Aula 13 - FOCORE - Algumas considerações

Aula 13 - FOCORE - Algumas considerações

por Denilton Silveira de Oliveira -
Número de respostas: 0

Natal, 27 de outubro de 2019

Olá! 

Retomei a avaliação de vocês e gostaria de fazer algumas considerações.

Quero registrar, inicialmente, minha satisfação com a maioria dos depoimentos positivos quando da pergunta: "Como me senti?" em relação às últimas aulas. Foi quase unanimidade os registros indicando progresso no entendimento do processo da programação. Pude perceber uma real disposição por aprender e uma alegria contagiante pela percepção de que agora o domínio da lógica de programação e das estruturas usadas para a montagem do código (os blocos de comando) na plataforma de programação do LEGO EV3, foram alcançados. 

Mesmo, assim, dois registros, ainda, indicam que ainda há dificuldade nesse sentido. Esses colegas precisam muito de um tempo qualificado para se dedicarem ao estudo dos conteúdos até aqui ministrados. Os demais, também, precisam desse tempo de estudo, para consolidar os conhecimentos adquiridos.

Nesse sentido quero ressaltar nosso esforço na organização de nossa Sala Ambiente, especialmente em gravar as aulas em vídeo, editá-las e transformá-las em videoaulas para ficar a disposição de vocês. Mas, além das videoaulas e de vídeos sugeridos e apresentados pelos professores, a Sala Ambiente do curso tem muitos outros conteúdos, documentos diversos (apostilas, manuais, textos, etc); formulários de avaliação das aulas e ferramentas de interação (fóruns, diário de bordo, base de dados, etc).

Como existem pessoas com dúvidas, mas o tempo de todos nós é muito curto, o que dificulta que tenhamos encontros presenciais extras, gostaria de propor uma alternativa: Todas as dúvidas serem publicadas em um fórum específico, e nós, os professores, gravarmos videos sanando especificamente essas dúvidas. Seria uma forma de termos objetividade em relação as dúvidas e deixarmos isso registrado para consultas posteriores. Vamos reforçar essa proposta na próxima quarta feira.

Porém, esse esforço só terá resultado expressivo se os colegas usarem efetivamente esse ambiente. Até o momento ele tem sido subutilizado. Alguns cursistas fizeram pouquíssimos acessos e, coincidentemente, são esses que têm apresentado as maiores dificuldades em relação a aprendizagem. Como alguns, ainda, afirmam terem dificuldades para navegar na plataforma vou fazer pelo menos um vídeo mostrando as principais ferramentas e como utilizá-las. Publico em seguida para vocês.

Considerando tudo isso, gostaria de convidá-lo a iniciar seus estudos. Separe um tempo hoje e amanhã (segunda 28/10), dia do funcionalismo público, para fazer uma revisão dos conteúdos de programação. Reveja essas aulas e faça ou refaça os exercícios sugeridos. Lembrando que na próxima aula já iniciamos o Módulo 4 que promoverá o planejamento das oficinas ou aulas que deverão ser encaminhadas aos alunos nas escolas.

Algumas ideias muito interessantes tem surgido. A escola Amadeu Araújo já está pensando em montar um laboratório específico de Robótica Educacional. A ideia é ter um espaço destinado às aulas de robótica com os alunos, todo organizado para oferecer conforto, mobilidade e facilidade para conduzir essa atividade com as crianças. Vamos nessa... Temos muito a fazer para que esse projeto alcance os resultados que dele se pode esperar.

Um forte abraço...