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Módulo IV - planejamento e aplicação das Oficinas de Robótica Educacionais nas Escolas

Módulo IV - planejamento e aplicação das Oficinas de Robótica Educacionais nas Escolas

por Denilton Silveira de Oliveira -
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Olá, Caro(a) Colega!!!

Encerramos mais um módulo do curso FOCORE: Planejamento e Aplicação de Oficinas de Robótica Educacional. Ao concluir esse módulo estamos mais convictos de que trilhamos o caminho certo, até aqui, fazendo, naturalmente, os necessários ajustes de percurso. 

Nas experiências vivenciadas (com nosso acompanhamento), ficou claro que a Robótica pode ser usada como ferramenta pedagógica, auxiliando no desenvolvimento de aulas inovadoras, atrativas e que promovam conhecimentos de forma interdisciplinar onde teoria e prática se articulam, harmoniosamente, sem prejuízo de uma ou de outra. 

A experiência mostrou, ainda, que o erro acaba sendo muito construtivo nesse processo de aprendizagem. Se algo não aconteceu exatamente como planejado, é porque algum detalhe foi esquecido ou desprezado, ou mesmo, menosprezado. Ao vermos os relatos das experiências pudemos, ainda, aprender com os colegas. 

Concluímos, então, que as conquistas alcançadas, até aqui, foram resultado de muito planejamento (muito trabalho). O planejamento é fundamental. Não dá para fazer nada inovador sem ele. O FOCORE é a prova mais clara disso. Tudo tem sido pensado nos mínimos detalhes e, ainda assim, refizemos muitos planos de aula em virtudes dos feedbacks que recebemos. Você tem nos ajudado muito. Aproveito, então para pedir que você entre na sala e faça a avaliação (Diário de Aprendizagem) da última aula, pois esquecemos de imprimir e entregá-la pessoalmente.

Fiquei preocupado com a frequência. Essa foi a aula com a menor frequência de todas, apenas 19 pessoas compareceram. Até a professora Márcia Le, que estava concorrendo ao brinde de maior participação nas aulas, junto com outros 7 professores: Suzeny, Sidneide, Myrla, Luiz Almir, José Daniel, Audimar e Antônio, faltou. Foram só 19 presenças, a menor de todas as aulas. 

No segundo momento a sala ficou ainda mais vazia, porque vários colegas não ficaram para os 50 minutos finais de aula, alguns justificadamente. Mas quem ficou foi brindado com uma magistral apresentação do Prof. Dennis (sou suspeito para falar das aulas de Dennis... sorrisocoração). De qualquer forma, como gosto muito de vocês estou disponibilizando essa aula para que ninguém fique no prejuízo. 

Temos, ainda, uma tarefa extraclasse a fazer, já retornando à programação. O que foi lembrado pelo Prof. Dennis é que o sucesso da programação é uma consequência não uma causa. Ou seja, fica fácil programar quando se tem claro a lógica do processo e, é claro, quando se conhece a sintaxe da linguagem usada (no caso da programação LEGO, quando se sabe como usar cada bloco). Isso nos reporta aos ensinos da Profa. Carla sobre a importância da escrita do algoritmo antes de partir para a escrita do código (montagem da programação). Saber exatamente o que se quer, ter o passo a passo bem claro na cabeça (pensamento computacional), é 90% para a execução bem-sucedida da programação.

Nesse sentido, Dennis deixou uma tarefa extra-classe. Criei um tópico no fórum das Tarefas extraclasse do módulo IV, para que a façamos, comentemos e compartilhemos esse código. Portanto, mãos à obra.

Um forte abraço e até mais ver...