Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

Número de respostas: 22

Olá!!!

Estamos iniciando uma nova experiência formativa.

Meu nome é Denilton Silveira de Oliveira, sou cristão, marido, pai e professor por vocação. Atuo no Estado como Professor Formador do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP e no Município de Natal como Professor Multiplicador do ProInfo no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Natal, localizado no CEMURE.

No IFESP, sou professor das Disciplinas: "Tecnologia da Informação e Comunicação" e "Fundamentos da Educação a Distância-EaD", sou membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA, do Grupo Interdiaciplinar de Comunicação e Expressão - GICE e do Núcleo de EaD. Além disso dou apoio a instituição na área de Gestão de TI, lançando mão de competências em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

No NTE, já atuei em muitas formações, sendo um dos professores fundadores da instituição. Tenho procurado ajudar a instituição implementando alguns sistemas, dentre eles o Sistema Acadêmico e o Sistema de Gerenciamento de Cursos.

É com enorme prazer que inicio esta jornada, entendendo que ela poderá ser muito produtiva, seja na vida profissional, seja na vida pessoal de cada um de nós como educadores, antenado com o contexto da sociedade da informação em que vivemos. O domínio das ferramentas computacionais e tecnológicas pode fazer toda diferença, especialmente, em nosso trabalho.

Agora é sua vez:

Faça aqui sua apresentação pessoal, incluindo um breve histórico de sua vida profissional e acadêmica, sua relação com as Tecnologias Digitais e suas expectativas em relação a este Curso.

Clique em responder no botão abaixo e mãos a obra...

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por KATTY JOYCE CÂMARA BEZERRA -
Meu nome é Katty Joyce Câmara Bezerra, sou espírita e minha formação é professora de educação física. Atuo no Município de Natal a 11 anos com duas matrículas, uma pela manhã e outa a tarde na mesma instituição, ambas no laboratório de informática, pois me encontro em readaptação de função.
Gosto muito de tecnologias e sou curiosa sobre o assunto, porém como não é minha área de formação, atuo no município de Natal com algumas limitações de conhecimentos e também devido a falta de computadores nas escolas. Gostaria muito de aprender nesse curso sobre as funções da lousa digital (todas as funções) para que eu possa utilizar na aulas com as crianças e ampliar o repertório de conhecimentos delas, conhecer as funções das teclas do projetor e entender como manipular o projetor, bem como conhecimentos sobre a informática básica como o uso do word, excel, aprender como eu posso baixar e criar jogos e como eu posso fazer para gerenciar o laboratório de informática de forma geral.
Em resposta à KATTY JOYCE CÂMARA BEZERRA

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por FRANCISCA MARIA DA ROCHA -
Meu nome é Francisca Maria da Rocha, sou católica, mãe, professora e Assistente Social. Graduada pela UFRN nos cursos de Serviço Social e Geografia. Atualmente estou aposentada pelo estado. Pelo município de Natal atuo em uma escola de Ensino Fundamental, no laboratório de informática, pois me encontro em readaptação de função.
Gosto muito de tecnologias e sou curiosa sobre o assunto. Já participei de vários cursos pelo NTE, porém como não é minha área de formação, sinto a necessidade de procurar fazer cursos que levem a aprendizados com as novas tecnologias. Gostaria muito de ter uma atualização nos cursos da lousa digital e instalação de programas.
Em resposta à KATTY JOYCE CÂMARA BEZERRA

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por JOSINEIDE SILVA DE OLIVEIRA -
meu nome é Josineide Silva de Oliveira, sou cristã evangélica minha formação é Licenciatura em Geografia com especialização em Educação e Sustentabilidade Ambiental pela UFRN -Universidade Federal do Rio Grande do Norte. atuo no0 Estado a 16 anos e no município a 10 anos, estou readaptada a (04) anos desde então assumi a função de Regente de Laboratório na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo localizado no Conjunto Nova Natal zona Norte de Natal. nesse período de atuação no laboratório já fiz o curso de capacitação para Regente de Laboratório, manutenção de computadores, iniciei o curso de robótica em 2020 devido a pandemia foi suspenso, agora retornei para o T2T, estou com expectativa no curso quero aprender tudo que o curso possa me oferecer para melhorar o meu trabalho no laboratório.
estamos passando por problemas de funcionamento dos computadores por falta de manutenção e estabilizadores na Escola em que estou atuando, mas com promessas do setor de tecnologia da SME que a situação vai melhorar, estou no aguardo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Francisca do Nascimento -
Meu nome é Francisca do Nascimento, minha função é regente de laboratório de Informatica, porém trabalho com Reforço Escolar na EJA há 12 anos e gosto muito do trabalho que desenvolvo com os adultos. Trabalhei em 2017 no Laboratório, que dispõe de mais de 20 computadores, entretanto, teve uma pane e até hoje não funciona mais, nem mesmo os poucos( 07) que funcionavam. Atendia mais os alunos de alfabetização e, do pouco que entendia sobre Informatica, ainda assim, conseguia estimular no aluno o gosto pela aprendizagem tecnológica. Espero que este curso seja levado à sério pela SME e que façam alguma coisa, pois foi muito dinheiro desperdiçado na aquisição de aparelhos, enfim, na infra estrutura dos laboratórios. Preciso aprender a conduzir uma sala de Informática em todos os aspectos: baixar jogos didáticos e filmes; manusear lousa digital aplicativos , utilizar pdf e o que for mais preciso. Conto com o apoio não somente dos doutores vídeos como também de toda turma. Que conquistemos nossos objetivos!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por MARCOS AURELIO RIBEIRO DANTAS -
Meu nome é Marcos Aurélio Ribeiro Dantas, sou professor da disciplina de Ensino Religioso da rede pública de Natal a 18 anos.
Desde o ano de 2019 estou readaptado no laboratório de informática no turno vespertino da Escola municipal Chico Santeiro localizada no Bairro Nordeste. Quando assumi o laboratório já realizei 2 cursos no NTE (2021- Construção de aulas com power point para anos iniciais do Ensino Fundamental (professora Liane)/ 2022 - Iniciação ao Excel (professor Mailson).
A minha expectativa no curso é me qualificar para continuar trabalhando na área e poder atender melhor e contribuir de alguma forma aos nossos alunos .
E pedir desculpas pela minha ausência na aula inaugural a todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Katty, Francisca Maria, Francisca do Nascimento e Marcos!!!

É muito bom tê-los conosco nesta formação. Temos muito o que aprender uns com os outros, e estou certo que este ambiente nos ajudará neste propósito. Pude perceber, na apresentação de vocês, uma diversidade grande de saberes nas mais variadas áreas do conhecimento e, apesar de readaptados, o desejo por aprender para aplicar novos conhecimentos nas suas escolas está vivo no interior de cada um. Isso é muito bom, e nos mostra que uma vez educadores, sempre o seremos, apesar das circunstâncias.

Compartilho com vocês das inquietações que, como vimos, é comum a todo grupo. Mas vamos tentar fazer alguma coisa a partir dos recursos que temos a nossa disposição nas escolas. Vimos, pelos depoimentos de vocês, que isso é possível. Esta será uma oportunidade única para compartilharmos essas experiências.

Convido os demais colegas a estarem se apresentando aqui. Em seguida, editem seus perfis. No tópico "Seja bem vindo" de nossa Sala Ambiente, há uma página com Vídeos tutoriais mostrando esses e outros procedimentos na utilização das diversas ferramentas deste ambiente.

Eu também estou muito motivado com este percurso formativo. Será um desafio para mim, que estou retomando estas práticas mais técnicas. Certamente, vamos aprender muito juntos.

Um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por MARIA NILZE DE MELO ANTONIO -
Meu nome é Maria Nilze de Melo Antonio, sou católica, esposa, mãe e professora. Sou graduada em pedagogia pela URRN no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy ( Licenciatura Plena) desde 1998. Sou professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação- SEEC.
Atualmente estou em efetivo exercício na Rede Municipal de Ensino ( SME ) Natal, no Laboratório de Informática da Escola Municipal São Francisco de Assis, no Bairro de Nazaré. Estou em Readaptação de função desde 2012, atuando sempre no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
com relação as tecnologias digitais ,tenho sempre procurado aprimorar a prática através dos cursos oferecidos no CEMURE, e também através das mídias. Planejar e sistematizar ações a serem viabilizadas no laboratório de informática é de fundamental importância no processo de Ensino aprendizagem.
As minhas expectativas em relação ao curso de Professores Regentes de laboratório, baseia-se em aprimorar novos conhecimentos, troca de experiências, refletir a prática e fortalecer o trabalho escolar.
Em resposta à MARIA NILZE DE MELO ANTONIO

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Maria Nilze!

É uma satisfação iniciar esta formação a seu lado. Seja muito bem-vinda, juntamente os demais colegas que já se apresentaram e que ainda vão se apresentar.

As TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), representam, sim, um desafio permanente, especialmente para nós professores que nascemos e nos formamos em um contexto iminentemente analógico. Por outro lado, desenvolver competências nesta área é muito importante e nos faz muito bem. 

Vamos tentar promover isso com esta formação e a participação de vocês será determinante para alcançarmos esse objetivo. Sempre que sentirem que podem contribuir, com suas experiências e conhecimentos, façam isso. Assim,  cada um de nossos encontros será relevante e prazeroso. 

Um forte abraço e até segunda.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por IANDYA MARIA MEDEIROS DE MENDONÇA -
Olá, boa noite.

Meu nome é Iandya Maria Medeiros De Mendonça, sou casada, tenho uma filha de 25 anos, já formada em direito.
Sou professora polivalente com duas matrículas na rede municipal de Natal há 21 anos e readaptada de função.
Atuo como regente de laboratório na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, localizada no Bairro Cidade da Esperança, cujos computadores que a referida escola possuía foram devolvidos à SME por estarem todos danificados e sem condições de uso. Foram adquiridos pela escola alguns tablets, bem como temos lousa digital e projetor para atendermos os alunos do 1º ao 5º ano
do Ensino Fundamental.
No tocante a minha formação como regente de laboratório, já participei de alguns cursos oferecidos pelo NTE/NATAL e estou buscando sempre aprimoramento em novas tecnologias, como também no planejamento e sistematização de novas ações para serem viabilizadas no laboratório de informática, o que acredito ser de fundamental importância no processo de Ensino aprendizagem, ultilizando como material a lousa digital e aplicativos dos tabletes.
Minhas expectativas em relação ao curso de Professores Regentes de laboratório serão no sentido de atualizar meus conhecimentos para ultilização da lousa digital e construir estratégias para melhor trabalhar o uso dos tablets com os alunos, fortalecendo o conhecimento e as trocas de experiências no trabalho escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Jaércia Araújo Neves -
Meu nome é Jaércia Araújo Neves, sou católica e graduada em Geografia pela UFRN. Atuo no Município de Natal e no Estado, ambos no Laboratório de Informática, pois estou em readaptação de função. Minha relação com as Tecnologias digitais vem sendo aprimorada com alguns cursos que já fiz no NTE. E quanto, as expectativas em relação ao Curso de Capacitação para Professores Regentes de Laboratório seria de aprender novos conhecimentos sobre novas tecnologias e enriquecer o conhecimento já adquirido sobre o temos nas escolas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Joseneide, Iandya e Jaércia!

Fico feliz de estarmos juntos nesta formação. Penso que começamos bem este processo, conhecendo um pouco a realidade circundante e avançando para um processo de Letramento Digital, buscando o domínio e o uso dos recursos digitais próprios do Universo dos Sistemas Computacionais. Como falamos nosso curso será uma mescla de conhecimentos teóricos e práticos visando este Letramento Digital. 

Nosso sucesso pleno, entretanto, dependerá muito de todos nós, neste trabalho colaborativo. É a participação ativa, neste ambiente e em nossas aulas presenciais, que fará a diferença.

Um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por TEREZINHA SOARES OLIVEIRA DE MEDEIROS -

Eu sou Terezinha Medeiros , mãe de dois filhos, trabalho na  Escola Josefa Botelho  Regente de Laboratório de Informática , atendo alunos do sexto ao nono ano. Não temos computadores em funcionamento, estou desenvolvendo o Projeto de Informática  Educativa .Em se tratando da minha formação profissional , tenho curso de licenciatura em Ciências Sociais , lecionei em séries iniciais, Tenho Experiência com o Ensino de Educação Especial na modalidade de Surdo  em sala de Recurso. sempre procuro fazer minhas atividades.

Em resposta à TEREZINHA SOARES OLIVEIRA DE MEDEIROS

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Gizélia Vitória da Silva Câmara -
Meu nome é Gizélia Vitória da Silva Câmara, professora, graduada em Artes Cênicas/UFRN e Normal Superior/IFESP; cursando pós graduação em Gestão/FAVENI. Atualmente readaptada no laboratório de Informática no turno matutino na Escola Mun. Profª Adelina Fernandes desde 2009. Sou também funcionária do quadro da prefeitura Municipal de Educação desde 1985, no cargo de auxiliar de secretaria exercendo na mesma escola no turno Vespertino.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Terezinha e Gizélia!

Fico muito feliz de estarmos juntos nesta formação, algumas já conhecia, outras estou tendo o prazer que conhecer agora. Sejam todas muito bem-vindas a este ambiente de interação.

Temos visto uma boa participação dos colegas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) deste curso - nossa Sala Ambiente - Mas, ainda temos 4 colegas que ainda não acessaram. Convido-os a fazerem esse acesso o quanto antes.

Continuem participando. temos muito o que aprender juntos.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por ROSEANE MEDEIROS ATAIDE DE MIRANDA -

Sou Roseane Ataíde, formada em Pedagogia, atuando na educação há 16 anos. Atualmente sou regente de laboratório da E. M. Prefeito Mário Lira, no turno vespertino, desenvolvendo um trabalho voltado para o Ensino Fundamental - Anos Finais.

Em resposta à ROSEANE MEDEIROS ATAIDE DE MIRANDA

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Roseane!

Seja bem-vinda, querida. Estamos juntos nesta jornada formativa. Continue participando deste ambiente. Não sei se a proposta do curso está atendendo suas expectativas, mas estaremos sempre à disposição para ajudá-la naquilo que pudermos.

Um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Edson Pessoa da Silva -
Meu nome é Edson Pessoa da Silva, casado e pai de dois filhos, professor de Matemática e no momento exercendo o cargo de professor Regente de Laboratório da Escola Profa Emília Ramos no turno Noturno com a EJA. Sou aposentado como professor do Estado e este ano estarei me aposentando pelo município de Natal. Possuo duas formações pela UFRN, sendo um deles em Licenciatura Plena de Matemática e Engenharia Civil. Como Engenheiro Civil prestei meus trabalhos a convite das duas secretarias: Estado e Município e depois retornei para a sala de aula. Esse período me possibilitou conhecer as situações precárias de diversas Escolas e o meu trabalho nas duas secretarias era de acompanhar as situações dessas edificações para checar as situações patológicas das estruturas e elaborar um orçamento para depois enviar ao setor de Licitação, afim de que fosse constituído o edital e em seguida convocar as Empresas para a abertura de uma Licitação. Me aposentei no Estado com 37 anos de serviços prestados em sala de aula. Trabalhei quase 30 anos em sala de aula e os demais na parte técnica conforme relatado. Na Prefeitura estou com 32 anos de serviços prestados, onde em sala de aula atuei quase 25 anos. Possuo 3 pós graduações, uma delas na Educação e os outros dois na área de Engenharia Civil. O Cemure é uma entidade que presta relevantes serviços para toda sociedade potiguar. Já fiz diversos cursos na área de informática. Esses cursos tem uma importância imensurável, pois eles acrescentam muito na nossa vida profissional. Embora esteja me aposentando o meu interesse nesse curso é para aprimorar ainda mais os meus conhecimentos e continuar os estudos. Nunca devemos abandonar os estudos. A Educação não tem idade. Essa mensagem eu deixo aqui para os colegas uma vez que os estudos fazem bem pra nossa saúde, portanto nossa aposentadoria não deve ser repassada para a nossa vida estudantil. Sempre gostei de estudar e passei a minha vida inteira repassando essa mensagem para os meus filhos e graças a Deus eles absorveram. Sou muito grato a Deus pelos dois filhos que ele me deu.
Em resposta à Primeiro post

PROFESSORA PEDAGOGA curiosa nas tecnologias

por Marniza Pereira Gomes -

Sou professora/pedagoga curiosa nas tecnologias. piscando

Academicamente formada pela UFRN na graduação de Pedagogia e Pós-graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica e em Educação de Jovens e Adultos.

Trilho vivências no laboratório de informática desde o tempo do Linux Educacional e dos multiterminais. 

Atualmente estou nas escolas Adelina Fernandes e Maria Madalena.

Hoje aguardo licitações da SME para reequipar os laboratórios da rede.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, caríssimos Edson e Marniza.

Legal, tê-los juntos de nós neste processo formativo. As experiências profissionais e de vida de vocês torna este convívio muito significativo. Pedimos que vocês nos ajudem apontando caminhos para esta formação, visando torná-la mais significativa.

Um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Sisa Silva D'Urso -
Olá, meu nome é Sisa Silva D'Urso. Sou formada em Pedagogia pela Universidade Potiguar - UnP. Tenho duas matrículas na educação, uma estou na função de regente de laboratório há 4 anos aqui na rede municipal de Natal e a outra matrícula atuo na coordenação pedagógica de um centro infantil da rede municipal da cidade de Extremoz. Mesmo antes de atuar no laboratório de informática, sempre busquei aprender e trabalhar com as tecnologias quando estava em sala de aula regular. Fiz diversos cursos pelo NTE, e todos foram muito importantes para minha formação enquanto professora.
Em resposta à Sisa Silva D'Urso

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Sisa!

É bom estar com você e com os demais colegas neste espaço formativo. Nosso convívio tem sido muito agradável.

Estamos caminhando para as aulas finais do curso. A próxima aula acontecerá apenas no dia 28/11/22, já que temos mais um feriado na próxima segunda-feira, dia 21/11/222. Depois ainda teremos mais duas aulas nos dias 5 e 12/12/22. Nestes três últimos encontros queremos tratar dos assuntos referentes à manutenção dos computadores: formatação, configurações, etc.

Alguns colegas estão no limite de faltas. Portanto, pedimos que não faltem nestes últimos encontros. Sabemos que tivemos várias interrupções em nosso percurso e que algumas atividades previstas acabaram se prolongando mais do que o esperado. Foi o cado das trilhas do conhecimento ao abordarmos a robótica educacional.

Por tudo isso, queremos conhecer sua opinião em relação a esta formação. Estamos preparando uma avaliação e pediremos que você a responda até o último dia de aula. Sua avaliação nos ajudará a fezermos correções de rumo para futuras formações.

Um forte abraço e até dia 28.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2 - Fórum - Apresentação pessoal - 05 pontos

por Marluce Holanda Campelo Martins de Souza -

        Meu nome é Marluce Holanda Campelo Martins de Souza.

      Sou católica apostólica Romana praticante da Renovação Carismática. Sou mãe de Lucas 18 anos e Maria 12 anos de idade. Professora por vocação (a minha melhor escolha).Estou aposentada pelo Estado do RN e atuo como professora aReadaptada no Laboratório de Informática na Escola Municipal Professora Frncisca de Oliveira . Entro nesse curso com a certeza de que todos os conhecimentos adquiridos irão somar com a minha vida profissional e atuarei como multiplicadora na formação dos nossos educandos. Não tenho dúvida de que o dominio das ferramentas computacionais e tecnológicas irão contribuir para o o nosso ensino e a aprendizagem.