvimento no curso (generalizando), é que a grande maioria de nós (mais uma vez generalizando) tem reconhecido que sim, nosso curso compensa o esforço despendido. A cada aula um novo grupo vai mostrando reconhecer isso. 

Ocorre que os mais beneficiados são os que mais rapidamente alcançam esse entendimento, pois passam a se esforçar e a se dedicar mais intensamente antes, obtendo maiores ganhos no processo de construção do conhecimento. O bom é que, a essa altura (antes do meio do curso), praticamente todos (e eu espero que você esteja entre esses) já demonstraram, claramente, terem alcançado esse entendimento. 

Por isso alguns, começam a se sentir angustiados, porque reconhecem que precisariam estar se dedicando mais intensamente à sua formação. Caso você esteja nesse grupo, essa mensagem é especialmente para você. Primeiro, sabemos, não adianta se angustiar (nunca ajuda). Segundo, ainda há tempo para buscar e avançar nos conhecimentos, junto com os demais colegas. 

Mecânica foi o primeiro grande conteúdo da robótica trabalhado. Temos a programação e a eletrônica que fecharão o ciclo. É verdade que são conteúdos relacionados, mas é possível rever e avançar, tranquilamente. A grande vantagem é que você tem uma equipe realmente disposta a ajudar. Estou certo que faremos o possível para que você não fique para trás. Mas, evidentemente, continuará sendo uma questão de escolha sua. Algo que ninguém pode fazer por você.  

Você é o construtor de seu "LEGO", "ego", "eu", "ser completo": corpo, alma (psiquê, inteligências múltiplas, intelecto) e espírito (o que nos eleva na direção de Deus). 

Vamos construir nosso "LEGO" juntos?

Um forte abraço e ótimo domingo para você e obrigado por me dar a oportunidade de estarmos juntos nessa jornada...