Quadro de avisos

Avaliação - Aula 3 - 14/08/2019

Avaliação - Aula 3 - 14/08/2019

por Denilton Silveira de Oliveira -
Número de respostas: 0

Boa tarde, colega!

Nosso curso está em andamento como planejado. Aliás, planejamento é a palavra chave de nossa proposta. Desde janeiro planejamos os detalhes das aulas que estamos oferecendo a vocês. É muito bom ver, agora, esse planejamento se materializando. Em todas as aulas, temos procurado imprimir e entregar a vocês o planejamento a ser executado. O propósito disso é que vocês possam ter um contato ainda mais pessoal com cada passo e objetivos de nossa proposta.

Não por coincidência, o tema central da última aula foi Planejamento. Profa. Luciane Terra mostrou a importância e os elementos que precisam nortear nosso planejamento de aula, especialmente com a Robótica como ferramenta pedagógica. As Bases Normativas Nacionais (LDB e a BNCC), as Bases Normativas Estadual e Municipal e também o referencial da Escola (o PPP e o Projeto Curricular) precisam ser considerados, juntamente com a escolha e o domínio dos conteúdo e dos recursos materiais necessários para o desenvolvimento da aula. 

Foram fornecidos a vocês, não só um modelo de documento para o planejamento, como também exemplos de aulas de Matemática, História e Geografia tendo a Robótica Educacional como recurso mediador do processo ensino-aprendizagem para o professor ajudar o aluno a construir conhecimento a partir dos conteúdos de aula. Profas. Carla e Érika com o Lego EV3 e o Prof. Orivaldo com o Arduino, mostraram que é possível essa inovação, acrescentando motivação e dinamismo ao fazer docente.

Uma coisa, porém, é preciso considerar; se isso não for revisto a cada encontro, não for analisado e avaliado, de forma criteriosa, por vocês, não produzirá os resultados esperados. Os conteúdos são cumulativos. Quando eu deixo para examiná-los depois, esses conteúdos se juntam aos próximos e no final o prejuízo é irreparável. Lembrem-se, vocês serão multiplicadores desse conhecimento.

Gostaria, então, de convidá-lo a entrar na Sala Ambiente do Curso. Ali você encontrará todo esse percurso: 

Mas, para que possamos melhorar ainda mais nossas atividades contamos com o Feedback (avaliação de vocês) para cada aula. Para quem fez a avaliação e entregou impressa, ok. Mas quem não fez, estamos disponibilizando abaixo o formulário de avaliação no formato eletrônico. Separe um tempo de qualidade para respondê-lo. 

Segue link para Avaliação: https://forms.gle/noPwwedwxByhUE4W9