Considerações gerais sobre a última aula e proposta para a próxima aula - FOCORE

Considerações gerais sobre a última aula e proposta para a próxima aula - FOCORE

por Denilton Silveira de Oliveira -
Número de respostas: 0

Olá, colega!!!

Inicialmente, gostaria de parabeniza-lo(a) pela realização de sua aula/oficina de robótica na escola (caso tenha acontecido). Essa foi a primeira de muitas que, acredito, você fará com seus alunos.

Muitas coisas vivenciamos, dissemos, ouvimos vimos ao longo dessa semana e que me chamaram atenção. Infelizmente, eu, pessoalmente, não pude estar em todas as aulas que foram ministradas (Aliás, ainda estou pensando em como dei conta de todos os compromissos dessa semana boca abertaboca abertaboca aberta. Sei que se não fosse o dedo de Deus eu não teria conseguido). Mas, acredite, queria muito poder estar com vocês também, para testemunhar esse momento importante quando da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em nosso curso, mesmo que, ainda, sem a segurança plena em relação a robótica.

Mas vamos ao que me chamou atenção:

Primeiro pude comprovar, e vocês são testemunhas, que a coisa funciona. Os meninos ficam mesmo maravilhados. Isso ajuda muito a que a criança construa conhecimento a partir dos conteúdos curriculares trabalhados dentro de um planejamento em que eles estão associados a uma ferramenta tão lúdica (ainda quero ver uma forma de comprovar isso matematicamente), porque o emocional da criança contribui muito com seu aprendizado.

Nós somos seres completos, Corpo (relacionado a dimensão física e a todo universo concreto que está a nossa volta), Alma (relacionado a psiquê, à dimensão intelectual, psíquica e emocional que nos constitui) e Espírito (relativo a dimensão espiritual, aos valores e princípios éticos e morais próprios do Reino de Deus). Como seres completos que somos, tudo está ligado. Uma dimensão afeta a outra e um fator determina o bom funcionamento do conjunto daquela dimensão. O cérebro fica mais atento, o corpo reage mais ativamente, o espírito fica mais leve e sensível. Tudo contribuindo para que os objetivos sejam alcançados.

Vi, também, com clareza (Hannye também viu isso e registrou em sua avaliação), que nem sempre as atividades mais complexas com a robótica promovem os melhores efeitos em relação ao aprendizado dos alunos dos conteúdos ministrados. O importante é que a atividade com a robótica se aplique de forma clara e direta ao conteúdo trabalhado. Mesmo simples (Suzeny registrou isso), uma atividade pode surtir um efeito impressionante (não me esqueço do menino que, ao responder corretamente a pergunta e ao ouvir o robô dizer "Good job", chorou). Eu também fiquei emocionado.

Percebi, também, que o efeito não é só nos alunos. Como profissionais da educação, que nos realizamos com nosso trabalho, quando vemos que somos capazes de inovar e promover uma atividade eficiente e agradável, nos sentimos muito bem. É assim que estou me sentindo. Sei que meus colegas professores formadores do curso, que estão acompanhando esse processo, também se sentem assim. E foi assim que vi os professores que aplicaram as aulas nas escolas.

Renato registrou que a aula passada foi, também, uma fábrica de ideias. Ouvir o relato das aulas dos colegas, gerou muitas outras ideias e possibilidades que nós mesmos podemos fazer. Mas, como tudo tem um custo, o de ver isso se realizar requer algumas horas de dedicação, estudo, planejamento.

Nessa semana temos outras experiências a vivenciar. Outros colegas aplicarão suas aulas na escola. A programação ficou assim:

  • Segunda à tarde  - Naire e Lidyanne e Fábio do Zuza
  • Terça manhã  - Antônio do Amadeu Araújo
  • Queria que as colegas do Josefa Botelho (Patrícia, Thiago e Sidneide) confirmassem suas agendas. Confesso que esqueci.

Para a próxima aula, percebendo que precisamos avançar na programação, vou conversar com os professores para retomar esse conteúdo. Nesse sentido será bom que vocês levem seus robôs à aula. Queria começar essa aula comentando os programas feitos por vocês. Para isso, preciso que publiquem na plataforma. Na verdade é muito importante que vocês publiquem o planejamento e a programação. Por favor, façam isso o mais rápido possível.

Até nosso próximo encontro (na escola ou no NTE).

Um forte abraço e ótimo feriado acompanhado de um fim de semana abençoadíssimo.