Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

Número de respostas: 39

Caro(a) Colega Professor(a),

Este fórum 'Estudo de Caso' discute a temática  do tópico 1 desse módulo sobre as implicações das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. 

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FONTE: SILVA, Marcos. Dsiponível em<https://ieducacao.ceie-br.org/wp-content/uploads/2021/03/aulaUnidirecional.png>

A imagem acima,  representa uma cena conhecida por nós  educadores como uma realidade de ensino e aprendizagem baseada na metodologia da transmissão que, segundo o estudioso Prof. Marcos Silva, o falar-ditar do professor segue o modelo unidirecional de comunicação “um-todos”,  o aluno enquanto receptor passivo desse processo comunicacional está separado da possibilidade de interagir com o emissor para produzir conhecimento.

Proponho aqui uma discussão aberta em que você professor, nesse contexto de cocriação, dê novos sentidos junto comigo e  com os colegas, buscando responder a problematização a seguir:

Ao observar a imagem, identifique quais elementos  que provocam essa realidade do modelo de ensino "um-todos" e estude maneiras de romper, busque soluções, crie estratégias de mudança.

Recrie uma nova imagem, proponha novas ideias. Use sua criatividade

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Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Jeossana Gleizer Ribeiro de Araújo Souza -
O que eu vejo nessa gravura é o professor falando e os alunos escutando fazendo com que a aula seja desinteressante e que os alunos não aprenda com mais facilidade e que não seja atrativa. A solução é criar estratégias utilizando aulas práticas que façam os alunos a vim refletir, a participar, a pesquisar, a dialogar e a brincar sempre se interagindo com os colegas e professores, despertando a curiosidade e o interesse no assunto estudado. Assim, o aluno deixa de ser passivo( receptor) para ser ativo ( transmissor).
Em resposta à Jeossana Gleizer Ribeiro de Araújo Souza

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Jeossana, é isso mesmo criar estratégias com rompam com esse modelo de comunicação unidecional presente no ensino.

Mas que estratégias poderiam ser essas? Será que o uso das tecnologias digitais em rede poderão favorecer a aprendizagem? Essa aprendizagem signficativa a que você se refere? Eu responderia sim e não.
Sim, pois a interação humana mediada pelas tecnologias digitais em rede favorece o compartilhamento, as trocas de idéias, o diálogo, a produção do conhecimento.
Não, se nessa ambiência comunicacional mediada pelas tecnologias digitais em rede não houver interatividade.

Percebe que ao adotar o modelo comunicacional da interatividade na sala de aula não depende do uso das tecnologias, mas sim da mediação do professor em propiciar espaços de aprendizagem que façam o aluno a ser participativo, curioso e na resolução de problemas investiga e pesquisa.

Você, Jeossana, sugere aulas práticas e o que seriam essas aulas práticas? Diria que são aulas contextualizadas em que sejam possível a interação humana.
É nesse contextp que a escuta e o diálogo estão presentes como práticas culturais que emergem da relação sóciocultural entre professor e aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Samantha Cunha Bezerra Chaves -
A imagem mostra um modelo de Educação Bancária, onde o educador " deposita" as informações e o educando apenas as recebe sem interagir e sem pensar, apenas ouve e vê. Desse modo o aluno não tem estímulo para pesquisar, interagir , questionar e fomentar outros conhecimentos. Quando o professor " desequilibra" o aluno e o faz pensar, ele o coloca dentro e protagonista desse processo. E como fazer isso? Ao meu ver, criando movimento, interação, atividades em grupo e práticas. Não que se deva deixar o conteúdo escrito de fora, mas compreendê-lo na prática.
Em resposta à Samantha Cunha Bezerra Chaves

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Samantha Cunha Bezerra Chaves -
Em resposta à Samantha Cunha Bezerra Chaves

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por EMILIO AUGUSTO F. DA SILVA -
Gostei dessa imagem. A experiência que o aluno tenta desenvolver é um bom caminho para a autonomia dele no aprendizado. O aluno procura aprender por si só ou em grupo. Ele recebe o conhecimento teórico e vai desenvolver na prática
Muito legal!
Em resposta à EMILIO AUGUSTO F. DA SILVA

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Sim, Emílio, é bem isso! Observe que a professora disponibilizou o laboratório para que os alunos pudessem fazer ciências que é bem diferente do 'ensinar ciências' uma vez que os experimentos muitas vezes são conduzidos pelo próprio professor.
Em resposta à EMILIO AUGUSTO F. DA SILVA

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Arlinda Gomes Diniz de Moraes Neves. -
Gostei muito dessa imagem. Aqui podemos perceber o aluno envolvido no fazer pedagógico prático, o que possibilita a autonomia do aluno bem como seu conhecimento testado na prática.
Em resposta à Samantha Cunha Bezerra Chaves

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Samantha, seu texto parece ser bem objetivo mas,no entanto, abre um leque rico de possibilidades discursivas ao dialogar com alguns teóricos como Paulo Freire e Piaget. Ambos buscam romper com aquela aprendizagem escolar baseada no ensino para propiciar a aprendizagem criativa, tão almejada, centrada na autonomia, no pensamento crítico e na interação do sujeito com o meio físico, social e cultural.

A questão é, como fazer isso? Você, Samantha, dá dicas, quando diz que o professor “desequilibra” o aluno para ele pensar.

O que isso quer dizer!? É que o professor assumindo seu papel de sistematizador do conhecimento age como provocador de situações e formulador de problemas para que o aluno nesse processo de desequilíbrio busque novos elementos que possam responder aos seus questionamentos.
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O que acho mais interessante - nessa abordagem - é que não precisamos de muitas tecnologias ou tecnologias modernas para criar estratégias de interação que permita aos alunos experienciarem o conhecimento.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Samantha Cunha Bezerra Chaves -
Muito obrigada pela devolutivo, foi muito enriquecedor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Olavo Bilac dos Santos. -
Primeiramente, na imagem, tenho a impressão de que o professor está em um plano mais alto que os alunos, onde ele apenas transmite informações, falando o tempo todo enquanto os alunos permanecem calados, não havendo interação professor-aluno-professor, nem aluno-professor-aluno, caracterizando ensino no sentido de mão única, de “um-todos”, tornando, por assim dizer, o aluno em um depósito de conteúdos.
O importante é que tenhamos interlocutores e não destinatários (modelo um-todos), em que a comunicação no processo educacional seja de todos-todos, utilizando mecanismos tecnológicos que facilite esse processo ( email, zap, instagram, rádio, tv, sites, portais educacionais, sites de pesquisa, smartphones, tablets, redes sociais diversas), claro que de forma planejada e organizada para que os objetivos possam ser alcançados.
Sem que haja interação, não teremos um modelo educacional eficiente que transmita ou possibilite a transmissão ou aquisição do conhecimento.
Em resposta à Olavo Bilac dos Santos.

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Oi Olavo, realmente essa proposta por você tão bem colocada: o de haver, no processo educacional, ‘interlocutores e não destinatários (modelo um-todos)’ é importante .
Concordo com você sobretudo quando sugere mecanismos tecnológicos que facilitem essa interação.
No entanto, há estudos que afirmam que esses mecanismos não garantem a total interlocução, a exemplo do ensino EaD que apesar de contar com ferramentas de interação como fórum, chat.. os alunos dificilmente acessam o ambiente para se comunicar, apenas para realizar atividades.
Não há encontros, somente ações solitárias proposta pelo autoestudo.
Então, o que de fato promove a interatividade para que a informação seja manipulada, retomada, questionada e transformada em conhecimento?
Nada mais do que a mediação do professor em disponibilizar material, métodos e recursos que deem ao estudante o desafio de intervir, participar, modificar de maneira que o aluno possa entrar com sua autoria. A tecnologia digital, nesse contexto, vem para potenciar a comunicação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por ANDREZZA DA CONCEIÇÃO ITALIANO RODRIGUES DE MEDEIROS -

Na imagem pude observar que o professor é único o emissor da mensagem. Para que o conhecimento possa ser dinâmico é necessário a interação de todos , através do debate o conhecimento se torna mais atrativo e rico. Potencializando o aprendizado de qualidade e a formação do senso crítico de cada aluno.

Em resposta à ANDREZZA DA CONCEIÇÃO ITALIANO RODRIGUES DE MEDEIROS

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Andrezza, lembrei de uma conversa de Marco Silva em sua live, recetemente, destinada a professores da Paraíba ao dizer que o conhecimento não é transmitidoo que se transmite é a informação que surge como dado para que os praticantes culturais possam operar com essas informações fornecidas e resolver problemas de seu cotidiano, compartilhar e criar novas ideias e novos conhecimentos. A dinâmica das informações acontecem para responder, problematizar situações de aprendizagem e, assim, produzir conhecimentos.

Na imagem abaixo, que você compartilhou, a professora traz como dado (informação) o globo para iniciar uma conversa contextualizada sobre o Planeta Terra, acredito eu,  e daí extrair das falas infantis sobre o que ver, o que entende e o que sabe.
Observe que todas as crianças estão concentradas como estivessem imersas nas informações compartilhadas pela professora.
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Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Glauciana Timbó Ferreira -
A imagem, demostra um sistema de ensino onde o professor é o centro do processo.
Ao que me parece, ele é o detentor do conhecimento e da fala, onde os alunos são meros receptores, como Paulo Freire chamava de educação bancária.
Ao aluno, cabe o papel de receber o que o professor deposita, sem qualquer tipo de interação.
Cabe a nós professores, apreender os conhecimentos que os alunos já possuem e proporcionar situações que promovam a resignificação de ideias não impostas, mas refletidas. Contribuímos no momento em que trazemos os educandos para o centro do processo de aprendizagem e reelaboramos o conhecimento por meio da interação.
Anexo natalia-marques.jpeg
Em resposta à Glauciana Timbó Ferreira

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por EMILIO AUGUSTO F. DA SILVA -
Muito bom também essa forma de trabalho. Todos estão com a atenção voltada para o professor e o professor consegue ver todos de forma direta. A interação é bem grande, ao contrário da posição dos alunos em filas e um atrás do outro.
Bom seria se tivéssemos poucos alunos pra trabalhar dessa forma e bastante recurso, como a lousa interativa
Em resposta à EMILIO AUGUSTO F. DA SILVA

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Emílio você abordou um ponto de discussão interessante que é o fato de lidar com turmas com número reduzido de alunos para que essa interação possa acontecer.
Uma turma super lotada é difícil o arranjo do espaço da sala como ambiente que propicie situação de aprendizagem como essa da figura. Há professores com ideias bem criativas que conseguem com grande esforço dividir a turma em grupos para criar uma dinâmica de interação e participação. Mas não é fácil essa mediação. É um grande desafio para Ensino Fundamental romper com a Pedagogia da Transmissão.
Em resposta à Glauciana Timbó Ferreira

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Olá Glauciana, a educação bancária, descrita por Paulo Freire como educação tradicional, traduz bem o modelo comunicacional unidirecional na qual Marco Silva vem estudando para explicar a teoria da comunicação da interatividade que emergiu da cibercultura.
Ele propõe que essa abordagem possa também emergir da sala de aula, seja ela online ou presencial de modo que a informação que chega como dado não se restrinja a uma apresentação de aula multimídia, mas que possa mexer com os sentidos, envolver, problematizar e provocar curiosidades. Podemos aqui listar sem pestanejar ações que levem a comunicação bilateral, mas quando migramos essas ações para contextos de ensino, elas não conseguem fazer com que o aluno cocrie a mensagem.
O que falta é justamente a discussão pedagógica que considere a interatividade como modelo de comunicação que ajuda o aluno a pensar e produzir conhecimentos. Esse modelo dever está presente na própria forma de se construir o currículo com a participação de todos.
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Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Juliana Brito -
É um modelo de Educação onde o aluno é apenas receptor do conhecimento passado pelo professor.
Para termos um modelo de Educação que atenda as necessidades do aluno, é necessário aulas mais interativas e atraentes, para tanto o professor pode utilizar os meios tecnológicos que se faz presente na vida de todos as pessoas na atualidade, promover trabalhos por meio de pesquisas em diferentes fontes, planejar suas aulas e todo o material que irá utilizar, e sobretudo, promover aulas em que o aluno seja protagonista no processo, participando, dialogando, questionando, pesquisando e sendo o construtor de seus próprios conhecimentos.
Em resposta à Juliana Brito

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Juliana Brito, segundo Marco Silva nem todas aulas ditas interativas e atraentes podem ser consideradas como espaço de aprendizagem baseado no modelo comunicacional bilateral. Nem mesmo o uso dos meios tecnológicos poderá garantir essa aprendizagem criativa. A questão está na própria concepção que se tem do uso das tencologias e de ensino e aprendizagem em processo de comunicação. É preciso compreender que não se pode transmitir o conhecimento, ele é construído na relação entre os interlocutores. O que se transmite é a informação como dado que vai se transformar em conhecimento.
Então pensar em aulas interativas é sobretudo romper com a comunicação unidirecional entre emissor e receptor para que a mensagem possa ser cocriada..
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Arlinda Gomes Diniz de Moraes Neves. -
Re: Atividade 3 - Use esse espaço para interagir - Arlinda Gomes Diniz de Morais Neves
Eu vejo um modelo de educação centralizadora e bancária onde o professor está acima da turma detendo todo conhecimento e os alunos apenas ouvindo o que lhes é transmitido. Esse tipo de educação apenas reproduz uma sociedade sem autonomia e sem criatividade. Precisamos de uma educação participativa, reflexiva, dialógica, onde a interação professor/aluno desperte a curiosidade e o interesse no tema discutido, abrindo assim espaço para a formação do conhecimento. O aluno deixa então de ser passivo e passa a ser ativo e participante desse processo de ensino.
Em resposta à Arlinda Gomes Diniz de Moraes Neves.

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Oi Arlinda, é bem verdade que a educação avançou muito nessa área das tecnologias digitais e que a formação docente vem cada mais protagonizando sua aprendizagem em pesquisa e ensino mediadas pelo digital em rede.
No entanto, mesmo sendo capaz de identificar uma realidade pedagógica que se apresenta como modelo de comunicação unidirecional encontramos dificuldades em disponibilizar espaços de aprendizagem interativa que possibilitem a comunicação bilateral, ou seja, que possibilite metodologias ativas para contemplar a autoria do aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Olavo Bilac dos Santos. -

Primeiramente, na imagem, tenho a impressão de que o professor está em um plano mais alto que os alunos, onde ele apenas transmite informações, falando o tempo todo enquanto os alunos permanecem calados, não havendo interação professor-aluno-professor, nem aluno-professor-aluno, caracterizando ensino no sentido de mão única, de “um-todos”, tornando, por assim dizer, o aluno em um depósito de conteúdos.
O importante é que tenhamos interlocutores e não destinatários (modelo um-todos), em que a comunicação no processo educacional seja de todos-todos, utilizando mecanismos tecnológicos que facilite esse processo ( email, zap, instagram, rádio, tv, sites, portais educacionais, sites de pesquisa, smartphones, tablets, redes sociais diversas), claro que de forma planejada e organizada para que os objetivos possam ser alcançados.

Sem que haja interação, não teremos um modelo educacional eficiente que transmita ou possibilite a transmissão ou aquisição do conhecimento.

Imagem da Internet

Em resposta à Olavo Bilac dos Santos.

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Olavo, essa imagem representa bem a interatividade possibilitada pela cibercultura. O que a gente observa é que a informação está sendo compartilhada por todos o interatores - não há separação entre emissor e recpetor.
Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Olavo Bilac dos Santos. -
Obrigado pela informação, Profa. Karen.
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Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Sandra Cristina Moura do Nascimento -
atividade coletivaA imagem é bastante clara sobre o modelo de educação aplicada. O professor é centro das atenções e os alunos são receptores das informações por ele ditadas. Hoje trabalhamos com interação e participação de todos, os alunos tem voz ativa e participações garantida. E que bom que o ensino ultrapassou essa parte tradicional. Quando se trabalha em grupo os resultados são melhores. A estratégia bastante eficaz para se desenvolver bons resultados na educação, são os momentos de interação, diálogos, troca de ideias e conhecimentos de ambos os lados. Cabendo ao professor proporcionar momentos de trocas, de coletividade, e de avanço mútuo entre todos.
Em resposta à Sandra Cristina Moura do Nascimento

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Sandra, o trabalho em grupo é uma dinâmica que favorece a interação quando bem articulada pelo professor levando em conta o objetivo de sua aula e a aprendizagem.
Sabemos que há diversidades e estilos diferenciados de aprendizagem. A dinâmica em grupo não só vai possibilitar a pesquisa como também desenvolver competências comunicacional proposta pela BNCC em que cada aluno possa 'expressar-se e partilhar informações e experiência' além do fato de está participando, contribuindo com projeto de pesquisa da grupo, por exemplo. Quando essa estratégia de trabalho em grupo está alinhada aos objetivos e às competências gerais da BNCC é possível observar "momentos de interação, diálogos, roca de ideias e conhecimentos" - como você bem diz.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por ANA CRISTINA DA SILVA GOMES -
A imagem, mostra uma professora apresentando um modelo de educação tradicional, onde o aluno, só escuta sem direito de expressar suas ideias, opiniões, impossibilitando o aluno a desenvolver sua criticidade, criatividade, dentre outras pontrcialidades. Partindo para uma situação atípica, onde as aulas passaram a tomar outra modalidade de forma inesperada, ou seja, uma situação momentânea, que de alguma forma, provocou em ambas as partes, discentes e docentes uma complexidade no ensino, onde ocorreu uma readaptação na modalidade de ensino, portanto diante a temática em questão, referente a imagem em discussão, o que ocorre, por muitas vezes com as aulas remotas, que terminam sendo mais uma forma de dificultar o processo de construção do ensino aprendizagem, por falta de conhecimento na área tecnológica de ambos, pode ocorrer em alguns momentos, esses tipos de comportamentos, voluntários e involuntários. Outrossim é fundamental, que principalmente a equipe docente, estejam sempre buscando se qualificar, não só área tecnológica, como a tudo que diz respeito a um aperfeiçoamento na profissão, para desenvolver um um trabalho digno sempre em busca do melhor com boas estratégias
Em resposta à ANA CRISTINA DA SILVA GOMES

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Olá  Ana Cristina, você, em seu texto, expressa a preocupação educacional sobretudo nas questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem frente a pandemia que ameaça o direito de aprender do estudante e o professor se ver em situações conflitantes: adaptar o currículo escolar fixo para ser trabalhado de forma remota e se apropriar, ou seja, saber usar os dispositivos tecnológicos que possibilitam a comunicação síncrona e assíncrona além de vivenciar diversas práticas de multiletramentos que emergem da cibercultura, conhecida como linguagens digitais. Práticas essas que não faziam, até então, parte do cotidiano de muitos professores. 
Essa realidade é um grande desafio para o professor, por isso, que Marcos Silva insiste no investimento competente na formação de modo que o professor assuma seu papel de sistematizador do conhecimento, formulador de questões e mais que isso que ele possa habitar no ciberespaço para se comunicar, partilhar, contextualizar e tornar o ambiente virual - na interação com seus alunos - verdadeiramente de aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por EMILIO AUGUSTO F. DA SILVA -
Não podemos fugir da ideia de que a informação tem que partir de alguém. E na educação, por muito tempo, os conteúdos eram repassados aos alunos de forma direta sem que os alunos pudessem ou tivessem oportunidade de se pronunciar contra ou a favor de determinados assuntos. É possível que essa representação ainda seja real, o universo educacional é muito amplo e não tem como fazer esse registro. A não ser que o aluno externize essa problematização.
Com o avanço educacional, o aluno deixou de ser um mero receptor; ele é convidado a participar do processo e trazer para o centro o seu conhecimento e suas angustias e conflitos a cerca de determinados temas. E com o avanço tecnológico e as novas formas de gerenciar uma aula, o aluno passou a ser mais participativo, e passou a contribuir com o professor, pois em muitas situações o aluno demonstra um bom conhecimento a cercas de redes sociais e outros mecanismos que precisamos saber para usar muitos aplicativos.
Em resposta à EMILIO AUGUSTO F. DA SILVA

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Emílio, na verdade o avanço educacional aconteceu graças a cibercultura que tornou possível o encurtamento das distâncias como também acelerou a produção de novos conhecimentos na área da ciência e tecnologia. Essas novas linguagens tomou conta da cidade, das crianças e dos jovens que cada vez mais imersos no mundo digital estão o tempo todo em processo de criação e compartilhamento e a escola precisa se transformar, repaginar suas concepções curriculares para tornar a aprendizagem na sala de aula, ubíqua - condição para emergir saberes mediados por tecnologias digitais em rede. A escola, nesse sentido,  pode ser entendida como espaço de pesquisa, de práticas culturais e aprendizados potencializadas pelos encontros síncronos e assíncronos.
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Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Rita de Cassia da Silva oliveira -

 

      Substituindo a imagem anterior por essa  abaixo observamos que não pode haver interação 

quando existe apenas um protagonista como no caso da figura anterior. A comunicação efetiva acontece

por meio da interatividade tendo o educador como mediador desse processo, essa ação precisa acontecer 

de maneira que o professor não seja meramente um transmissor de conhecimentos e sim, um possibilitador

da  criatividade e da construção dos diversos saberes.

Anexo trabalho.jpg
Em resposta à Rita de Cassia da Silva oliveira

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -
Oi Rita, as tecnologias digitais tanto servem para facilitar a comunicação entre pessoas como potencializam a cultura maker, o 'faça você mesmo'. Na escola, as tecnologias se descarecterizam de sua função interativa para atender a uma concepção de ensino arraigado ao modelo de comunicação unidirecional. Subutilizam seu uso.
Na minha opinião, concordando com você, a única forma de romper com esse paradigma é a mediação do professor em processo contínuo de práticas formativas que mediadas pelas tecnologias digitais em rede torna possível promover uma sala de aula interativa, apesar dos muitos desafios.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Juliana Medeiros -
A imagem retrata a posição do professor como sujeito ativo e os alunos como sujeitos passivos. Com a função predominante de transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, numa relação vertical e não dialógica.
Nesse intuito, necessitamos de esforços para criarmos um ambiente escolar acolhedor, que proporcione aos educandos uma educação repleta de aprendizagens significativas e estimulantes. Um local de curiosidades científicas e de participação efetiva dos alunos.
 
 
 
Anexo imagem.jpg
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Antonia Franciaires Martins de Oliveira Ferreira -
Nessa imagem vejo um professor apenas jogando informações pra quem quiser e conseguiu "agarrar". Não há interação entre professor a alunos. Acredito ser necessário uma aula mais interativa para uma melhor aprendizagem, uma melhor participação e envolvimento, uma aprendizagem mais interativa, que proporciona troca de conhecimento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por FABIANA DA SILVA PEREIRA -
A imagem exposta acima retrata tanto o conceito de Educação bancária citada por Paulo Freire, onde o aluno apenas recebe informações e/conhecimentos, onde o Professor é o detentor e soberano, sendo assim, o aluno é considerado como uma tábua rasa, sem direito de expor ideias, experiências e conhecimentos. Como também, retrata a falta de comunicação, já que apenas o professor fala, transmite. Passamos por grande evolução de teorias da educação, associadas a outras ciências em busca de estratégias e estudos que valorizem o aluno como sujeito histórico, detentor de saberes. Assim o professor mediador valoriza os conhecimentos prévios dos alunos e oportuniza experiências novas, reflexões críticas e aproxima o aluno dos conhecimentos científicos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3 - Use este espaço para interagir sobre o Tema: TDIC e Educação - 5 Pontos - Até 18 de abril

por Jucilane Oliveira -
O que a imagem mostra visivelmente é a educação bancária aquele modelo que nós conhecemos a do sistema tradicional de ensino, em que os educadores apenas deposita o "conhecimento" em seus alunos.
Diante disso, os alunos não apresentam qualquer tipo de voz ou raciocínio crítico, representando um tipo de ensino ultrapassado, já que a educação atual, permite que os indivíduos se tornem os protagonistas do processo.
Anexo unnamed.jpg