Quadro de avisos

Aula 18 - FOCORE - Programação - Prof. Dennis

Aula 18 - FOCORE - Programação - Prof. Dennis

por Denilton Silveira de Oliveira -
Número de respostas: 0

Olá, colega!

Estamos caminhando para as últimas aulas de nosso curso. Depois de tantos encontros (e alguns desencontros boca aberta), estamos chegando ao final do Curso FOCORE.

Vimos, até o momento, que aqueles que seguiram, focados, as propostas do curso, aprenderam muita coisa e já conseguem usar a Robótica como ferramenta pedagógica em suas aulas sem maiores dificuldades. Somos conscientes de que o que foi ensinado foram os rudimentos da Robótica Educacional. Embora esse trabalho tenha sido feito com muito esmero e qualidade, ele nunca pretendeu torná-lo um especialista em Robótica Educacional, mas um professor capaz de usar esse recurso em suas aulas com qualidade e efetividade. 

Seria necessário, no mínimo, um curso de especialização de, pelo menos, 350 horas para que pudéssemos desenvolver conhecimentos mais profundos, o que não foi nossa proposta. O restante do percurso, após o nosso 20º encontro, dependerá de você, exclusivamente. Você pode avançar para consolidar sua aprendizagem ou retroceder, perdendo o pouco domínio que adquiriu. A escolha é sua, de mais ninguém.

Se, ao chegarmos aqui, você se sente incapaz de fazer o mínimo, podemos afirmar que isso não significa, necessariamente, que você fracassou. É possível retomar tudo o que foi visto, talvez, até, com mais qualidade. Todas as aulas do curso estão registradas em vídeos, com perdas mínimas. Até a aula do último encontro (Aula 18 FOCORE). Ou você pode rever tudo, através de uma PLAYLIST que contém todas as aulas ministradas até o momento, em sequência. (OBS - Tudo está disponível em nossa Sala Ambiente...)

Todos os documentos que nortearam essa formação também estão disponíveis. Os documentos mais abrangentes (Conteúdo programático, Planejamento geral, Critérios de Avaliação, etc - Disponível na Base de Dados
Biblioteca Geral...) e os documentos específicos de cada aula como: Planejamento das aulas, Apresentações usadas nas aulas e indicações dos materiais de apoio (vídeos, apostilas, etc. - Disponíveis nas Bases de dados e nas Páginas WEB em cada Módulo - AVA do Curso FOCORE).

Tudo isso mostra o cuidado que tivemos na preparação dos mínimos detalhes do Curso FOCORE que oferecemos a você. O que não quer dizer que fomos perfeitos, que não tivemos falhas. Aliás, muitas que pudemos corrigir em tempo, com a ajuda de vocês, através dos Diários de Aprendizagem (os formulários de avaliação), disponíveis também no AVA. 

Falhamos em alguns aspectos de caráter metodológicos, em relação a retomada das atividades extraclasse, por exemplo. Ou no que diz respeito a capacidade de motivá-los ou impulsioná-los em relação ao uso do AVA do Curso FOCORE. Creio que isso também foi um erro de caráter metodológico, uma vez que poderíamos ter previstos mais atividades nesse ambiente.

Mas nada é perfeito (sem querer nos justificar). Você deve fazer um balanço e ver o que foi essa experiência em sua formação identitária como professor. Ou seja, só você tem o poder de dizer se valeu ou não à pena essa experiência em sua formação na busca incessante pela construção de sua identidade como profissional da educação. Você saiu melhor e mais preparado dela, ou não? 

Um forte abraço e ótimo fim de semana, nessa sequência final de aulas que se seguirão.