Fórum - Apresentação pessoal - 5 pontos

Número de respostas: 27

Olá, Caro(a) colega!!!

Estamos iniciando uma nova experiência formativa.

Meu nome é Denilton Silveira de Oliveira, atuo no Estado como Professor Formador do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP e no Município de Natal como Professor Multiplicador do ProInfo no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Natal, localizado no CEMURE.

É com enorme prazer que estamos com vocês nessa jornada formativa. Entendemos que esta Formação Continuada em Robótica Educacional pode ser muito produtiva, tanto na vida acadêmica quanto profissional. Como educador(a), em sua áreas de conhecimento, acreditamos que a Robótica Educacional pode ajudá-lo a articular as teorias (conteúdos a serem ensinados) com a prática (aplicações concretas dos conhecimentos advindos desses conteúdos) de forma interdisciplinar e democrática. Sim, democrática pois possibilitará acesso a uma tecnologia diferenciada, também, a estudantes das classes populares que frequentam nossas escolas.

Antenado com o contexto da sociedade da informação em que vivemos e partindo do pressuposto de que a Robótica Educacional pode contribuição para a melhoria da qualidade do ensino, desejamos introduzir, no processo ensino-aprendizagem, uma sinergia que permita essa articulação entre teoria e prática de forma interdisciplinar, considerando o erro como uma experiência construtiva. Para isso, o domínio dessa ferramenta é fundamental, fazendo muita diferença na atividade pedagógico que se pretende desenvolver.

Agora é sua vez:

Faça aqui sua apresentação pessoal, incluindo suas expectativas em relação a este curso.

Clique em responder para participar...

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO -

Sou Maria Aparecida do Nascimento,professora com formação em pedagogia, especialista em Educação e atuo como Coordenadora Pedagógica nos anos finais do Ensino Fundamental e EJA, desde que ingressei na Rede Municipal de Natal. O desejo por manter-me atualizada em relação as demandas que surgem no campo educacional, é o que me impulsiona a participar de cursos de formação. Os recursos e ferramentas tecnológicas são, atualmente, uma realidade da qual não se pode esquivar, pois é graças aos avanços da tecnologia que dispomos, atualmente, de inúmeros canais e formas não só de comunicação, como também, da práxis educativa.

Em resposta à MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Aparecida!

Seja bem-vinda a sala ambiente do curso de formação em Robótica Educacional. Estamos contando, regressivamente, os dias para iniciarmos essa formação. Nesse sentido, aproveito para convidar os colegas a estarem se unindo a nós nesse espaço de interação. Aqui estarão ocorrendo diversas atividades como parte desse processo de formação. 

Só lembrando os dados de acesso aos colegas que ainda não o fizeram. No campo de Identificação de usuário coloque o que vem antes do @ em seu email e no campo Senha coloque ntenatal.

Um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por MARCIA LE SENECHAL HISSETT -

Sou Márcia Le Sénéchal Hissett. Graduada em Educação Artística/Artes Plásticas, tenho especializações em sustentabilidade ambiental e em musicalização. Concluí meu mestrado em Artes Visuais em 2018. Estou iniciando outra garduação em Comunicação Social - Audiovisual. Trabalho com os anos finais do Ensino Fundamental em Natal e Parnamirim. Acredito que além do conhecimento e da criatividade que possibilitam solucionar e encontrar caminhos para os seres humanos e para a vida, as tecnologias (que são conhecimentos) e que envolvem imagens, sons, tridimensionalidade (que sai do papel e da imaginação) e automação (facilitador da vida humana) deixaram de ser algo abstrato e distante para ser algo necessário, cotidiano, versátil e indispensável. Trata-se de processo de inclusão. Não podemos nos abster de conhecer, de dominar e de compartilhar com nossos parceiros da vida (família, trabalho, comunidade...) estes saberes e habilidades complexas e interdisciplinares.

Naturalmente, o processo a que me refiro é interminável, inesgotável e devemos ter folego e humildade para seguir em frente. Então, minha expectativa, a curto prazo, é poder levar estas aquisições para os estudantes que estão sob minha responsabilidade. Sobretudo, espero poder desenvolver processos criativos interessantes e instigadores, de maneira que a curiosidade aumente e as possibilidades se multipliquem, pois tenho a ideia de que tudo é possível se o assunto é melhorar a qualidade de vida, ampliar horizontes e solucionar problemas protegendo a vida, a paz. Neste sentido, penso que caminhar pela e para as Tecnologias Educacionais torna-se algo tal qual uma consequência obrigatória, quase uma marca do destino.

Do mais, apenas considero que há que se ter saúde para o trabalho; boa administração do tempo, para não perder oportunidades e, também importante; paz, para fluir e amigos para ajudar e ser ajudada.

Em resposta à MARCIA LE SENECHAL HISSETT

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Márcia Le!

É muito legal tê-la conosco e poder conhecê-la melhor, já usando essa ferramenta de interação. Compartilhamos de visões convergentes em relação ao papel das tecnologias na sociedade e no cotidiano das pessoas, como algo que não pode mais estar desassociado da vida pessoal e profissional de todo cidadão. Portanto, cabe ao sistema de ensino promover a inclusão de todos os que dele participam.

Esse curso busca esse ideal e espero que ele alcance seus objetivos. Estou certo de que, se isso acontecer, suas expectativas serão contempladas. 

Um forte abraço e seja bem-vinda.

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por José Daniel Bezerra de Lima -

Boa noite! Me chamo José Daniel Bezerra de Lima, sou graduado em Matemática, com Pós Graduação em Educação. Sou professor da rede municipal desde 2007. Minha expectativa para o curso de robótica é que possamos compreendê-la de modo que possa influenciar positivamente o aluno na tomada de decisões, trabalho em equipe, planejamento, cooperação e diálogo. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Myrla Myrcelli Guedes Fonseca Cassimiro -

Boa noite! 

Meu nome é Myrla Myrcelli Guedes Fonseca Cassimiro e sou graduada em Matemática pela UFRN. Leciono no Município de Natal desde 2011. Minha expectativa com o curso é aprender cada vez mais a trabalhar com novas tecnologias em sala de aula.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por THIAGO ANTONIO LIMA DA SILVA -

Olá, eu me chamo Thiago Antonio, sou professor de matemática formado pela UFRN com especialização em ensino de matemática para o ensino médio pelo IFRN. Tenho altas expectativas para o curso de robótica, sobretudo no que diz respeito a ampliação de recursos didáticos que auxiliem para um melhor desempenho de meus alunos na aprendizagem de matemática e ciências correlatas. Com a participação no curso ainda espero que haja um maior investimento da secretaria municipal de educação na parte estrutural da escola, principalmente na parte física doa laboratóriode informática que é carente de máquinas atualizadas e um melhor desempenho da rede. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, José Daniel, Myrla e Thiago, sejam bem-vindos.

Ao saudar os colegas que acabaram de chegar, estendo a todos os demais, o convite de se juntarem a nós nesse espaço de aprendizagem colaborativa mediado pelas TIC. 

Amanhã estaremos dando início ao Curso de Formação Continuada em Robótica (FOCORE), com a 1ª aula presencial. Nossa expectativa é grande e contamos com a pontualidade de todos. Iniciaremos às 14:00 horas.

Um forte abraço...

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por LUIZ ALMIR GOMES -

Saudações...

Meu nome é Luiz Almir Gomes, trabalho na rede estadual de ensino como Coordenador Pedagógico em uma escola de ensino médio e na rede municipal como professor de Matemática.

Professor por opção e não pela falta dela, não pensei duas vezes em abraçar esta formação.

O fiz não somente por ser esta uma proposta intrigante e de expansão do alcance pedagógico para o ensino da disciplina que ministro, mas, também e, principalmente, por ver no Programa "Robótica Educacional", uma oportunidade para se encurtar distâncias.

Estamos pairando em uma realidade onde as tecnologias estão, como disse um poeta, "Nem tão longe que eu não possa ver... Nem tão perto que eu possa tocar".

Percebo nesta formação a oportunidade para se amortizar discrepâncias sociais.

FORÇA SEMPRE sorriso

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Karen Christina Pinheiro dos Santos -

Boa noite a todos!

Sou a professora Karen Santos, faço parte da equipe de professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal - NTE/CEMURE, há 20 anos. Sou formada em Pedagogia com especialização em Tecnologias Educacionais, mestre em educação com ênfase nas tecnologias educacionais e doutora em Estudos da Linguagem na área de letramento digital do professor.

 

Meu foco em relação ao uso das tecnologias digitais é especificamente pedagógico. Ministro cursos para professor, nessa área educacional como os cursos: Recursos Educacionais Digitais, Objetos Digitais de Aprendizagem, Aplicativos Educacionais e o Scratch que é um software visual de programação voltado para criação de narrativas, jogos e animações.

 

O Curso de Robótica Educacional é para mim um grande desafio como tem sido o curso do Scratch, por envolver práticas de programação. Não é fácil a transição da cultura analógica na qual faço parte - cujas crenças pedagógicas ainda arraigadas na linearidade do pensamento - para uma cultura digital que se apresenta em código aberto, não-linear e de autoria.

 

Minhas expectativas em relação ao curso além dessa possibilidade do envolvimento colaborativo com os professores e colegas e o possível engajamento do projeto presente na proposta do curso possa ampliar meu conhecimento bem como transformar e inovar minhas vivências pedagógicas contribuindo, assim, para qualidade do processo ensino-aprendizagem tanto do aluno quanto do professor.

 

Espero contribuir para tornar o ambiente mais caloroso, mais solidário, de amizade e de muita aprendizagem .

Muito obrigada!!!

Em resposta à Karen Christina Pinheiro dos Santos

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Audimar Duarte de Moura -

Boa Noite!

Sou Audimar. Professor formador da equipe do NTE -  Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal , graduado  em Pedagogia com especialização em Tecnologias Educacionais

 Em relação a o uso das tecnologias educacionais  acredito que sendo utilizada de forma adequada o resultado é bastante positivo. Ministro oficinas para professores da rede municipal de ensino com foco na Lousa Interativa.

A Robótica Educacional vem contribuir grandemente com a proposta de formar professores multiplicadores. Levando a equipe deste curso como pioneiros nesta proposta.

Minhas expectativas são grandes, por acreditar no empenho e seriedade de toda equipe envolvida neste curso. 

 

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Luiz Almir (Professor), Audimar e Karen.

Muito legal ter vocês conosco. Está sendo, realmente, uma grande satisfação conhecê-los (embora Karen já seja "velha" conhecida - sorriso) e, com vocês, vivenciar essa experiência formativa.

Na verdade, estamos todos em um mesmo barco, navegando em mares bravios e até aqui desconhecidos. O que queremos e descobrir novas terras, avançar em direção a novos horizontes, porque sabemos de onde viemos e, definitivamente, nossa permanecer lá se tornou sombria.

É nesse sentido que acreditamos na importância dessa experiência. Juntos podemos fazer diferente e melhor.

Contem conosco e um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Carlos Henrique dos Santos Lima -

Prof.: Carlos HenriqueSou Carlos Henrique de Lima, graduando em Pedagogia, com experiência em tecnologias educacionais desde a década de noventa, instalando, capacitando e coordenando laboratórios de informática em algumas escolas no Estado do Rio Grande do Norte, como: ED/HC, Contemporâneo, CEI, Salesiano, Facex, CELM, Ferro Cardoso, CDS, CCT, etc.

Estou atualmente na condição de Prof. nos laboratórios de informática do NTE-Natal, desenvolvemos e apresentamos no II Simpósio Internacional de Tecnologias Educativas em 2000 na Europa, um projeto voltado para realidade virtual que se intitulou - Simulação do Pêndulo em realidade virtual - sempre no intuito de preparar o professor para que o processo de ensino e aprendizagem se tornasse mais dinâmico e prazeroso. Realizo palestras na área de tecnologias e capacito professores em todos os níveis de ensino, tanto na rede pública como privada.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Sidneide Maria Campos -

Sou professora Sidneide Maria Campos, licenciada no Curso de Formação de Professores de 1ª à 4ª Séries do Ensino de 1º Grau, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ministrado no Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy, Natal/RN.

Atuo como professora regente no Laboratório de Informática da Escola Municipal Professora Josefa Botelho, atendendo turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, cuja finalidade é desenvolver ações metodológicas articuladas com o planejamento do professor de sala de aula com uso das novas tecnologias, auxiliando o processo de construção do conhecimento e inclusão social cada vez mais informatizada. 

Profissionalmente, minha missão é para com a educação pública de qualidade, cujo ambiente institucional reflete uma diversidade cultural e local com particularidades de uma sociedade em permanente progresso globalizado.

Minhas expectativas em relação ao curso de Robótica Educacional são as melhores possíveis como docente atuante e persistente em aprendizado permanente, buscando possibilidades de práticas inovadoras que oportunizem o êxito do processo de ensino e aprendizagem no ensino público.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Henrique e Sidneide!

Ótimo estar na companhia de vocês, neste espaço de formação. Estamos no início desse processo e esse ambiente contribuirá para potencializar as aprendizagens dessa ferramenta de mediação no trabalho do professor, que é a Robótica Educacioal.

Amanhã é nosso segundo encontro. Nosso horário é de 13:30 horas às 17:30 horas. Vamos fazer um esforço para chegar na hora, afim de iniciarmos pontualmente as 13:30 horas. Lembren-se de levar os crachas para facilitar nossa identificação. 

No primeiro momento de nossa aula vamos distribuir alguns materiais didáticos (pasta, caneta, caderno para anotações, etc.) e fazer uma rápida apresentação desse ambiente. Em seguida vamos continuar com nossa formação com aulas dos professores Dennis Barrios e Orivaldo Santana Jr.

Um forte abraço e até lá.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Liane Ferreira da Trindade Mariz -

Olá, eu sou a professora Liane Trindade, sou pedagoga de formação e adoro ensinar. Atualmente integro o quadro de docentes do NTE - CEMURE.

No momento, atuo também, como professora substituta do IFRN - Campus João Câmara - ministrando aulas das disciplinas pedagógicas, no curso de Licenciatura em Física.

A primeira aula do curso de robótica despertou minha curiosidade, por isso estou com muitas expectativas em relação ao curso.

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Harisson Dantas de Araujo Silva -

Saudações à todos. Me chamo Harisson Dantas e sou professor de artes/música na rede municipal de ensino desde 2011. Gosto muito de tecnologia e na fiz alguns cursos no NTE na área de gameterapia. Atualmente estou na gestão pedagógica da escola municipal Amadeu Araújo. Espero que a experiência neste curso seja divertida e desafiadora e que a robótica possa ser mais uma ferramenta para buscarmos o melhor para a educação.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Iara Fabiana Dantas Carneiro -

Olá. Sou Iara Fabiana. Pedagoga, especialista em educação infantil, atuo como coordenadora na Escola Municipal Mons José Alves Landim. Por ser professora, reconheço o papel da linguagem, em suas múltiplas facetas, enquanto matéria prima de meu fazer profissional. Espero ampliar minhas perspectivas de comunicação com os alunos e pares.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Liane, Harisson e Iara!!!

Obrigado por estarem dividindo este espaço de formação continuada conosco. Este Curso foi pensado/planejado com muito carinho, em seus mínimos detalhes, entre eles o uso dessa sala ambiente. Como falei temos uma carga horária de 36 horas vivenciais que serão completadas nas interações e atividades que serão aqui desenvolvidas.

Agora mesmo, temos um Fórum de dúvidas para interação com os professores que estão ministrando as aulas no Módulo I. Convido vocês e os demais colegas a estarem interagindo com eles e entre vocês mesmos, por ali.

Depois de dois encontros presenciais, certamente, já temos o que dizer, perguntas a fazer sobre o que nos foi ministrado. Temos muito o que aprender e os "caras" que estão conosco estão no topo da pirâmide e têm todas as condições de nos mentoriar.

Um forte abraço. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Francisca Patrícia da Silva -

Olá a todos. Me chamo Francisca Patrícia, sou licenciada e bacharel em Educação Física pela UFRN, mestre em Psicobiologia com ênfase em Psicologia Fisiológica e uma segunda graduação em Engenharia Mecânica, todos pela mesma instituição. Atuo como professora do município de Natal desde 2009. A robótica educacional como ferramenta pedagógica era algo que me parecia distante até assistir a proposta ser apresentada ao grupo de professores da escola em que trabalho. Saber que algo tão inovador e que nos desafia pode ser aplicado na formação do conhecimento  de nossos alunos é motivador. Espero que o curso nos proporcione momento de desafios, reflexões e grande aprendizagem.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Melquisedeque Jacob Alves -

Sou Melquisedeque Jacob, minha formação inicial é Licenciatura em Ensino Religioso (UERN). Possuo uma segunda Licenciatura em Matemática (IFESP) e especialização em Ciências da Religião.

Estou na rede municipal desde 2011. Estou desde na gestão da EMP Amadeu Araújo.

Minha expectativa é que o curso RE seja uma ferramenta que venha enriquecer minha pratica docente permitindo que os alunos possam sentir-se motivados a participar e interagir de formas mais ativa nas aulas. E por fim, que a RE possa tornar a escola um ambiente mais atrativo para as geração tão antenada nos recursos tecnologicos.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Francisca e Melquisedeque!

Ter vocês conosco nesse espaço de interação nos deixa muito feliz. Nossa experiência juntos, neste processo formativo, ao qual demos o simpático nome de FOCORE, tem sido realmente gratificante e estimulante.

Para nós formadores é a concretização de um projeto no qual acreditamos, entendendo que pode ser, sim, um diferencial importante para alavancar a qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino de Natal.

Tenho lido nos registros de avaliação, que a ansiedade para "por a mão na massa" é grande por parte de muitos, mas já já vamos chegar lá.

Por hora, vamos aproveitando cada momento para ir amadurecendo as ideias e construindo as estratégias que serão implementadas em seguida...

Um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Hannye Kareline -

Bom dia! Um pouco atrasada, mas ainda há tempo para me apresentar.

Meu Nome é Hannye Kareline, sou formada em Matemática e leciono no município desde 2015. Também sou professora da Rede Estadual de Ensino. Atualmente, estou fazendo uma pós em Educação Matemática pelo IFESP. Tenho muitas expectativas em relação ao curso de Robótica. Tenho aprendido bastante durante as aulas e buscado enfrentar os desafios... Acredito que o curso me ajudará a aprimorar a minha atuação em sala de aula. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Kárita Moura de Oliveira Ciríaco -

Olá! Meu nome é Kárita Moura de Oliveira Ciríaco. Sou professore da rede municipal e estadual de ensino. No momento cedida ao município para atuar na gestão pedagógica da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim. Minha graduação original é em ciências biológicas, contudo senti a necessidade de fazer o curso de pedagogia para atuar em outras áreas da Educação, o qual concluí ano passado.

Minhas expectativas são de aprender sobre está área, que para mim é novidade. Me sinto bem insegura, pois além da falta de conhecimento na robótica, a falta de tempo é enorme. Mas tenho esperança que dê tudo certo e ao final do curso passamos colaborar com a aprendizagem de nossos estudantes, através deste novo, que se aproxima cada vez mais da educação no Brasil.

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Hannye e Kárita!

Sim, vocês chegaram em bom tempo e é um prazer recebê-las oficialmente nesta Sala Ambiente. Aqui nosso curso ganha uma sobrevida para além do tempo e espaço de nossos encontros presenciais.

Aliás, Hannye, estamos juntos em dois espaços formativos. Espero que sua experiência no IFESP também seja muito boa.

Um forte abraço.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Antônio Gomes de Brito -

   

   Eu me apresento como Antonio  Gomes de Brito , Eletrotècnico Formado pela Antiga ETFERN  e Especialização em Matemática  nos Anos Finais   e  Nível   Médio  pelo   IFESP-RN  e  Professor  de  Matemática  da Escola Estadual  e Municipal  de  Natal . Me sinto bastante satisfeito por estar  participando  do Curso de Robótica   Educacional ,  pois    estou adquirindo bastante conhecimento , vencendo  desafios  e  pretendo  repassar o meu aprendizado  aos nossos Alunos.

Em resposta à Antônio Gomes de Brito

Re: Fórum - Apresentação pessoal

por Denilton Silveira de Oliveira -

Olá, Antônio!!!

Seja bem-vindo, amigo, ao AVA do Curso de Formação Continuada em Robótica Educacional (RE) no âmbito da SME. Esse curso, além de oferecer recursos metodológicos para melhorar a qualidade da educação, introduzindo a RE como recurso pedagógico na mediação do processo ensino-aprendizagem, está oferecendo os meios para o cumprimento efetivo da lei municipal que prevê a implementação da RE no âmbito da educação básica, ensino fundamental de Natal.

Nesse sentido somos pioneiros, abrindo caminho em uma floresta densa e, ainda, virgem. O mais legal é que não é qualquer trilhazinha que está sendo aberta, mas uma estrada ampla e bem sinalizada. Todo nosso planejamento, a despeito dos percalços que um empreendimento dessa envergadura impõe, contou com "maquinários" poderosos e muito estudo estratégico para sua execução.

Por essa estrada poderão passar muita gente, de forma segura e confortável. Esperamos ser os primeiros transeuntes dessa estrada, servindo de inspiração a muita gente.

A você, que embarcou por último nessa "viagem", deixo nosso abraço e nosso agradecimento por escolher ficar conosco.