Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

Número de respostas: 33

Ola, Colega!!!

Seja bem-vindo ao Módulo II do Curso FOCORE. Agora iniciaremos as aulas práticas, mas não podemos perder de vista os objetivos conceituais que nos conduzirão até o objetivo final ser alcançado. Ou seja, não podemos perder de vista a necessidade de relacionarmos teoria e prática, sempre buscando articular diferentes áreas do conhecimentos (interdisciplinaridade), vendo o erro como fator de crescimento e compreendo a Robótica Educacional como um recurso pedagógico mediador do processo de ensino-aprendizagem.

Este fórum está aqui para permitir uma interação que nos ajude a ir fazendo essa articulação de ideias, agora com novos conhecimentos que as aulas desse módulo nos trarão. Acredito muito nessa ferramenta. 

Clique em responder para iniciar essa interação...

116 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Melquisedeque Jacob Alves -

Bom dia,

 

Ontem nosso aula foi excelente, não que as outras não tenham sido, talvez pelo fato de começamos a colocar a "mão na massa" torne a aula mais empolgante do que já é. 

Hoje comecei a dá uma olhada na atividade que ficou para casa e fiquei um pouco confuso. Primeiro pq me deparei com o livro que orientará a atividade e percebi que é todo em inglês, rsrsrs. Segundo pq não entendi bem o q de fato precisaremos fazer.

 

Me ajude Denilton

 

84 palavras

Em resposta à Melquisedeque Jacob Alves

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Legal, Melqui...

Vamos lá...

Ví que o enunciado da atividade proposta não ficou tão claro. Procurei dar uma melhorada nele. ficou assim:

  • Procure no livro abaixo um autômato ou um sistema mecânico simples, dentre os vários que os autores apresentam, e faça, você mesmo, um deles, para trazer na próxima aula. Caso você tenha facilidade para fazer com um dos colegas, pode ser também.

Como vocês podem ver, mesmo sem autorização do Professor Dennis, eu abri para quem quiser fazer com algum dos colegas, ter essa liberdade. Fiz isso porque a atividade realmente causou uma certa ansiedade em alguns colegas, pelo que pude ler das avaliações até aqui entregues.

A ideia da atividade é te inspirar, com base em algum dos autômatos mostrados, ou em algum dos sistemas mecânicos apresentados, para fazer o seu autômato. Por exemplo. Na página 43 tem a figura abaixo. Ela mostra um sistema mecânico bem simples, onde um eixo, fixado a uma roda faz movimentar uma alavanca. O movimento dessa alavanca, como fica claro na imagem é pendular e oscilatório. Se você observar, esse é o mecanismo básico para fazer o dançarino do vídeo das crianças.

Algo bem simples. O livro apresenta outros esquemas mais complexos, mas a ideia é fazer, ou pelo menos tentar fazer, alguma coisa que esteja dentro de suas possibilidades.

Esse é só um exemplo, mas vou pedir a Dennis que apresente outras possibilidades. Certamente ele pode dar outras ideias.

Um forte abraço.

 

242 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Dennis Barrios Aranibar -

Bom dia professores,

como o Denilton já falou a ideia é vocês fazer um autômato (com a simplicidade ou complexidade que pessoalmente esteja mais acorde com suas habilidades desenvolvidas ate agora), filmar ele  funcionando para subi-lo na plataforma e finalmente trazê-lo na próxima aula para mostrar aos colegas como ele funciona.

O Objetivo é que todos os professores possam realmente ter esta experiência de construir um mecanismo simples. Desde que na aula o trabalho é colaborativo e nem todos tiveram a experiência completa. Isto vai favorecer o seu aprendizado do uso de mecanismos em robótica e fixar as bases para um aprendizado significativo e homogêneo entre todos os cursistas, nos próximos encontros.

Em relação ao livro, podem considerar ele só um ponto de partida para terem ideias de que construir, é um livro bem interessante, e embora esteja em inglês, só olhando as imagens da para escolher um belo autômato e ainda replicá-lo. Porém se acharem uma outra fonte de inspiração seja na internet ou em outros livros, podem ficar a vontade de usá-la, pós como eu já disse o objetivo é todos termos a experiência completa de ter construído um mecanismo simples e terlo usado num autômato.

Bom trabalho e a gente se vê na próxima semana.

Abraços

Dennis

 

 

 

210 palavras

Em resposta à Dennis Barrios Aranibar

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Olá turma e professores, bom dia!

 

 

Finalmente concluído o autômato.

Uma vez montado, houve o impasse  do carrinho não se deslocar - apesar do giro da hélice para impulsionar ter funcionado -  O carrinho só tremia sorriso

Veja:

 

 

 

 

Com ajuda do colega Audimar - alguns ajustes foram feitos, por exemplo - o alinhamento das rodas e do eixo do palito do meio que fica dentro da garrafa. 

Com esses ajustes foi possível fazer o carrinho andar:

 

 

 

 

 

 

Em síntese mesmo seguindo a orientação passo-a-passo do tutorial não garante o resultado de forma fidedigna. Quando vimos que não funcionava nos motivou a buscar respostas do porquê não tava dando certo.

Descobrimos que tinha a ver com o alinhamento, a posição central do palito que faz suporte com as rodas e o palito do meio - fica dentro da garrafa não está alinhada corretamente e outras coisas que tornaram obstáculos. Essas foram nossas hipóteses.

O que podemos observar nesse processo  é que a aprendizagem só acontece experienciando a montagem de toda essa engrenagem ocasionada pelas diversas tentativas e erros.

Em decorrência disso,  essa experiência vai se tornando conhecimento.

 

188 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Olá pessoal, 

 

Desde a semana passada venho pesquisando um autômato mais possível de montar - digo mais simples - devido o tempo e a complexidade de alguns dispositivos mecânicos que domino ainda. No guia proposto a montagem de engrenagem manual também não é nada fácil.

Vi vários tutoriais no youtube bem interessantes e parecendo ser fácil de fazer, mas me deparei com alguns desafios: por exemplo, onde comprar:

  • motor de carrinho de brinquedo, 
  • Engrenagem de plástico,
  •  Conector de bateria, 
  • Chave liga desliga e 
  • Cabo flexível fino. 

As lojas que fui não tinham esse material. Então resolvi optar somente com o material de sucata mais fácil e menos complexo que o guia sugerido. Neste guia não sugere as medidas - pelo que percebi - a gente faz a olho nu. 

 

Não tenho habilidades artísticas, mas com o tutorial a gente vai aprendendo essas habilidades. Fiz em casa um carrinho com garrafa pet que se movimenta torcendo/girando o palito de churrasco preso a ligas que quando solta o carrinho anda com o impulso provocado do giro.

 

Fiz um, não deu certo. Acessei um outro tutorial similar que me pareceu mais prático e tentei novamente montar. O processo do giro funcionou legal, mas carrinho não andava. Observei que as rodinha não estão rentes ao chão e, por isso, não andava.

 

Amanhã estarei com o colega Audimar para fazer alguns autômatos e testar novamente esse do carrinho.

 

Vou deixar compartilhado os links que pesquisei caso os colegas queiram utilizar como modelo. 

  1.  Como fazer um carro elástico alimentado - usando garrafa de plástico
  2.  How To Make a Car - Powered Car - Very Simple:   
  3. 3 Brinquedos Incríveis para Fazer em Casa -  

 

Minha primeira tentativa de montagem:

Primeira tentativa

 

 

 

Minha segunda tentativa em processo de ajustes:

 

 

 

 

312 palavras

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Que legal, Karen!!!

Essas atividades são muito desafiadoras para nós que, em geral, não tivemos uma formação com oportunidades para vivenciarmos essas experiências. Portanto, parabéns!!!  

 

25 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Verdade Denilton, esse tipo de atividade em que a teoria é a própria ação de montagem do autômato, ou seja,  é com base nesses conceitos mecânicos que torna possível o movimento. Confuso, sorriso

 

...Mas está sendo sim bem desafiador e interessante.Sim

 

 

Achei outro tutorial show para compartilhar:

 

como fazer um Robo ambulante de Papelão: 

 

 

 

61 palavras

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Show esse robozinho, quero fazê-lo para apresentá-lo na mostra de conhecimento da escola que trabalho. Infelizmente não tive tempo hábil para  a tarefa de casa. A gestão da escola suga praticamente todo meu tempo. Mas vou acompanhando e assimilando tudo que puder. piscando

42 palavras

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Sidneide Maria Campos -

Parabéns admirável Karen!

Preciso tbm pesquisar e construir alguns brinquedos de sucata colocando em prática nossos estudos em curso. Adorei as dicas!

Encontro-me encantada com as possibilidades infantis a partir do vídeo "Projeto STEM - Autômatos"  apresentado na quarta-feira passada.

Quem sabe não me atrevo a construir o brinquedo carrossel!!! 

49 palavras

Em resposta à Sidneide Maria Campos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Sim, Sidneide.

A dificuldade é começar, depois as coisas vão acontecendo normalmente. Nós, os seres humanos, somos movidos por desafios. Realmente a aula de quarta-feira passada foi inspiradora e nos colocou diante de desafios muito interessantes e esse robozinho de Karen é o máximo.

 

44 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Sidneide Maria Campos -

Boa tarde Professor Denilton!

Realmente a grande dificuldade é começar...

Quando a jornada de trabalho é dobrada fora de casa e ao retornar ao aconchego do lar precisamos honrar tbm nossos compromissos domésticos e familiares, pouco tempo nos resta para planejamento e estudos necessários no exercício da profissão educacional. Persisto na busca de novos conhecimentos e possibilidades reais e inovadoras em minha prática pedagógica.

Sou professora regente no laboratório de informática, atendendo turmas de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental (anos Iniciais) e encontro-me a pesquisar, refletir e viabilizar colocar em prática estudos a partir da formação "Robótica Educacional".

Destaco alguns links iniciais de estudo que possivelmente poderão ser contemplados no trabalho final de curso.

https://labjosefabotelho.blogspot.com/

Até mais!

127 palavras

Em resposta à Sidneide Maria Campos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Sidneide!

Que história linda...

Realmente conhecer como tudo começou, em Billund - Dinamarca, 1932, em uma pequena marcenaria, até se tornar a grande fábrica LEGO (fabrica de sonhos)...

Realmente fantástico.

Vale a pena ver esse vídeo...

36 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Sidneide Maria Campos -

Boa noite Prof. Denilton e amigos de curso em geral!

Gostaria de registrar meu encantamento na construção do primeiro brinquedo autômato através da formação Robótica Educacional. Foi desafiadora e instigante experiência, construído a partir de materiais recicláveis disponíveis em casa, "surpreendentemente" da noite para o dia. Considero o trabalho individual em questão de relevância extraordinária, confrontando teoria e prática e oportunizando assimilação de novos conhecimentos em processo evolutivo.

Segue vídeo que oportunizou inspiração para concretização do primeiro brinquedo autômato. 

Como estou em processo evolutivo de aprendizagem, considero necessário ajustes no brinquedo autômato em questão, onde a bailarina deveria ficar com os pés próximos a base da caixa. Inesquecível experiência pedagógica!.

 Brinquedo Autômato Bailarina

124 palavras

Em resposta à Sidneide Maria Campos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Sidneide querida, boa tarde!

 

 

Aposto em você viu. Tenho certeza que o autômato do carrossel da menininha do vídeo "Projeto STEM - Autômatos" você seria sim capaz de montar.

 

Atreva-se, pois se não dermos o primeiro passo não sairemos do canto.sorrisocoração

 

 

 

41 palavras

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Sidneide Maria Campos -

Na educação só persiste profissionais atrevidos em fazer seu melhor. Somos prova disso!

Obrigada pela força e empurrão de estímulo!

Bjs!

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Hannye Kareline -

Bom dia!

Acredito que o nosso maior inimigo está sendo o tempo, visto que a grande maioria, se não todos, trabalham em dois expedientes, o que compromete e muito a realização das tarefas de casa. Confesso que senti bastante dificuldade para realizar a atividade proposta, não só eu, mas todo o grupo do 4º Centenário, pois, como falei antes, o nosso tempo é muito curto para dar conta de todo o planejamento das escolas onde lecionamos, do curso de Robótica e, ainda, das tarefas domésticas. Enfim, conseguimos nos reunir na segunda e terça 1h após o expediente para produzir o autômato. Com muita dificuldade, conseguimos concluir o trabalho em grupo, visto que requer muito tempo para planejar, organizar e produzir... Seguimos tentando, dando o melhor de nós a fim de concluirmos o curso com êxito. Vamos em frente...

138 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Bom domingo a todos. Na sexta feira deixamos o contador assim. Ver arquivo em anexomaneiro

15 palavras

Em resposta à Harisson Dantas de Araujo Silva

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Que legal, Harisson!

Como em tudo na vida, vamos construindo conhecimentos e competências pelas experiências vividas. Parabéns pela iniciativa. O que ficou faltando é maquiagem. A estrutura funcional foi feita.

Um forte abraço... 

33 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por José Daniel Bezerra de Lima -

Boa noite! Gostaria de saber quais os links para o download do programa do EV3 falados ontem (11/09) na sala de aula.

Muito obrigado!!

25 palavras

Em resposta à José Daniel Bezerra de Lima

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Daniel!

Vamos juntos para tentar responder sua pergunta.

No plano de aula de Raquel ela deixou 3 links:

O primeiro link aponta para um site que oferece acesso a aulas (orientações) para montagem e programação do robô em 3 níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado. Ensinam, ainda, formas de programação do EV3 usando outras plataformas, que não a original do Lego.

O segundo link aponta para um arquivo em PDF com o manual de montagem de um modelo do EV3 bastante usado.

O terceiro link aponta para um software que permite que você faça download do Lego Digital Designer (LDD). Eu sugiro, para isso, o site oficial da Lego: https://www.lego.com/en-us/ldd#full-section-2

Depois de instalado em sua máquina, será bom assistir um tutorial para entender como funciona o LDD, veja esse vídeo:

 

Esse foi o único tutorial do LDD que eu ví em português. É básico, mas já é um começo.

Valeu Daniel, Vamos lá...

196 palavras

Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Comecei a brincar com ele sem olhar os tutoriais, mas o cansaço não deixou-me avançar perplexo. Mas fica aqui o registro da tentativapiscando.

22 palavras

Tags:
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por MARCIA LE SENECHAL HISSETT -

OLá, boa tarde!

Conforme disse no diário, eu tentei atender as solicitações da Profa. Raquel, mas foi humanamente imposível fazer a simulação em 30 minutos. Assim, depois de investir um tempo maior que este para baixar e instalar o aplicativo, tentar entendê-lo e depois, encontrar e assistir aos tutoriais do youtube, voltei a tentar, mas o tempo que tinha acabou e só conseguir chegar até aqui. Gostei muito dos tutoriais. Pude entender muitas coisas, aprendi muito sobre os recursos e fiquei no "ar" sobre muitos caminhos para concluir... Lamento!

Tentei compartilhar os links e meu modesto trabalho em outro lugar desta plataforma, mas não aceitaram.

Vou tentar aqui e agora.

youtube.com/results?search_query=tutorial+para+usar+o+designer+digital+da+lego

youtube.com/watch?v=JxBGS_gTZKw&t=5s

Continuo não conseguindo inserir um link de meu trabalho...

140 palavras

Anexo Step8.png
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Melquisedeque Jacob Alves -

Boa noite,

 

Comprovando a eficiência de nossas garras o lixo foi devidamente coletado. Robô controlado via App do celular.

(Com direito a sensualizar sem camisa, rsrsrsrs)

 

Bom fim de semana

30 palavras

Em resposta à Melquisedeque Jacob Alves

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Melqui...

Que show, cara!!! Tarefa cumprida com perfeição...

Um forte abraço e vamos que vamos...

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Protótipo

por Hannye Kareline -

Boa tarde!

Gostaria de saber de fato qual é a atividade de casa, pois Denis, no inicio da aula, disse que seria construir um protótipo que andasse, mas sem os pneus. No fim da aula, Denilton pediu que aprimorassemos o carrinho coletor, colocando garras. E então, qual o protótipo que devemos construir?

Att,

 

Hannye

54 palavras

Em resposta à Hannye Kareline

Re: Protótipo

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Hannye!

Pelo que eu entendi da orientação final do Prof. Dennis, a atividade extra-classe é a confecção de um protótipo de robô carrinho pegador de lixo.

Construção e programação usando o Brinck. Para isso será preciso assistir o vídeo que está na videoteca

Um forte abraço.

47 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Liane Ferreira da Trindade Mariz -

Prof encontrei a última aula (08) em vídeo, gostaria da aula em slides, é possível?

15 palavras

Em resposta à Liane Ferreira da Trindade Mariz

Re: Fórum de dúvidas e discussões - Módulo II

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Liane!

A videoaula de todas as aulas dadas até aqui está na videoteca videoaula dos encontros presenciais - FOCORE, Já os Slides das aulas do Módulo 4, incluindo a apresentação do Prof. Dennis, está na Planos de aula e Apresentações - Módulo II - Mecânica e EletrônicaBase de dados.

Não sei se era isso exatamente o que você queria saber, mas qualquer coisa pode me perguntar.

Um forte abraço.

67 palavras