Fórum de dúvidas

Número de respostas: 4

Caro(a) Cursista,

A Robótica Educacional é uma área nova e envolta em muitos "aparentes mistérios". Portanto, é bastante saudável que tenhamos dúvidas, não só conceituais mas, e acima de tudo, práticas. Neste sentido reservamos esse espaço para trocarmos ideias, expormos nossas dúvidas referentes a esses primeiros momentos de formação.

Clique em responder para iniciar essa interação...

57 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Colega!!!

O Curso de Formação Continuada em Robótica Educacional (FOCORE) começou com força. Todos os envolvidos são voluntários, que desejam dar sua contribuição nesse projeto ambicioso, que é o de implementar uma metodologia de formação de professores para uso efetivamente pedagógico da Robótica Educacional. 

Nesse sentido é importante a imersão no universo tecnológico em que a Robótica foi sendo constituída, exatamente como estamos fazendo, buscando entender seus princípios (incluindo as leis que a norteiam), os elementos básicos que a compõem (mecânica, eletrônica e programação) e como/quando ela começou a tomar a forma como, hoje, a conhecemos.

Penso que a aula de ontem, com a participação do Prof. Dennis e do Prof. Orivaldo, foi fundamental para isso. Construir essa visão crítica da Robótica, certamente, nos ajudará a desmistificar conceitos e pré-conceitos que, equivocadamente, construímos sobre o assunto. Há muita mística envolvida no tema, que precisamos desfazer, e muito conhecimento real, concreto, que precisamos dominar.

Quero parabenizar os professores pela valiosa contribuição. Mais, ainda, é só o início. Temos um longo e maravilhoso (espero) percurso a trilhar.

E você, o que achou? Dê-nos suas impressões.

Um forte abraço.

188 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Carlos Henrique

por Carlos Henrique dos Santos Lima -

Até o momento não tenho dúvidas, estou assimilando bem, espero que elas apareçam com força.

15 palavras

Em resposta à Carlos Henrique dos Santos Lima

Re: Carlos Henrique

Olá, Henrique!

Fico feliz que, até o momento, você esteja acompanhando, sem dificuldade, os assuntos tratados nas aulas. Realmente as aulas têm sido muito didáticas, deixando pouca margem para dúvidas. Mas o objetivo desse fórum, apesar de seu nome, é permitir um diálogo entre todos nós. 

Certamente alguma coisa lhe chamou mais atenção em tudo que foi feito, de positivo ou de negativo. Por exemplo, me chamou muito atenção a diferença entre a Robótica Educacional feita com o LEGO e a feita com o Arduino, são duas realidades, dois mundo bem diferentes. Ambas tem pontos muito fortes e fracos, que poderíamos discutir nesse espaço.

Outra coisa que chamou minha atenção foi os componentes da Robótica (Mecânica Eletrônica e Programação). Mesmo já tendo um pouco de experiência com a Robótica, pensar nela como o conjunto dessas áreas de conhecimento foi muito legal, coisa para a qual eu não tinha despertado. E ai, qual dessas áreas é a mais importante na Robótica?

É isso que poderíamos estar fazendo nesse ambiente. Essas discussões certamente contribuiriam para uma construção coletiva de conhecimentos, cada um dando uma parcela de contribuição.

Que tal fazermos isso?

189 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas

Estamo iniciando uma nova atividade e queremos ....

Reprodutor de vídeo está carregando.
Tempo 0:00
Duração 0:00
Carregado: 0%
Tipo de Stream AO VIVO
Tempo Restante 0:00

1x
  • Capítulos
  • sem descrições, selecionada
  • Sem Legendas, selecionada

14 palavras