Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

Número de respostas: 9

Leia as regras de Netiquetas apresentadas abaixo e depois responda conforme solicitado abaixo.

DATA DA ENTREGA: 


Mesmo antes das cidades e das sociedades urbanas como as conhecemos hoje, já existiam normas que guiavam a boa convivência entre os seres humanos. Sem um acordo sobre regras básicas de convivência, não seriam possíveis a civilização e as cidades.

O que chamamos de Netiqueta nada mais é que o conjunto de normas de conduta usadas no cotidiano para conduzir melhor as relações humanas na Internet, tendo em vista o respeito aos direitos e aos deveres de cada um com suas diferenças. Não confunda Netiqueta com aquelas regras de boas maneiras para ser mais chique ou esnobe. Estas têm apenas como objetivo fazer alguém parecer mais rico ou mais importante do que as outras pessoas, e isso não é legal.

Como a Internet e a comunicação dentro do ambiente virtual ainda são fatos relativamente novos, as regras de comportamento estão sendo construídas aos poucos por todos os internautas. Mesmo assim, já podemos arriscar a fazer uma lista de normas básicas no ambiente virtual que já valem para muitos internautas que conversam por Chat, E-mail ou Comunicador Instantâneo.

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratiquespam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.

Atividade 8 - Comentando as Netiquetas - Atividade Obrigatória visa promover um debate sobre as regras de etiqueta na internet, que se constituem em um conjunto de orientações que devem nortear todas as interações na rede. Depois de ler as Regras de Netiquetas listadas, use o texto NETIQUETA - Disponível em nosso Referencial Teórico, para sua fundamentação. Depois clique em responder logo abaixo, para publicar seu comentário, destacando pelo menos uma netiqueta que lhe chamou atenção. Finalmente clique em "Salvar mudanças".

DATA DA ENTREGA: 

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por JOSINEIDE SILVA DE OLIVEIRA -
As regras, normas são necessárias em todas as áreas da vida. No dia a dia do ser humano, mesmo com as normas muitas pessoas fazem o que não convém fazer, prejudicando o próximo, o que mais me chamou a atenção foi não passar correntes, simpatias, porque é algo que incomoda, não entendo como tem internautas que perdem seu tempo repassando esse tipo de mensagem.
que não acrescenta nada de positivo na vida das pessoas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por TEREZINHA SOARES OLIVEIRA DE MEDEIROS -
Natal, 17/08/22

Comentando sobre as Netiquetas. É um conjunto de normas na INTERNET que incluem boas maneiras e regras gerais que o internauta deve se comunicar de maneira agradável e respeitosa com todos. é importante que as pessoas se comuniquem de maneira clara objetiva, com elementos básicos de coesão para que haja um bom entendimento entre todos. O respeito mútuo é muito importante assim devemos ter empatia e resiliência, para sermos ponte de paz amor e harmonia,, Em se tratando de sala de aula devemos amar e respeitar o nosso aluno com amor carinho e atenção em especial os alunos oriundos de classes sociais desfavorecidas , muitas vezes com famílias destruídas, contando com o apoio total do Educador em sala de aula, No momento que tratamos bem o mesmo sente-se mais valorizado e consegue avançar nos seus estudos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por IANDYA MARIA MEDEIROS DE MENDONÇA -
Apesar das normas que estão sendo construídas, ainda temos muita falta de respeito no ambiente virtual por não está cara a cara, as pessoas são encorajadas a agredir, intimidar e até mesmo ameaçar se valendo de perfil falso, achando que não serão punidos pelo ato de violência.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por MARIA NILZE DE MELO ANTONIO -
Considerando essa realidade que diz respeito as Netiquetas, pode-se afirmar que tal expressão, está caracterizada como um conjunto de princípios éticos usado no dia-a-dia, para melhor aprimoramento das inter-relações pessoais no âmbito da internet. Sobretudo, regulada por normas de convivência ética, tais como: Respeito, tolerãncia recíproca, formação de valores e acolhimento as diferenças. Segundo, ( Silva.s.d.) A palavra Netiqueta surgiu a partir da junção do termo Net, com etiqueta. Apesar de reconhecermos a relevância de todos esses elementos éticos, o ambiente virtual ainda tem muito a se organizar e apropriar-se de tais princípios quanto ao respeito e a identidade do outro.
Destaco nesse meu dizer, uma importante sugestão de Netiqueta. Não abrir e-mail de desconhecidos, já que os prejuízos são enormes tanto do lado pessoal como financeiro, desde a transmissão de vírus e danificação de todo equipamento, quanto a aplicação de golpes em acessar sua conta pessoal, roubo da sua senha e outros. Todo cuidado é pouco diante de tal exposição frente a essa ferramenta de comunicação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por MARCOS AURELIO RIBEIRO DANTAS -
Sobre netiquetas podemos dizer que são regras sociais que devemos seguir para não cometer gafes ou até mesmo passar por situações constrangedoras.
Segundo importantes referências de nosso idioma as regras de etiqueta são um conjunto cerimonial com ordem de precedência e usos que devem serem observados, principalmente, quando não conhecemos bem o ambiente de convívio e os demais participantes do mesmo evento e intento.
A netiqueta nada mais é que um conjunto de regras de ações que devem ser observadas, especialmente, durante as comunicações, via Internet.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por FRANCISCA MARIA DA ROCHA -
As regras e normas existem desde o inicio dos tempos. Elas são muito importantes para a sociedade, pois conduzem os seres humanos a uma convivência pautada no respeito ao outro. Entre as netiquetas apresentadas no texto, achei muito interessante esta a seguir, pois não tinha conhecimento: Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
No texto, Netiqueta - ética e etiqueta no ambiente educacional virtual: questionamentos e uma proposta para ensino de filosofia, de Fábio Pestana Ramos, ele cita que a velocidade da incorporação das novas tecnologias na educação, a democratização de seu acesso, também simboliza a importância cultural delegada ao futuro e ao respeito ao outro dentro do que se convencionou chamar sociedade da informação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por Edson Pessoa da Silva -
Conforme relatado no texto acima a Netiqueta é o conjunto de boas maneiras e normas gerais que nos auxiliam no que se refere ao uso da Internet de forma, eficiente e mais agradável. Esse assunto, tem sido corrente no nosso dia a dia. No que se refere aos dados de uma pessoa, por exemplo o qual devemos repassar para pessoas muito próximas ou para instituições sérias, ao utilizar esses dados, sem ter a confiança total, poderemos ter uma conta bancária surrupiada, por exemplo, pois os vírus no computador estão soltos por aí . Outra item que me chamou a atenção é o de resumir as mensagens para não reduzir o espaço disponível. tenho o costume de enviar mensagens longas nos e-mails e WhatsApp e recentemente estou evitando. Gostaria de acrescentar algo que hoje em dia virou moda, que são as discussões sobre políticas e futebol, devemos respeitar as opiniões das pessoas para que o indivíduo não perca a amizade por essas intrigas que não levam a nada. Acho por demais importante citarmos essas sugestões para orientar e auxiliar nossos alunos, bem como, nossos familiares e amigos usando as normas das Netiquetas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por ROSEANE MEDEIROS ATAIDE DE MIRANDA -
Sobre o texto "Comentando as Netiquetas", podemos afirmar que se trata de uma reflexão acerca de como podemos interagir nas diversas redes da internet de forma cordial com as pessoas que não conhecemos. Nos mostra uma série de regras sociais que devemos seguir a fim de se comunicar da melhor forma possível, sem passar por situações constrangedoras.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 8 - Obrigatória - Fórum - "Comentando as Netiquetas" - 5 pontos

por Marluce Holanda Campelo Martins de Souza -
Um tema bem ínteressante a cerca de discussão tratado nesse texto:
Netiquetas se refere às regras de conduta socialmente aceitas na internet. O uso apropriado da netiqueta ajuda a evitar comportamentos ofensivos com amigos, colegas de trabalho e outras pessoas presentes na sua rede social.
Infelizmente, mesmo diante das regras de conduta construídas, ainda vemos muita falta de respeito no ambiente virtual .