Texto:
Arquivo:
Tags:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Texto:

Guias, manuais e referencial teórico diverso - Leitura orientada.

  

QR-Code

GUIA DO USUÁRIO - LEGO Mindistorms Educacional EV3

Desde o início deste século, o LEGO® Mindistorms® Education tem liderado o caminho da Educação em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), inspirando os usuários a se envolverem numa aprendizagem divertida na prática. A combinação dos sistemas de construção da LEGO com a tecnologia EV3 oferece agora ainda mais maneiras de aprender robótica e ensinar os princípios de programação, física e matemática, além permitir trabalhar conteúdos de outras áreas do conhecimento.

Para baixar o manual...

 

 

 

 

QR-Code

CATÁLOGO - LEGO Mindistorms Educacional

Por mais de 35 anos, a LEGO® Education vem promovendo experiências lúdicas de aprendizagem que combinam materiais curriculares, o sistema de blocos LEGO®, formação de professores e desenvolvimento profissional, com os nossos princípios exclusivos, para que o processo de ensino aprendizagem seja um processo investigativo. Por meio da nossa abordagem, ajudamos os professores a formarem alunos bem sucedidos, que aprendem mais sobre os conteúdos curriculares e desenvolvem fortes competências para o século XXI.

Para baixar o catálogo...

 

 

 

 

QR-Code

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC

Versão final homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a inclusão da etapa do Ensino Médio. A aprendizagem de qualidade é uma meta que o País deve perseguir incansavelmente, e a BNCC é uma peça central nessa direção, em especial para o Ensino Médio no qual os índices de aprendizagem, repetência e abandono são bastante preocupantes. Elaborada por especialistas de todas as áreas do conhecimento, a Base é um documento completo e contemporâneo, que corresponde às demandas do estudante desta época, preparando-o para o futuro..

Para baixar a BNCC...

 

 

 

 

QR-Code

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC - Excel

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dados do Ensino Fundamental, em formato editável (Excel). Uma tabela com os dados. Na aba Ensino Fundamental, pode-se ver as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em todas as áreas do conhecimento.

Para baixar a BNCC editável em Excel...

 

 

 

 

 

QR-Code

PROGRAMAÇÃO - FOCORE - Formação Continuada em Robótica Educacional

Coordenação​: Prof. Dr. Luiz Marcos Garcia e Profa. Dra. Luciane Terra dos Santos Garcia. Professores Formadores​: Dra. Carla, Dr. Dennis, Dr. Orivaldo, Dra Raquel, Dra. Sarah, Ms. Denilton, Erika, Isabelle, Brenda e Júlio.

Objetivo Geral: Formar professores para utilizar robótica educacional no ensino de conteúdos interdisciplinares, como ferramenta potencializadora do processo de aprendizagem.

Para baixar a Programação FOCORE...

 

 

 

 

QR-Code

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - FOCORE

A robótica educativa busca o desenvolvimento de novas ferramentas que potencialize o ensino de conteúdos disciplinares a partir de uma visão do mundo atual, visto que a tecnologia parece estar em tudo o que as pessoas fazem. É necessário, portanto, saber o quanto as pessoas estão preparadas para usar esta ferramenta e como desenvolvem habilidades para esse fim no decorrer do tempo. Para isto, propusemos o uso deste guia de avaliação que deve ser conhecido tanto pelos estudantes quanto pelos professores, com vistas a acompanhar o desenvolvimento dos princípios em cada critério analisado.

Para baixar os Critérios de Avaliação - FOCORE...

 

 

 

 

QR-Code

DIÁRIO DE APRENDIZAGEM - FOCORE

O diário de aprendizagem é um instrumento que pode ser utilizado no processo de avaliação. Ele possibilita ao aluno registrar as vivências e os aprendizados construídos durante a sua formação acadêmica. Os registros podem ser desde as atividades realizadas, os conteúdos trabalhados as sensações despertadas no aluno durante o processo de aprendizagem, o que demonstra a forma pela qual construiu o saber trabalhado.

Para baixar Formulário de Avaliação - FOCORE...

 
Arquivo:
Tags:

 Última Modificação - 4 jun. 2020 
- Denilton Silveira de Oliveira - 23 jul. 2019


Texto:

Documentos da OBR - 2019

QR-Code

MANUAL DE INSCRIÇÃO

Este manual tem o objetivo de orientar a inscrição no sistema OLIMPO para professores e estudantes que desejam participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Para baixar o Manual de Inscrição na OBR 2019...

 

 

 

 

QR-Code

MANUAL DE ESTUDOS DA MOD. TEÓRICA DA OBR 2019

Cumprindo seu papel de atuar como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como instrumento para atrair jovens talentosos a seguir carreiras científico-tecnológicas, a OBR através de seu comitê pedagógico, desde 2009 norteia suas provas escritas tendo como princípio “a robótica como uma ferramenta para ajudar a aprender”.

Para baixar o Manual de Regras - Modalidade Prática da OBR 2019...

 

 

 

 

QR-Code

MANUAL DE REGRAS E INSTRUÇÕES - ETAPA REGIONAL - OBR 2019

A missão da OBR - Modalidade Prática caracteriza-se por simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs. Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

Para baixar as regras - Modalidade Prática da OBR 2019.

 

 

 

 

QR-Code

MANUAL DE REGRAS E INSTRUÇÕES - ETAPA NACIONAL - OBR 2019

O local é demasiado perigoso para o ser humano resgatar a vítima! Uma tarefa muito difícil é então dada para sua equipe: participar de uma missão de resgate com robôs autônomos e sem qualquer assistência humana. O robô deve ser forte e inteligente o suficiente para navegar através de um terreno traiçoeiro, com colinas, pisos irregulares e entulhos sem ficar preso.

Para baixar as regras - Modalidade Prática da OBR 2019.

 
Arquivo:
Tags:

 Última Modificação - 1 set. 2019 
- Denilton Silveira de Oliveira - 1 set. 2019