Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

Número de respostas: 26

Caro(a) Colega Professor(a),

Este fórum 'Estudo de Caso' discute a temática  do tópico 1 desse módulo sobre as implicações das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. 

               

FONTE: SILVA, Marcos. Dsiponível em<https://ieducacao.ceie-br.org/wp-content/uploads/2021/03/aulaUnidirecional.png>

A imagem acima, representa uma cena conhecida por nós  educadores como uma realidade de ensino e aprendizagem baseada no modelo unidirecional de comunicação “um-todos”,  o aluno enquanto receptor passivo desse processo comunicacional está separado da possibilidade de interagir com o emissor para produzir conhecimento.

Proponho aqui uma discussão aberta em que você professor, nesse contexto de cocriação, dê novos sentidos junto comigo e  com os colegas, buscando responder a problematização a seguir:

Ao observar a imagem, identifique quais elementos  que provocam essa realidade do modelo de ensino "um-todos" e estude maneiras de romper, busque soluções, crie estratégias de mudança.

Recrie uma nova imagem, proponha novas ideias. Use sua criatividade

 Publique sua resposta, clicando em Responder no botão abaixo.

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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por MARIA DA CONCEIÇÃO DA CUNHA BARROS -
O ensino tradicional permite esse Modelo unidirecional de comunicação. Como podemos romper isto? Com atividades problematizadoras, que façam com que os alunos pensem, pesquisem, reflitam e dialoguem com os temas, os alunos e professores. Um ensino participativo, instigando a curiosidade, de forma que promova o entusiasmo em aprender.
SALA DE AULA
Em resposta à MARIA DA CONCEIÇÃO DA CUNHA BARROS

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Oi Conceição Barros, essa imagem, que você compartilhou,  nos diz muita coisa sobre a relação ente mediação e aprendizagem, principalmente, aqui entendida como uma relação de participação do aluno quando ele é  convidado pelo professor a operar com os elementos que fazem parte do objeto de conhecimento em que todos em colaboração, investigam, pesquisam e dialogam entre si para compreender e interpretar as informações que lhes chegam. Essa atividade torna possível a interação que por sua vez permite a emissão e recepção cocriarem a mensagem, transformando a informação em  conhecimento.

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por MARIA APARECIDA BRITO DA SILVA -
TDIC são tecnologias digitais da informação no contexto escolar. Que vem alterando a cada dia nossa forma de trabalhar de se comunicar com nossos alunos, de se relacionar e também de apresentar. Pois nós professores estamos vivendo um momento desafiador e as tecnologias vem auxiliar no nosso trabalho com as aulas remotas promovendo aprendizagem e despertar o interesse dos alunos construindo conhecimentos com o uso daTDIC.
Em resposta à MARIA DA CONCEIÇÃO DA CUNHA BARROS

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por MARIA EDILZA DO NASCIMENTO OLIVEIRA -
percebe-se nesta imagem que, o ensino tradicional era dessa forma, alunos enfileirados, todos só recebendo as informações, não podiam dar as suas opiniões, não havia interação professor-aluno, o professor era o detentor do conhecimento,Como podemos mudar essa cena? acreditar na mudança é o primeiro passo de desejo de mudar pela busca da melhoria,pelo compromisso com a transformação,toda mudança é um processo, o resultado de uma lenta construção social,na verdade a mudança leva tempo e só se realiza por etapas, os profissionais criam vínculos entre seus saberes e novas ideas, desenvolvem suas praticas, mudança é  um assunto de evolução, conjunto de valores,crenças conceitos e práticas,devemos considerar que a mudança ocorre na pratica do sujeito, o desejo de mudar não se consolida se não houver umas mudança na pratica do professor , a mudança exige adesão implicação e criatividade.
Anexo Interação - Aluno e Professor.jpg
Em resposta à MARIA EDILZA DO NASCIMENTO OLIVEIRA

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Edilza, romper com práticas de ensino que não mais atendam a nossa forma de pensar, viver e perceber o mundo é um desafio. E você sugere mudança. Essa mudança vai depender, primeiramente, da formação continuada de professores no uso das tecnologias digitais na perspectiva da comunicação bilateral que permite os interlocutores intervir, compartilhar, trocar ideias e cocriar a mensagem (informação) Os interlocutores eem processo de conversação estão o tempo todo produzindo conhecimento. Esse é o primeiro passo. Já o segundo passo é incorporar essas novas linguagens no cotidiano escolar e na vida dos professores para que essa comunicação possa acontecer.
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por ROSELI SABRINA DOS SANTOS -
     Quando observamos essa imagem, voltamos a educação bancário, em que o professor depositava conteúdo para o aluno, por isso das orelhas tão atentas das crianças, que é para poder captar e devolver para o professor exatamente como ouviu. Essa e outras eram as metodologias tradicionais que não foram, infelizmente, totalmente extinta, mas atualmente a grande maioria dos educadores levam seus alunos a pensarem, refletir sobre qualquer tema e conteúdo em tralho na sala de aula.
     Trazendo para meu campo de trabalho, Educação Infantil, a BNCC nos orienta a possibilitar as criança a experimentar. O fato de ter no seu dia-a-dia a experiência como metodologias de estudos, com certeza a criança não falará apenas o que o professor quiser ou lhe explicou e sim aquilo que ela vivenciou, sentiu, ou seja, o que ela experimentou criando assim seu próprio repertório.
 
 
 
     Que tal, numa rotina de sala de aula, antes de dizer "Não pode! Essas caixas são para enfeitar e guardar os brinquedos de vocês", permitir que as crianças experimentem o espaço, os novos objetos e possam através deles conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, garantindo assim, seus direitos de aprendizagens. 
Em resposta à ROSELI SABRINA DOS SANTOS

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Roseli,  ao descrever o  cenário representado na imagem como referência ao  modelo da pedagogia da transmissão, você retratou muito bem ao lembrar da metáfora de educação bancária descrita por Paulo Freire como se a mente da gente fosse um depósito de informações desconetada da vida, sem sentido.

É bem verdade que esse cenário vem mudando.

A docência vem buscando romper com essa postura clássica de ensino massivo, graças as oportunidades formativas,.Cria estratégias voltadas à perguntas problematizadoras que instigam o pensar e a curiosidade da criança. O próprio arranjo das carteiras e da estrutura física da  sala de aula é  reformulada para possibilitar uma ambiência comunicacional mais interativa. E essas habilidades são própria do professor criativo, do professor que está sempre desafiado para fazer com que seus alunos aprendam, apesar dessa cultura do falar-ditar do mestre ainda persistir  

A educação infantil está bem alinhada com a proposta de sala de aula interativa pois toda abordagem pedagógica  é centrada na criança que está o tempo todo interagindo de forma lúdica, espontânea com autonomia para explorar seu entorno e construir conhecimentos.

O interessante que o professor, na educação infantil, exercita sua capacidade de  mediar sem se ater ao conteudismo, compreendendo  que a interação da criança com o ambiente físico e social é uma excelente oportunidade pedagógica para que o professor problematize situações de aprendizagem, instigando a curiosidade da criança. Também se torna mais criativo a exemplo dessas caixas (apresentadas na imagem) utilizadas para guardar os brinquedos,  transformam-se em recursos educacionais para que a criança possa manusear, brincar, interagir e dar novos sentidos ao uso e reuso desses objetos. 

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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por MACIANA VARELA CAVALCANTI -

Na imagem apresentada nessa atividade, podemos ver um professor com a boca enorme passando muitas informações e alunos que tem orelhas também enormes ouvindo. Esse modelo de ensino "um-todos" onde a sala de aula é tradicionalmente baseada na oratória do professor e o aluno permanece inerte ouvindo, olhando e copiando, é um modelo unidirecional de comunicação e tem sido cada vez mais questionado.

A Base Nacional Comum Curricular coloca a criança como um sujeito ativo, atuante que aprende nas situações que vivência desafios, que provaca e resolve conflitos, situações essas que possa construir significado para ela sobre si, sobre os outro e sobre o mundo que a cerca. Sabendo que a criança é um sujeito ativo, participante, dona da sua aprendizagem, devemos promover momentos prazerosos  onde ela possa expressar-se, experimentar, atuar, criar, construir, interagir.

E agora com a Pandemia e essa nova forma de ensino/aprendizagem não presencial é preciso refletir como podemos romper, mudar essa forma de ensino unidirecional também no ambiente virtual. Pensando nisso tenho tentado manter um diálogo mesmo que de forma virtual com as famílias, compartilho alguns vídeos e imagens que acho mais significativas para as crianças, faço alguns vídeos voltados para trabalhar temas como emoções e sentimentos na Pandemia tentando me aproximar da realidade deles e para que possam expressar o que pensam e sentem, e os pais tem sido meus aliados nesse momento. Sei que os retornos são poucos e que não é a mesma coisa de está junto delas no ambiente escolar, trocando, experimentando, conversando, ouvindo, como mostra as imagens abaixo, mas acredito que com essa visão que já temos da criança como sujeito ativo e esse curso que nos propomos a fazer, teremos novas ferramentas de ajuda nessa construção.

Em resposta à MACIANA VARELA CAVALCANTI

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Oi Maciana, bem interessante suas reflexões e posicionamentos enquanto docente que busca estratégias para romper com a velha tradição pedagógica de modelo comunicacional de ensino ‘um-todos’ . Propõe situação de aprendizagem centrada na criança.  A criança como sujeito ativo que é o tempo todo desafiado a resolver problemas do seu cotidiano, a explorar os percursos de aprendizagem, a interagir com meio físico e social.

O seu maior desafio é,  estando geograficamente dispersa de seus alunos, como é possível tornar corpórea sua mediação em situação de aprendizagem que envolvam os campos de experiência da criança definidos pela BNCC como essenciais para  desenvolver-se?

 Nesse momento  você conta  com a interface de comunicação que geralmente é o WhatsApp para interagir  com seus alunos e com família que tenta  materializar situações pedagógicas e afetividade sob sua orientação.

Como é possível o sentir, o tocar, vivenciar experiencia  com os objetos, com a natureza e compartilhar com os colegas? Como tornar possível essas interações vivenciadas nas aulas presenciais como apresentadas pelas imagens?

 

É nesse momento que o papel do professor torna-se imprescindível!! Ele terá que mapear itinerários cujas rotas terão que ser programadas juntamente com as famílias. É a família que vai tornar possível a materialização da mediação e campos de experiências.

O importante que o professor passe a conhecer o cotidiano da criança e da família, participe de suas vidas e extraia daí experiência de aprendizagem que possam ser realizadas dentro de casa.

 

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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por JOCIANE MARIA BEZERRA CAMPOS -
A imagem em discussão  reflete uma realidade infelizmente ainda vivenciada por muitos alunos no contexto educacional. Um modelo centralizador que impede as interações entres seus pares. Enfatizando que o processo de aprendizagem deve acontecer num contexto interativo, estabelecendo oportunidades de diálogo e reflexão, permitindo assim, que esse processo não ocorra de forma isolada, entendendo dessa forma que o indivíduo pertence a um grupo social e as suas vivências oportuniza trocas de informações e assim vai construindo seus conhecimentos.
Em resposta à JOCIANE MARIA BEZERRA CAMPOS

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Jociane, você compartilhou uma imagem que apresenta um cenário completamente diferente da que foi abordada pelo fórum.
Nela, traduz-se muitas situações de aprendizagem contempladas como  competências essenciais para o aluno desenvolver segundo a BNCC, tais como tais: Empatia e Cooperação, Trabalho e Projeto de Vida que, provavelmente, são àquelas competências que ajudam a impulsionar as outras ligadas às áreas do conhecimento por exemplo o Conhecimento, Pensamento Crítico, Comunicação e Repertório Cultural, dentre outras. Nesse sentido, se percebe que a escuta do professor prevalece e o coloca na posição de estar junto com seus alunos no processo de construção do conhecimento. Observe que na imagem a professora participa da interação ao lado de seus alunos como se estivesse testemunhando as descobertas espontâneas das crianças.
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por KATIENNE MIRANDA BORJA -
A imagem acima, nos remete a uma triste realidade, onde o aluno é apenas um receptor e o professor o único emissor, não havendo nenhum tipo de interação entre professor-alunos.
Infelizmente, por causa do contexto pandêmico, na atualidade nos aproximamos cada vez mais desse tipo de ensino, que por décadas lutamos tanto para desmistificar essa prática. Os alunos em casa apenas recebendo os conteúdos/atividades e o professor em sua casa enviando. É um grande desafio para o professor atualmente.
A solução encontrada no momento, é tentar estreitar o vínculo professor-aluno, através dos recursos disponíveis no momento, que são o uso das tecnologias, seja o uso dos celulares, vídeos, e/ou conferencias com orientações das atividades, seja para que a interação possa acontecer para ambos, diminuindo a distância posta pela situação pandêmica atual em que estamos vivenciando e esperar pelo dia em que tudo isso terminar para que possamos estar em nossas salas de aula com nossos alunos, interagindo e contribuindo cada vez mais para o seu ensino/aprendizagem. A imagem abaixo é a que eu acredito e espero vivenciar brevemente com meus alunos.
 
 
 
 
 
 
 
Anexo unnamed.jpg
Em resposta à KATIENNE MIRANDA BORJA

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Katienne, você levantou uma questão bem interessante que diz respeito ao conceito de interatividade.
Não basta está usando a tecnologia digital em rede para tornar a sala de aula virtual num espaço interativo. De fato, nessa pandemia - buscou-se o ensino remoto emergencial para garantir aos alunos o seu direito a aprendizagem.
E da forma como está sendo pensada não difere muito do modelo comunicacional 'um-todos' de ensino. O que torna o ensino remoto uma sala de aula interativa próprio da educação online, não é - por incrível que pareça - o uso das tecnologias, elas potencializam, mas não garante a interatividade.
O que vai garantir a aprendizagem criativa é a abordagem que propõe em processo  comunicacional a cocriação da mensagem. O que isso quer dizer? quer dizer que nas interação entre professor e aluno aja o diálogo que provoque no aluno a reflexão para que possa argumentar suas ideias e saberes.
Veja que nessa imagem que você compartilhou há o fluir de conversas entre eles e entre os objetos que manuseiam. Vejo três crianças que estão lendo, um outro oberva o livro do colega e livremente interagem com a pessoa qeu está fazendo o resgistro fotográfico. É uma sala de aula centrada no diálogo, no fluir da conversação espontânea. É isso que provoca a interação e tecnologia digital em rede poderá potencializar esse processo.
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Maria Aniceta da Silva -
A gente procura se situar na realidade de hoje e faz uma comparação envolvendo a Educação infantil, onde as interações e brincadeiras, são os eixos estruturantes e aliadas ao protagonismo da criança, seus direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se e que em nada condiz com a imagem provocativa. A criança nessa imagem, aparece tão somente como receptora passiva.

Os elementos que provocam essa realidade do modelo de ensino "um todos", é o professor de frente para as crianças e estas, numa posição apenas de ouvintes, sem interferirem ou interagirem, também conhecida como educação bancária. E hoje temos uma nova proposta de ensino, de acordo com a BNCC, que envolve a criança como protagonista da sua aprendizagem e o professor numa posição intermediadora, articulando uma intencionalidade, para que as crianças aprendam através de si mesmas.

E a maneira de romper com esse modelo antigo de ensino, a busca por soluções, as estratégias de mudança, encontra-se em nós educadores, além de uma política pública voltada para garantir a infra-estrutura básica, que garanta a professores e crianças/alunos, estarem em condições de exercerem o seu papel.
Em nós, porque em nossa sala de aula/laboratório precisamos, necessariamente, estar buscando através do estudo, da autocrítica e da pesquisa permanente, a melhor forma de fazer com que essa aprendizagem aconteça. E também respeitar os direitos da criança, nessa primeira etapa da educação básica e, consequentemente, estar sempre melhorando nossa prática.

E sobre as implicações das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação, percebemos o impacto que sofremos tanto no que diz respeito a aquisição da ferramenta adequada (o equipamento que precisa suportar o software que será utilizado, as condições de internet, etc.), como do próprio conhecimento básico nessa área, para se situar nesse nova modalidade de ensino-aprendizagem. Não deixando de considerar também, o próprio contexto social da clientela.
Está acontecendo uma mudança num processo irreversível. E precisamos nos adequar e conduzir junto conosco, as nossas crianças e as famílias, compreendendo todo contexto que envolve e que precisa ser considerado perceber nessa condução.
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Em resposta à Maria Aniceta da Silva

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Olá Aniceta, é incrível como a educação infantil destoa das demais no quesito aprendizagem. Nessa etapa, a criança é verdadeiramente um sujeito que atua, que interage e explora o meio físico e social de forma autência e espontânea.

Não há, aí,  uma interação aleatória - como você bem diz, Aniceta -  há toda uma intenção pedagógica bem fundamentada e articuldada para permitir essa interação.

Na educação infantil o professor se desapega de todo o arcabouço teórico e metodológico curricular de ensino que o prende nas formas de como devemos transmitir os conteúdos das diversas áreas do conhecimento e de como aluno deverá aprender.

O professor, diante de um contexto escolar estruturadado nas concepções de ensino baseada na transmissão, não encontra um espaço favorável de autoria pedagógica, pelo contrário, trata a aprendizagem escolar como uma lista de tarefas a ser cumpridas no tempo que foi determinado para aprender, ou seja, o calendário escolar determina o início e o fim das oportunidades de aprendizagem. Com essa concepção, o foco está nas metodologias de ensino e não nos estilos de aprendizagem de cada aluno.

Já na educação infantil, o professor se desprende desse contexto curricular ainda engessado pela proposta de ensinar tudo a todos - e passa a arquitetar percursos que disponibilizem situações de aprendizagem centrada na criança.  Ele crie esses percursos baseados nos campos de experiências da BNCC e no referencial curricular da educação infantil.  É aí que essa interação torna-se possível. 

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Maria Aniceta da Silva -
Oi Karen,
Importantes palavras complementares, enriquecendo e me fazendo abstrair ideias afins e inacabadas. E que bom que são inacabadas, por causa das descobertas que fazemos enquanto aprendizes. Quando aprendemos um pouco que seja, a gente sente prazer e desejo de continuar nessa caminhada. E sempre estaremos nesse processo de insuficiência diante da complexidade que é ensinar e aprender. Enquanto professores que somos, estaremos sempre nesse ato contínuo de aprender, ensinar e aprender...
Em resposta à Maria Aniceta da Silva

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
É essa sensação que tenho também, Aniceta, das ideias inacabadas ( em processo contínuo de reformulação) pois as ideias surgem das conversações, das interações humanas que estão sempre ensinando, aprendendo e produzindo conhecimento que não cessa, por isso, a aprendizagem é para vida toda. E na interação a gente aprende muito, vai ampliando o repertório de ideias. Verdade, Aniceta, o sentimento é de prazer mesmo e desejo de fazermos parte desse processo contínuo e maravilhoso que é a aprendizagem.beijo
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Adriana Lima da Silva Teixeira -
Ao olharmos a imagem acima, temos o cenário de uma educação bancária onde o professor é o detentor do conhecimento e os alunos que nada ou pouco sabem, ficam inertes apenas ouvindo, absorvendo e processando as informações transmitidas sem o direito de interagir, de opinar e de expressar-se. Considerando os conhecimentos adquiridos em nossa formação, a forma de romper com esse modelo de educação, é compreendendo a criança como um sujeito de direitos que interage com o meio e aprende por meio das relações estabelecidas com o outro. Diante disso, podemos afirmar que ela é capaz de produzir e construir o seu conhecimento desde que haja condições propícias e os direitos de aprendizagem sejam garantidos pelo professor. Todo trabalho desenvolvido com as crianças deve ser pensado, planejado e organizado com uma intencionalidade educativa de forma que o tempo, os espaços e materiais estejam adequados à faixa etária e ao interesse das mesmas para que ocorra uma aprendizagem significativa. Planejar atividades considerando as especificidades da criança, permite ao professor uma reflexão sobre a prática pedagógica de forma que ele perceba o que deu certo, o que não deu e o que precisa melhorar. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador, e o desafio é inserir seus alunos no processo de ensino e aprendizagem de forma ativa e significativa com o objetivo de desenvolver competências e habilidades das crianças.
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Poliana Maria Ramos Lopes de Farias Ramos Lopes de Farias -

A partir da observação feita na imagem apresentada percebe-se que o professor se posiciona como detentor do saber. O mesmo não dá oportunidade para que os alunos interajam mediante o desenvolvimento da aula.
Sabemos também que uma aula meramente expositiva não torna a aprendizagem significativa.
Um dos maiores benefícios no processo de aprendizagem sem dúvidas é a inserção dos recursos digitais na sala de aula, assim a tecnologia viabiliza novas formas de aprendizagem tornando a aula interativa e prazerosa, envolvendo a atenção dos alunos nas aulas. Dessa forma os alunos sentem a necessidade de se expressarem dando as devidas opiniões e assim facilitando o processo educativo.

Anexo Screenshot_2021-04-13-16-00-00-334_com.google.android.googlequicksearchbox~2.jpg
Em resposta à Poliana Maria Ramos Lopes de Farias Ramos Lopes de Farias

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Maria Conceição Brito da Costa -
TDIC nos dias atuais veio proporcionar e facilitar o processo de ensino aprendizagem nas transmissões do conhecimento, através das inovações da tecnologia com a internet e o computador, auxiliando nas aulas totalmente online ou de forma híbrida melhorando e aperfeiçoando com vídeo,viabilizando as novas formas de estudo.
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por LUANA DE LIMA PATRICIO -
A foto remete ao ensino tradicional onde o professor é o detentor do conhecimento e o aluno mero receptor e reprodutor, uma nova foto ou imagem da turma como protagonista da aprendizagem e o professor como mediador, utilizando neste tempo de pandemia as midias e criações de vídeos para tal interação, onde a criança seja protagonista de criação e produção de conhecimento. A foto e da turma de crianças de 5 anos na apresentação do seu livro onde produção,  desenho, escrita, coreografia e ilustração foram feitos por eles.  Os superprotetores contra o monstro do lixo. 
Anexo IMG-20181215-WA0026.jpg
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por LUANA NEVES DOS SANTOS LUIZ -
Nesse modelo de ensino "um-todos" os alunos são passivos e apenas o professor é o detentor do saber. Creio que a maioria de nós que estamos realizando este curso, estudamos através deste modelo de ensino aprendizagem e uma das coisas mais difíceis é romper com essa forma forma de pensamento que nos foi inculcado ao longo de nossa formação escolar. Em nossa formação universitária passamos a conhecer outras teorias e metodologias de ensino aprendizagem e compreendemos que o aluno deve ser sujeito de sua própria aprendizagem como Paulo Freire tão bem nos ensina. E em nossas salas de aula, certamente nossa prática cada vez mais se afasta do modelo de ensino "um-todos" e passa a perceber o estudante como um sujeito ativo, especialmente nas salas de educação infantil, onde valoriza-se o lúdico, a interação entre os sujeitos na construção da aprendizagem, etc.
Porém, algo que ainda estamos conhecendo e nos apropriando é a interação com as tecnologias como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Essa interação permite um protagonismo muito maior por parte dos estudantes e professores na busca, produção, compartilhamento de novos saberes, de forma muito dinâmica e rápida.
Nesse período de pandemia que o mundo está atravessando estamos nos reinventando como professores e alunos, aprendendo a utilizar a tecnologia de aparelhos, programas e aplicativos a serviço da educação. Penso que quando conseguirmos vencer esse vírus e podermos novamente retornar as escolas, continuaremos a usar toda essa bagagem que estamos adquirindo no nosso fazer pedagógico.
Anexo educacao-40-sala-de-aula-getty-images.jpg
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por ILKA MARIA MOREIRA PINHEIRO -
A imagem ilustra claramente o que Paulo Freire chamava de Educação bancária, modelo que coloca o professor no centro do processo, sendo o protagonista de todo processo, atuando como um repassador de conteúdo e por outra via, deixa o estudante na situação de mero receptador de informações. Sendo assim, de acordo com o próprio Freire, a saída é descontruir esse padrão vertical perverso que deixa o professor à cima do estudante, verticalizando as relações, e fazendo com que haja não como transmissor, mais como articulador/facilitador da aprendizagem. Assim sendo, a imagem ao invés de mostrar um professor em cima de um pedestal que enfatiza sua condição de superioridade hierárquica e com uma enorme boca, que dá ênfase a transmissão de conteúdo, e os estudantes sentados que dá ideia que são meros espectadores submissos e com enormes orelhas que expõe sua situação de receptadores de conteúdo. Para reescrever essa imagem ela deveria colocar alunos e professores no mesmo patamar, sendo o professor o facilitador do processo, mas entendendo que o protagonista dessa trama é o aluno, todos atuando de forma conjunta no sentido de construir conteúdo, pois como ele próprio dizia, no preces de educação, quem ensina aprende e quem aprende ensina.
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por SUELI TAVARES ALVES TRINDADE -
A imagem mostra um professor falando muito alto e alunos só ouvindo. È interessante que haja atividade onde o aluno possa pensar, pesquisar e
assim possa haver  aprendizado, uma interação entre professor-aluno
.
Em resposta à SUELI TAVARES ALVES TRINDADE

Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por ANGELA MARIA GOMES DA SILVA SOARES -

Na imagem apresentada percebe-se que o professor se posiciona utilizando um modelo de ensino unidirecional sentido único que só o professor pode falar fazendo uso da aula expositiva no modelo de ensino tradicional.

O que poderá ser proposto é um ensino em que o professor promova a interação, diálogo e participação entre os atores envolvidos no processo.

Anexo 1618619135168.jpg Curso NTE
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Re: Atividade 3 -Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por LOIDE MARIA DA COSTA SILVA -
Ao observarmos a imagem acima nos remete ao ensino tradicional onde o professor apresenta-se como sendo o protagonista nesse processo, sem que haja uma interação professor/aluno. Infelizmente vivenciamos algumas situações semelhantes no processo educativo, em que o professor se torna o único emissor de informações e o aluno meramente receptor sem o direito de intervir. Portanto é preciso propor um ensino na perspectiva de envolver a criança no processo de ensino e aprendizagem promovendo atividades significativas de forma bem elaborada garantindo os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, pois a criança é um ser dotado de direitos que precisam ser respeitados.