Quadro de avisos

Aula 10 - FOCORE - Profa. Carla Fernandes...

Aula 10 - FOCORE - Profa. Carla Fernandes...

por Denilton Silveira de Oliveira -
Número de respostas: 0

Olá, colega!!!

Ontem tivemos nossa 10 aula presencial. Avançamos em diversos conhecimentos de programação. Aproveitamos a montagem do robô carrinho da aula anterior, para criar uma estrutura simples de programação em bloco para mover um robô, usando os blocos de movimento dos motores e todas as suas funcionalidades e possibilidades. 

Vimos, com essa prática, que é difícil conseguir movimentos muito precisos, como os necessários para desenhar figuras geométricas (triângulo e quadrado, no caso de ontem). A programação pode estar perfeita, mas na execução, ou resultado, nem sempre sai como o esperado. Isso é normal, pois são muitas variáveis que interferem no processo, como sujeira na terceira roda, ball caster, aumentando o atrito e dificultando o movimento, e muitos outros fatores. Mesmo assim, é uma atividade interessante a ser desenvolvida para introduzir diversos conhecimentos matemáticos que partem dessas figuras planas.

A Profa. Carla introduziu o conteúdo sobre sensores, que constituem parte dos componentes eletrônicos do robô. Na aula 10 o sensor trabalhado foi o sensor de Toque. Foi visto várias possíveis aplicações do sensor de toque e a atividade final foi projetar e programar um robô tocador de música usando as possíveis combinações de estado de três sensores de toque, o que permitiria programar até 8 notas musicais.

Para fazer a programação a professora mostrou a lógica de programação com estruturas de repetição. Ela aproveitou, ainda, para Introduzir lógica de programação com estruturas de condição.

Ao ler os relatos dos cursistas percebemos que boa parte considerou que foram muitas informações, mas é importante lembrar que esses conceitos estão sendo apenas introduzidos. Eles serão repetidos em muitos outros momentos. Na verdade em, praticamente, todas as aulas de programação esses conceitos estarão sendo aplicados.

Quanto a dificuldade de entender uma explicação ou outra, as vezes em virtude do ambiente um pouco mais barulhento por causa da interação dos grupos (um dos comentários da avaliação), ressaltamos que sempre é possível intervir, solicitando uma retomada da explicação e, até, uma colaboração maior dos colegas. Mas se, ainda assim, ficar alguma dúvida (o que é normal), lembre-se que temos uma videoaula disponível para revisão.

Quem não pôde comparecer (alguns justificadamente), precisam ver essas videoaulas e fazer as atividades que realizamos em sala. Caso isso não ocorra, o prejuízo é inevitável. Aproveito para desejar um ótimo feriado a todos, que em meio ao descanso, merecido, vocês possam brincar um pouquinho de robótica com o LEGO. 

Um forte abraço.