Caro(a) Colega Professor(a), Este fórum 'Estudo de Caso' discute a temática do tópico 1 desse módulo sobre as implicações das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. |
FONTE: SILVA, Marcos. Dsiponível em<https://ieducacao.ceie-br.org/wp-content/uploads/2021/03/aulaUnidirecional.png>
A imagem acima, representa uma cena conhecida por nós educadores como uma realidade de ensino e aprendizagem baseada no modelo unidirecional de comunicação “um-todos”, o aluno enquanto receptor passivo desse processo comunicacional está separado da possibilidade de interagir com o emissor para produzir conhecimento.
Proponho aqui uma discussão aberta em que você professor, nesse contexto de cocriação, dê novos sentidos junto comigo e com os colegas, buscando responder a problematização a seguir:
Ao observar a imagem, identifique quais elementos que provocam essa realidade do modelo de ensino "um-todos" e estude maneiras de romper, busque soluções, crie estratégias de mudança.
Recrie uma nova imagem, proponha novas ideias. Use sua criatividade
Publique sua resposta, clicando em Responder no botão abaixo.