Fórum de dúvidas

Número de respostas: 4

Caro(a) Cursista,

A Robótica Educacional é uma área nova e envolta em muitos "aparentes mistérios". Portanto, é bastante saudável que tenhamos dúvidas, não só conceituais mas, e acima de tudo, práticas. Neste sentido reservamos esse espaço para trocarmos ideias, expormos nossas dúvidas referentes a esses primeiros momentos de formação.

Clique em responder para iniciar essa interação...

57 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Colega!!!

O Curso de Formação Continuada em Robótica Educacional (FOCORE) começou com força. Todos os envolvidos são voluntários, que desejam dar sua contribuição nesse projeto ambicioso, que é o de implementar uma metodologia de formação de professores para uso efetivamente pedagógico da Robótica Educacional. 

Nesse sentido é importante a imersão no universo tecnológico em que a Robótica foi sendo constituída, exatamente como estamos fazendo, buscando entender seus princípios (incluindo as leis que a norteiam), os elementos básicos que a compõem (mecânica, eletrônica e programação) e como/quando ela começou a tomar a forma como, hoje, a conhecemos.

Penso que a aula de ontem, com a participação do Prof. Dennis e do Prof. Orivaldo, foi fundamental para isso. Construir essa visão crítica da Robótica, certamente, nos ajudará a desmistificar conceitos e pré-conceitos que, equivocadamente, construímos sobre o assunto. Há muita mística envolvida no tema, que precisamos desfazer, e muito conhecimento real, concreto, que precisamos dominar.

Quero parabenizar os professores pela valiosa contribuição. Mais, ainda, é só o início. Temos um longo e maravilhoso (espero) percurso a trilhar.

E você, o que achou? Dê-nos suas impressões.

Um forte abraço.

188 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Carlos Henrique

por Carlos Henrique dos Santos Lima -

Até o momento não tenho dúvidas, estou assimilando bem, espero que elas apareçam com força.

15 palavras

Em resposta à Carlos Henrique dos Santos Lima

Re: Carlos Henrique

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Henrique!

Fico feliz que, até o momento, você esteja acompanhando, sem dificuldade, os assuntos tratados nas aulas. Realmente as aulas têm sido muito didáticas, deixando pouca margem para dúvidas. Mas o objetivo desse fórum, apesar de seu nome, é permitir um diálogo entre todos nós. 

Certamente alguma coisa lhe chamou mais atenção em tudo que foi feito, de positivo ou de negativo. Por exemplo, me chamou muito atenção a diferença entre a Robótica Educacional feita com o LEGO e a feita com o Arduino, são duas realidades, dois mundo bem diferentes. Ambas tem pontos muito fortes e fracos, que poderíamos discutir nesse espaço.

Outra coisa que chamou minha atenção foi os componentes da Robótica (Mecânica Eletrônica e Programação). Mesmo já tendo um pouco de experiência com a Robótica, pensar nela como o conjunto dessas áreas de conhecimento foi muito legal, coisa para a qual eu não tinha despertado. E ai, qual dessas áreas é a mais importante na Robótica?

É isso que poderíamos estar fazendo nesse ambiente. Essas discussões certamente contribuiriam para uma construção coletiva de conhecimentos, cada um dando uma parcela de contribuição.

Que tal fazermos isso?

189 palavras